terça-feira, 3 de outubro de 2017

Conder segue com pintura de prédios do Centro Histórico

Conder Pelô

A Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Urbano Estado (Sedur), segue realizando obras de manutenção na área do Centro Histórico de Salvador. A ação compreende a reforma de telhados, praças, além da recuperação do pavimento do território tombado e pintura de casarões e igrejas, como a Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, localizada no Largo do Pelourinho, em andamento, e o Teatro Miguel Santana, na Rua Gregório de Matos, já concluída.

 Recentemente a Conder finalizou a pintura de 34 casarões nas ruas Gregório de Matos, João de Deus, 28 de Setembro e Largo do Pelourinho, entre eles, a Fundação Casa de Jorge Amado (FCJA) - em que foi feita também a instalação de novo gradil para favorecer a circulação do ar e maior interação com os visitantes do Pelourinho – e a sede do Afoxé Filhos de Gandhy. “É um trabalho permanente e segue a política do Governo do Estado de valorizar e incentivar a ocupação da área do Centro Histórico de Salvador”, explica o gestor da Diretoria do Centro Antigo de Salvador (Dircas), da Conder, Maurício Mathias.

 A instituição também concluiu a pintura externa do Lar Franciscano Santa Izabel, palacete em estilo colonial do século 19, tombado pelo Governo do Estado, desde 2002. “Já iniciamos a instalação da iluminação cênica do prédio e estamos finalizando também a construção da Praça do Lar Franciscano, mais uma área de lazer para a população”, declara, referindo-se ao espaço com 470 metros quadrados e entrada para a Baixa dos Sapateiros”, acrescenta Mathias.

 Para ele, as intervenções realizadas pela Conder não só no Pelourinho e no Centro Histórico, assim como em todo do Centro Antigo de Salvador, incluindo obras de infraestrutura para melhoria na acessibilidade e mobilidade, recuperação de fachadas, entre outras atividades, são importantes para a manutenção e valorização do patrimônio artístico cultural da Bahia.

Nenhum comentário: