terça-feira, 17 de outubro de 2017

Comitê de prevenção de acidentes de trânsito é apresentado na Alba


O Comitê Gestor Estadual de Prevenção aos Acidentes de Trânsito, instituído pelo governador Rui Costa, foi apresentado, nesta terça-feira (17), em uma audiência pública da Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa da Bahia. A apresentação foi feita pelo secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, coordenador do comitê, e por outros integrantes.

 De acordo com Fábio Vilas-Boas, os acidentes de trânsito chegam a quase 40% das internações nos hospitais da rede estadual, principalmente de pacientes de longa permanência em terapia intensiva, o que representa um grande custo para a saúde pública. O Secretário explicou que entre as atribuições do Comitê estão a elaboração de políticas sobre acidentes de trânsito com veículos, seus efeitos sociais e de saúde, bem como o estabelecimento de políticas intersetoriais e interinstitucionais. 

Dentre as ações concretas, Fábio-Vilas Boas destacou a notificação obrigatória dos casos de acidente de trânsito que chegam até os hospitais. “Com isso, teremos mais informações sobre os acidentes e também onde acontecem em maior número. Desta forma poderemos desenvolver ações com um melhor direcionamento”, afirmou o Secretário.

 O presidente da Comissão de Saúde, deputado Alex da Piatã, disse que o funcionamento do comitê terá um grande resultado dos pontos de vista social e da saúde. Ideia que está de acordo com a do presidente da Associação Baiana de Medicina de Tráfego, Antonio Meira. “A gente sabe que os impactos sociais são enormes e nós podemos reduzir isso”, falou Meira.

Nenhum comentário: