terça-feira, 3 de outubro de 2017

Camaçari recebe Cadastro de Usuário de Água

Camaçari recebe Cadastro de Usuário de Água

Os técnicos da Ambientagro Engenharia Ltda, empresa contratada pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado (Sema), por meio do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), realizaram nesta terça-feira (3), o cadastramento dos usuários de água da comunidade de Cascalheiras, zona rural de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS).

 O Cadastro de Usuário de Água é obrigatório e auxilia o Estado a conhecer os diversos usos dos recursos hídricos e possibilita a melhoria das práticas de captação (superficial e subterrânea), consumo, lançamento de efluentes, barramento ou intervenções no recurso hídrico.

 De acordo com a coordenadora de campo da empresa, Karine Costa, "o cadastramento é obrigatório. Os usuários de água precisam abrir as portas para os cadastradores. Dessa forma, eles contribuem para que o Estado faça uma melhor gestão dos recursos hídricos e que todos tenham direito de usufruir da água para as suas devidas necessidades".

 Um dos moradores cadastrados na comunidade de Cascalheiras, localizado na Zona Rural de Camaçari, que faz captação de água por meio do poço, pontuou a importância de se fazer uma gestão dos recursos hídricos. De acordo com Rivelino Alves, "todos nós necessitamos de água. As pessoas precisam consumir água de maneira correta. Eu enxergo esse cadastro como garantia da água". Além do cadastro realizado por meio da visita de técnicos, o usuário também pode se cadastrar no módulo on-line do Cadastro de Estadual de Usuários de Recursos Hídricos (CERH), no Sistema Estadual de Informações Ambientais e Recursos Hídricos (Seia).

 O cadastrador é um técnico, do próprio Inema ou atualmente da empresa Ambientagro Engenharia, devidamente identificado e treinado para coletar as informações sobre a captação (superficial e subterrânea), lançamento de efluentes, barramento ou intervenções no recurso hídrico.

 Os documentos necessários para o preenchimento do formulário são cópia da carteira de identidade, CPF, CNPJ para empresas, além do endereço e finalidade do uso e vazão utilizada, entre outras. No caso de captação de água por poço, será necessário uma cópia do perfil do poço ou teste de bombeamento.

 O procedimento é gratuito e está sendo realizado em visita aos empreendimentos (indústrias, fazendas, entre outras) e nas residências que utilizam água, exceto aquelas que são abastecidas por concessionárias (Embasa, Centrais de Abastecimento, prefeituras) ou que utilizam água armazenada da chuva.

Nenhum comentário: