segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Pessoas em situação de vulnerabilidade social realizam exposição de móveis e produtos reciclados


O Programa Corra pro Abraço, da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), realiza, na sexta-feira (20), das 10h às 15h, na praça do Campo da Pólvora, em Salvador, a exposição “Feira do Corra: abrace essa ideia”, com o objetivo de dar visibilidade aos trabalhos elaborados pelos cursistas do Ciclo de Qualificação Profissional em Jardinagem e Arte-reciclagem realizado pela iniciativa, em parceria com o Canteiros Coletivos, a Coleta Seletiva Processamento de Plástico e Proteção Ambiental (Camapet) e o artista plástico Gilson Cardoso.

 Serão expostos diversos produtos, como: kits plantio, gotejadores, bancos estofados feitos com uso de garrafas PET e pneus, entre outros. “O Ciclo fortaleceu o trabalho associativo destas pessoas no intuito de fomentar geração de renda, desenvolvimento sustentável e autonomia. Os cursos de qualificação profissional realizados pelo programa respondem também a uma demanda de inserção profissional apresentada pelos cursistas”, destacou Trícia Calmon, coordenadora pedagógica do Corra pro Abraço.

 A maioria dos participantes do Corra pro Abraço possui baixo grau de escolaridade (ensino fundamental incompleto) e carregam todos os estigmas relacionados a sua condição racial, a criminalização ao uso de drogas e de estarem em situação de rua. E as estratégias trabalhadas nos cursos considera como possibilidades de inserção profissional as experiências associativas; prestação de serviço autônomo; e busca de colocação em emprego formal.

 Segundo Débora Didone, do Canteiros Coletivos, foi importante fazer essa conexão com pessoas em situação de rua que precisam e estão num movimento político de direito à cidade, seja por habitação, alimentação, e uso do espaço público ou dos serviços. “Além de entender que essas pessoas podem ser transformadoras ativas da cidade, há a filosofia da reutilização de materiais, de não pensar que resíduo é lixo e que pode gerar renda. Nos desafiamos a pensar possibilidades de criar peças com artes úteis e decorativas e com materiais de baixíssimo custo”.

 Audiência pública 

 No mesmo dia, a partir das 14h e simultaneamente à exposição, será realizada na praça do Campo da Pólvora a audiência pública ‘Redução de Danos: a perspectiva do cuidado a pessoas em situação de rua’. A proposta é da Comissão Especial de Promoção da Igualdade, da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), e tem como objetivo central o fortalecimento da Política de Redução de Danos no âmbito da rede de atenção psicossocial, do Sistema de Justiça e do Sistema Único de Saúde (SUS).

Nenhum comentário: