quinta-feira, 5 de outubro de 2017

Congresso Brasileiro de Doenças Cerebrovasculares é realizado em Salvador


Uma das principais causas de óbitos no país, o acidente vascular cerebral (AVC) está sendo discutido no XI Congresso Brasileiro de Doenças Cerebrovasculares, realizado no Centro de Convenções do Bahia Othon Palace Hotel, em Salvador. O evento, que segue até sexta-feira (6), está reunindo cerca de mil participantes de 22 estados brasileiros, além de palestrantes de outros países.

 Na abertura do evento, que aconteceu nesta quinta-feira (5), o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, destacou o trabalho que vem sendo desenvolvido na Bahia para atenção ao AVC, problema que apenas este ano, até setembro, causou 2.156 óbitos. “Estamos participando de um comitê estadual de desenho de um programa de atenção ao AVC, coordenado pelo professor Aroldo Bacellar, e o resultado desse trabalho, que está próximo de concluir, é um grande plano estadual que atua tanto na prevenção quanto no tratamento do episodio isquêmico ou hemorrágico e na reabilitação desses pacientes”, afirmou Vilas-Boas.

 O secretário também citou a expansão que será feita do atendimento no interior do estado com a construção de policlínicas, que contarão com serviço de neurologia, para acompanhar esses moradores. “Até o final do ano serão inauguradas quatro policlínicas. A expectativa é chegarmos a 28 no total”. Ele ainda pontuou a estruturação de 52 pontos de atendimento para Telemedicina, onde os pacientes com diagnóstico de AVC ou infarto agudo do miocárdio serão assistidos em suas regiões por médicos que terão o auxílio de especialistas diretamente de uma Central de Telemedicina, em Salvador.

 Outro grande avanço pontuado por Vilas-Boas é a construção do Hospital Metropolitano, em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). De acordo com o secretário, a unidade terá uma unidade para atendimento ao AVC, sendo referência para a capital e região metropolitana.

Nenhum comentário: