terça-feira, 6 de junho de 2017

Bibliotecas estaduais oferecem 10 mil títulos para reserva online

Foto: Pedro Moraes/GOVBA

Para saber se o livro que você precisa para uma pesquisa ou lazer está disponível em uma das sete bibliotecas públicas da Fundação Pedro Calmon (FPC), não é necessário sair de casa. O sistema Pergamum – disponível no site da fundação - permite que a reserva do material seja realizada de forma online. Basta ser cadastrado no sistema, que também avisa por e-mail ou pelo smartphone sobre os prazos de devolução e de retirada dos livros.

 Juntas, as sete unidades da Fundação Pedro Calmon oferecem aproximadamente 10 mil títulos, de todas as áreas do conhecimento, para reserva online. No ano passado, cerca de 10 mil empréstimos foram feitos a partir do sistema unificado das bibliotecas. Também em 2016 mais de 2,7 mil novos usuários foram cadastrados.

 A gerente técnica da FPC, Lídia Araújo, explica que "para fazer o cadastro, a pessoa precisa comparecer a uma das nossas bibliotecas, apresentar carteira de identidade, CPF e comprovante de endereço. A partir desse registro, ele já pode utilizar o sistema e fazer a retirada de até dois livros de cada vez”.

 Especialista em comunicação corporativa, Viviane Damasceno considera o Pergamum um aliado. “Quem tem uma vida acadêmica intensa e vive em uma cidade grande como eu, tem dificuldade de deslocamento e não tem tempo para ficar avaliando os livros na biblioteca. Eu acesso o sistema de casa ou do trabalho, vejo se tem o item disponível, vou direto à biblioteca e volto para casa com o material. Então, me poupa tempo e diversos deslocamentos. É uma facilidade imensa para mim. Fico feliz em saber que a tecnologia está se aliando a esse movimento de apoio à vida acadêmica”.

 O sistema abrange as principais funções de uma biblioteca. Atualmente, mais de 424 instituições e 8 mil bibliotecas em todo o Brasil utilizam o sistema. É o exemplo da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba). A Fundação Pedro Calmon implantou o sistema em 2010. Desde então, já foram cadastrados 24 mil usuários e 86 mil empréstimos realizados.

 As bibliotecas públicas integram o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, composto por seis unidades em Salvador - sendo uma delas a Biblioteca de Extensão, com duas unidades móveis - e uma no município de Itaparica, além da biblioteca virtual especializada na história da Bahia (Biblioteca Virtual Consuelo Pondé).

Nenhum comentário: