segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Feira leva serviços de cidadania às pessoas em situação de rua em Feira de Santana

O Programa Corra pro Abraço realiza na próxima sexta-feira (18), no âmbito do 19 de agosto, Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, a feira 'Saúde e Cidadania em Feira de Santana'. Das 9h às 16h, na praça Kalilândia, no centro de Feira de Santana, a atividade levará às pessoas em situação de rua diversos serviços de saúde, justiça, assistência social, entre outros.

 A feira tem como objetivo dar visibilidade à luta da população em situação de rua, buscando denunciar as políticas higienistas, assim como as violações de direitos que acometem estas pessoas. “O evento partiu da oportunidade de aproveitar a data marco para construir esta proposta com os equipamentos que atuam com pessoas em situação de rua, no intuito de fortalecer os trabalhos conjuntos e dar visibilidade para estas pessoas invisibilizadas em níveis local e nacional. Participam organizações da rede de atenção e cuidado do estado, município, sociedade civil organizada e acadêmica”, destaca o supervisor do Corra pro Abraço em Feira de Santana, Matheus Barros.

 Serão oferecidos os seguintes serviços: distribuição de insumos e explicações sobre saúde bucal; teste rápido para HIV, sífilis e hepatites virais e tuberculose; distribuição de panfletos sobre saúde materna e prevenção de DSTs; aferição de pressão e glicemia, aplicação de vacinas e realização de curativos; apresentações dos serviços municipais voltados para pessoas em situação de rua; apresentações teatrais, musicais e jogos de tabuleiro e atendimento e orientações jurídicas.

 A atividade ocorre ainda em memória ao 'Massacre da Sé', em que 15 pessoas foram atacadas enquanto dormiam nas ruas da praça da Sé, em São Paulo, em 2004; sete delas morreram. Posteriormente, em 23 de maio de 2005, uma testemunha do massacre foi morta por policiais militares.

 O Corra pro Abraço é uma iniciativa coordenada pela Superintendência de Políticas sobre Drogas e Acolhimento a Grupos Vulneráveis (Suprad), da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS). Tem como objetivo promover cidadania e garantir direitos de pessoas que fazem uso abusivo de drogas em contextos de vulnerabilidade, ou afetadas por problemas relacionados a criminalização das drogas, baseado nas estratégias de Redução de Danos físicas e sociais.

Nenhum comentário: