terça-feira, 3 de outubro de 2017

Entrega de habitações rurais garantem a permanência de comunidade de fundo de pasto no campo

Ter uma casa própria para morar com dignidade é o sonho de muitos brasileiros. Com Fernanda Vieira, da comunidade rural Fazenda Quina no município de Campo Formoso, não era diferente. Nesta segunda-feira (2), o sonho dela tornou-se realidade. Fernanda foi um dos beneficiários que receberam unidades habitacionais rurais. A solenidade de entrega contou com a participação do diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Wilson Dias.

 “É muito bom conquistar uma moradia num lugar tranquilo e poder permanecer no campo”, celebrou Fernanda Vieira, que está grávida de sete meses e aguarda a chegada de seu filho Bernardo. Já Damaris de Lima, presidente da Associação da Comunidade Tradicional Fundo de Pasto Fazenda Quina, salientou que “o sentimento é de vitória, felicidade e alegria em ter habitações bem estruturadas da forma como a gente sempre sonhou”.

 A ação, que beneficiou 21 famílias, foi executada pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da CAR, em parceria com a Caixa Econômica Federal e Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur). O investimento total foi de R$ 1,2 milhão, com recursos do Programa de Habitação de Interesse Social, oriundos do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS), e do Programa Vida Melhor, do Governo do Estado, com o objetivo de incluir cidadãos baianos que se encontram dentro da faixa de pobreza extrema.

 “A entrega dessas casas representa um passo importante. Agora é desenvolver a produção com ovinocaprinocultura, principal atividade econômica das comunidades de fundo e fecho de pasto. Com o projeto Pró-Semiárido, vamos ofertar assistência técnica e extensão rural (ATER), apoiando a produção de forragem para que os criatórios de caprinos e ovinos, tanto de leite como de corte, possam ser dinamizados. Hoje, foi entrega das casas e num futuro próximo vamos celebrar a ampliação de renda e qualidade de vida das famílias, com o aumento da produtividade”, ressaltou Wilson Dias, durante seu pronunciamento.

 As habitações entregues foram construídas com a tecnologia de cisternas integradas. Amadeu Montenegro Neto, diretor de habitação da Sedur, prestigiou a solenidade e parabenizou as famílias pelas novas moradias e lembrou que “a casa é a célula inicial para o homem ficar no seu lugar, hoje essa entrega é um marco para comunidade e para o governo”.

 Campo Formoso 

 Rose Menezes, prefeita de Campo Formoso, informou que tem se inspirado nas ações do Governo do Estado para tocar sua gestão municipal: “Nós criamos uma miniSDR e estamos multiplicando os programas na cidade por enxergar que a saída para o desenvolvimento local e do país está no investimento e na valorização do homem no campo”, disse a prefeita, destacando que com a moradia garantida, o próximo passo é trabalhar pela qualificação da base produtiva.

 O secretário de Desenvolvimento Agrário e Turismo de Campo Formoso, Hélio Alves, reforçou que “nosso slogan é trabalhar para transformar e a entrega dessas casas é resultado de muito trabalho para empoderar o meio rural, sem assistencialismo, mas com condições dignas de poder morar, trabalhar e produzir”.

 Técnicos da SDR/CAR, do projeto Pró-Semiárido, vereadores, representantes de cooperativas, associações, sindicato dos trabalhadores rurais (Sintraf), Elisângela Araújo, coordenadora geral do Fórum Baiano da Agricultura Familiar, entre outras autoridades, marcaram presença na entrega das casas.

Nenhum comentário: