quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Gandu recebe curso gratuito de piscicultura e doação de alevinos

Gandu recebe curso gratuito de piscicultura e doação de alevinos

Os piscicultores de Gandu, no baixo sul do estado, serão contemplados com uma série de atividades desenvolvidas pela Bahia Pesca, empresa vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), durante a ExpoGandu. As ações acontecem durante exposição, desta quinta-feira a sábado (5 a 7), e incluem palestra sobre piscicultura, distribuição de 100 mil alevinos de tambaqui e tilápia, e exposições de projetos, que vai beneficiar aproximadamente 100 famílias.

 Em todos os dias do evento, os visitantes podem conhecer, no estande da empresa montado no Parque de Exposições de Gandu, o ‘sistema bioflocos’, método de produção que aos produtores baianos – especialmente aqueles localizados no semiárido – terem ‘fazendas’ de peixes, mesmo em locais com baixo suprimento de água. Pelo sistema é possível passar até seis meses sem renovar a água dos tanques.

 Na sexta (6), às 8h30, acontece um curso de piscicultura. A aula será realizada no auditório do Senar (Parque São Serafim, s/n, Centro) e, entre os temas abordados estão sistemas de criação, quantidade de água necessária, construção de tanques e viveiros, e escolha de espécies, dentre outros.

 Logo após o curso, ocorre a distribuição de 100 mil alevinos de tilápias e tambaquis para agricultores do município. “Os técnicos da Bahia Pesca orientarão os piscicultores sobre as melhores técnicas para aumentar a produtividade de seus projetos de piscicultura, a exemplo de técnicas de engorda e medição da qualidade da água. Além de doar os alevinos, a Bahia Pesca será responsável também por prestar toda a assistência técnica necessária para o sucesso da ação”, explica o presidente da Bahia Pesca, Dernival Oliveira Júnior.

Nenhum comentário: