quarta-feira, 16 de maio de 2018

SAC Empresarial formaliza pequenos negócios na Semana do MEI

Foto: Alberto Coutinho/GOVBA

Os microempreendedores individuais baianos têm a oportunidade de formalizar seus negócios durante a Semana do Microempreendedor Individual (MEI). O serviço oferecido pelo SAC Empresarial, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), pode ser feito em cinco minutos, até o próximo sábado (19), das 9h30 às 18h, no Shopping da Bahia. Além da formalização, é possível solicitar alteração e exclusão de CNPJ e certificado.

 O diretor de comércio e serviço da SDE, Jean Freitas, explica que o atendimento é voltado para que o microempreendedor consiga transformar o sonho de empreender em realidade. “Nosso foco na Semana do MEI é o microempreendedor individual, que tem faturamento de até R$ 80 mil [por ano]. O trabalho consiste na orientação sobre a formalização e o que esse potencial empreendedor precisa para se formalizar. Também explicamos quais são suas obrigações. A partir do registro como MEI, ele pode contratar funcionário, ter proteção previdenciária, acesso a crédito, entre outros benefícios”, esclarece.

 Na estação de atendimento do SAC Empresarial, é realizado o cadastro do empreendedor e recomenda-se a produção de um pequeno plano com informações básicas sobre o mercado no qual o negócio está inserido. Entre fevereiro de 2016 e março de 2018, o SAC Empresarial realizou dois mil atendimentos de formalização de MEIs. De acordo com informações do Portal do Empreendedor, a Bahia é o estado do Nordeste com o maior número de MEIs, que já ultrapassa 370 mil pequenos empreendedores.

 Semana do MEI

 Promovida pelo Sebrae, a Semana do MEI tem a expectativa de receber mais de 10 mil empreendedores. No local, o público pode esclarecer dúvidas e participar de palestras, oficinas e capacitações com especialistas em pequenos negócios. Entre os temas abordados estão: vendas, plano e modelagem de negócio, ferramentas digitais, comércio exterior e tendências de mercado.

 Segundo a gerente adjunta do Sebrae Salvador, Mariana Cruz, a intenção é oferecer a oportunidade do empreendedor aperfeiçoar o seu negócio. “Oferecemos uma vasta programação voltada para o planejamento técnico e a parte técnica da gestão do negócio. Também contamos com o atendimento de parceiros, como Procon, CDL e Previdência Social, para facilitar a vida do microempreendedor. Aqui ele já recebe um conjunto de informações essenciais para o negócio”, destaca.

 Na Bahia, o evento acontece de forma simultânea em 107 municípios. As inscrições para as atividades ainda estão abertas e podem ser feitas no site do evento.

Nenhum comentário: