quinta-feira, 1 de março de 2018

Ministério entrega 34 veículos para ações de saúde indígena

Brasília - O Ministério da Saúde entrega veículos para a saúde indígena do país (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Cada um dos 34 Distritos Especiais de Saúde Indígena (DSEI) em todo o país vai receber uma caminhonete destinada ao acompanhamento de obras de saneamento e ao monitoramento dos sistemas de abastecimento de água das aldeias. A entrega dos veículos foi feita hoje (1º) em cerimônia simbólica pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros.

 “É muito importante a estruturação da saúde indígena. Isso é recurso de economia de gestão que fizemos”, disse. Segundo ele, foram investidos R$ 3,7 milhões para a aquisição das pick-ups.

 A previsão é que, na próxima semana, a pasta entregue 50 vans para o transporte da população indígena a centros de atendimento de média e alta complexidade. “Eles fizeram essa demanda há muito tempo e evidentemente agora, com recurso de economia, pudemos atender”, explicou o ministro.

 O secretário Especial de Saúde Indígena, Marco Antônio Toccolini, confirmou que a demanda é antiga. “Há muitos anos, se pede que entreguem veículos específicos para engenheiros e técnicos que controlam a qualidade das águas nas aldeias. E isso só foi possível porque, este ano, tivemos remanejamento de recursos que foram economizados de obras que não puderam ser realizadas em 2017”.

 Para o cacique Erivelton Apurinã, da aldeia de Médio Rio Purus, no Amazonas, os veículos – inclusive as vans – devem contribuir para a difícil logística de transporte na região. “Vai facilitar muito. Lá não tem linha de ônibus todos os dias pra Porto Velho. Nosso meio de transporte é sempre caminhonete. São carros que têm maior resistência na estrada de lama. Ideal pra que a gente possa fazer essa remoção”.
Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário: