segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

Salve Santa Bárbara! Salve Iansã: Epahey Oyá!


Dona Iansã para os adeptos dos cultos de matrizes africanas, Santa Bárbara para os que professam a religião Católica, hoje é dia de fé e comunhão entre povos de todas as crenças, unidos pelo manto do sincretismo que acolhe a todos com suas bênçãos sagradas.

 Cada vez mais fortalecida em suas raízes, a Festa de Santa Bárbara, que em Feira de Santana marca uma tradição de quarenta anos, começou com o Tríduo celebrado na Igreja Senhor dos Passos, de onde o andor da padroeira saiu, nesta segunda-feira, 4, em procissão pelas ruas centrais da cidade, rumo ao Centro de Abastecimento, em cima de um carro de bombeiros, após missa celebrada pelo Monsenhor Luiz Rodrigues.

 No Centro de Abastecimento, onde foi saudada por consumidores, comerciantes e o povo de santo, mantendo a tradição foi servido um lauto caruru de cinco mil quiabos e 1.200 quilos de frango.

 Para acompanhar a iguaria ofertada a rainha dos raios e trovões, também foram servidos mais 500 quilos de vatapá, 450 quilos de arroz, e 600 litros de suco de uma variedade de frutas frescas. Os três mil pratos foram servidos no Restaurante Popular, onde a comida foi caprichosamente preparada. 

Padroeira do entreposto comercial, a imagem de Santa Bárbara, em seu andor ricamente decorado com flores vermelhas, ao lado da imagem de São Gerônimo, percorreu as ruas internas da ceasa, após uma missa campal assistida por centenas de devotos.

 A cantora Mara Araújo e o grupo Quixabeira da Lagoa da Camisa abrilhantaram com duas apresentações eivadas de muito samba de roda os festejos populares de Santa Bárbara, cuja tradição “será sempre mantida pelos comerciantes do Centro, pois é uma festa feita com muita devoção e organizada por muitas mãos”, assegurou Delorme Martins, diretor do Centro de Abastecimento.

 Parte da comida servida foi doada pelos comerciantes do entreposto comercial. As comemorações tem o apoio da Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico (SETTDEC).

Nenhum comentário: