sexta-feira, 25 de maio de 2018

Gerenciamento costeiro dos municípios baianos é discutido em seminário

Secretaria de Meio Ambiente promove Seminário Gerenciamento Costeiro

Com um litoral de 1.100 quilômetros, a Bahia possui a maior faixa costeira do país e os desafios para gerenciar uma área com esta extensão são inúmeros. Para fomentar este debate, a Secretaria do Meio Ambiente do Estado (Sema) promove, nesta sexta-feira (25), o seminário ‘Desafios e Perspectivas do Gerenciamento Costeiro da Bahia’. O evento reúne representantes de 53 municípios localizados na costa baiana, de órgãos ambientais como Inema, Ibama, representantes da sociedade civil, entre outros.

 O secretário do Meio Ambiente do Estado, Geraldo Reis, salientou que a temática é bastante delicada em função das muitas atividades econômicas que são realizadas na área costeira. “Este seminário tem o objetivo de qualificar os municípios para que possam elaborar seus planos de gerenciamento costeiro. A parte litorânea do nosso Estado comporta uma densidade populacional e urbana maior, portanto, há um processo de múltiplos usos desse espaço e às vezes conflitos por conta dessa utilização. Temos problemas relacionados a grandes condomínios ou equipamentos da esfera do turismo, que nem sempre são bem planejados e isso gera conflitos sociais, quando afeta comunidades tradicionais ou comunidades vinculadas à pesca artesanal. Por isso a necessidade que temos de qualificar esses municípios para que eles possam ajudar nesse processo de reordenamento e de compatibilização dos vários usos da nossa costa”, esclarece.

 A expectativa é de que ao final do seminário seja firmado um compromisso para a elaboração dos Planos Municipais de Gerenciamento Costeiro (PMGC), bem como a montagem efetiva dos Fóruns Territoriais do Gerenciamento Costeiro da Bahia (Gerco). “Estamos discutindo com todos os municípios que compõem a zona costeira da Bahia para que possamos criar os fóruns regionais e a partir daí orientá-los para a elaboração dos planos. O debate de hoje tem por finalidade a construção de uma agenda para o mês de julho, quando nos reuniremos em cada uma das regiões para que possamos estruturar ações para o desenvolvimento dos planos municipais”, explica Aderbal de Castro, superintende de Política e Planejamento Ambiental da Sema.

 O professor Marcus Polette da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) foi o palestrante convidado para o evento e ressalta que a implementação da Política Nacional de Gerenciamento Costeiro, que completa 30 anos em 2018, é um caminho para solucionar os diversos impasses existentes, além de propor novos caminhos para abordar esta questão. “A Bahia é o maior litoral brasileiro com características ambientais muito diversas e Salvador é a segunda maior metrópole costeira do país. Temos muitas potencialidades para o turismo de sol e praia, que tem trazido milhares de pessoas para o litoral. Diante deste cenário, é necessário criar políticas públicas que possam ordenar e planejar o futuro da região. Os desafios são inúmeros e a implementação do gerenciamento costeiro é importante para entender a realidade dos municípios e propor soluções para os diversos tipos de problemas”, pontua.

 O seminário é realizado até o final do dia desta sexta-feira (25) no Centro de Treinamento da Secretaria de Desenvolvimento Rural, na Avenida Dorival Caimmy, em Itapuã.

Nenhum comentário: