segunda-feira, 15 de maio de 2017

Semana dos Museus leva programação especial ao Museu Geológico


O Museu Geológico da Bahia, no bairro da Vitória, em Salvador, participa da 15ª Semana Nacional dos Museus até o próximo dia 21. A programação especial, gratuita e voltada para o público em geral, é composta por exposições, oficinas, música, filmes e debates. Nesta segunda-feira (15), as atividades foram abertas com a exposição fotográfica 'Pepita de Fogo: O Cangaço e seu tempo colorizados', do historiador e geólogo Rubens Antônio.

 “A ideia da exposição surgiu quando eu percebi que as fotos estavam em processo de degradação. Algumas estavam faltando pedaços ou fora de foco. Então eu resolvi sugerir um trabalho de restauração”, explicou Rubens Antônio, que usou técnicas gráficas, paleontológicas e geológicas para recuperar as fotografias. “As pessoas tendem a olhar foto em preto e branco e considerá-las como original, mas o original é colorido”, completou.

 Além do lançamento da exposição fotográfica, a abertura incluiu um bate-papo sobre o cangaço com estudantes do ensino médio do Colégio Estadual Odorico Tavares, no auditório do museu. Bruna Pirajá, 16 anos, aluna do 1º ano, ainda não conhecia o tema e aprovou a visita ao museu. "Achei a exposição importante para conhecer mais sobre a nossa história. Aqui dá para ver mais coisas que na sala de aula a gente não veria”, afirmou a jovem.

 Vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), o Museu Geológico da Bahia foi criado em 1973, com o objetivo de despertar no investidor o interesse pela mineração no estado. “Hoje, independentemente deste objetivo, temos uma coleção invejada por muitos museus do Brasil e do mundo”, comenta Heli Sampaio, coordenador do espaço, que reúne cerca de 40 mil peças, entre minerais, fósseis e réplicas que também ajudam a contar a história do território baiano.

 A programação completa pode ser conferida no site da SDE. O Museu Geológico da Bahia funciona de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 17h. O espaço abre três fins de semana por mês. Mais informações estão disponíveis pelo telefone (71) 3336 3498 e no site do museu.

Nenhum comentário: