terça-feira, 15 de agosto de 2017

Agentes que irão atuar no Pelc-Bahia passam por capacitação


Com a participação de 12 coordenadores e 84 agentes sociais, teve início, na manhã desta terça-feira (15), a formação da segunda turma que irá trabalhar na execução do Programa de Esporte e Lazer da Cidade (PELC), lançado na segunda (14), pelo governador Rui Costa. A capacitação desse grupo, feita por três professores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), segue até esta quinta (18), no Centro Pan-Americano de Judô, em Lauro de Freitas (Praia de Ipitanga), na Região Metropolitana de Salvador (RMS).

 Os coordenadores e agentes sociais integram núcleos que irão funcionar em Salvador e nos municípios metropolitanos de Lauro de Freitas, Camaçari, São Sebastião do Passé e também Alagoinhas. Ao todo, serão 12 espaços instalados no polo denominado Salvador B e RMS, sendo cinco na capital (nos bairros Fazenda Coutos, Uruguai, Liberdade, Vale do Matatu e Vasco da Gama), três em Lauro de Freitas e as demais localidades com um núcleo cada.

 Entre os dias 10 e 12 deste mês, aconteceu, também no CPJ, a formação da primeira turma de profissionais que irão atuar em outros 12 núcleos exclusivamente em Salvador, nos bairros Alto do Peru, Aflitos, Campinas de Brotas, Cosme de Farias, Engenho Velho da Federação, São Gonçalo, Cajazeiras, Lobato, Mata Escura, Santo Inácio e Plataforma, este último com atendimento em dois núcleos.

Pelc-Bahia

 Realizado pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado (Setre), por meio da Superintendência de Desporto da Bahia (Sudesb), em parceria com o Ministério do Esporte, via convênio no valor de R$ 18,2 milhões, o Programa Esporte e Lazer da Cidade tem o objetivo de oferecer a prática de atividades físicas, culturais e de lazer a 40 mil pessoas de todas as faixas etárias, em 100 núcleos distribuídos em 78 municípios baianos.

 A ação vai proporcionar aos participantes, durante 20 meses, atividades esportivas, culturais de lazer, atendendo pessoas com ou sem deficiência, buscando estimular a convivência social nas comunidades e municípios. O Pelc contempla atividades de alongamento, caminhada, ginástica; vôlei, handebol, basquete, futebol e futsal; karatê, judô, jiu-jitsu, hapkido, natação e canoagem;música, coral teatro, artesanato, filmes/fotografia, dança, capoeira, leitura infantil e brinquedoteca; recreação, dama e xadrez.

 Cada um dos 100 núcleos do programa atenderá a 400 pessoas. As atividades com a população iniciam logo após o encerramento da capacitação dos 712 profissionais envolvidos. Ao todo, serão dez blocos de formação, estando o último programado para o município de Itabuna e região, entre os dias 16 e 18 de setembro. Saiba mais no site da Sudesb.

Nenhum comentário: