quinta-feira, 11 de maio de 2017

Estudantes da rede estadual fazem título de eleitor no TRE


Aos 16 anos, Italo Silva, estudante do 3º ano do Colégio Estadual Mestre Paulo dos Anjos, localizado no Bairro da Paz, em Salvador, já está preocupado com as eleições do ano que vem. Ele quer participar ativamente do processo, ajudando a escolher os próximos governantes. Para isto, o estudante foi ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA), na quarta-feira (10), juntamente com colegas de turmas para retirar o primeiro título de eleitor. A iniciativa faz parte do projeto 'Eleitor do Futuro – Educação para a Cidadania', realizado pela Escola Judiciária Eleitoral da Bahia (EJE), do TRE-BA, em parceria com a Secretaria da Educação do Estado.

 A atividade, que inclui palestra e votação simulada em urna eletrônica, objetiva incentivar a participação de adolescentes e jovens no processo eleitoral e promover o exercício da cidadania. “Já estava querendo fazer o meu título faz tempo e esta foi uma boa oportunidade. Não vejo a hora de poder contribuir com o meu voto na próxima eleição”, afirma Italo Silva.

 Na visita, os estudantes conheceram o Memorial do TRE-BA e discutiram sobre questões como a importância do voto, a Constituição, os três poderes da República do Brasil e o papel da Justiça Eleitoral. Em posse dos documentos como carteira de identidade (RG) e comprovante de residência, eles fizeram seus títulos para poder votar nas próximas eleições de forma consciente.

 A servidora da Escola Judiciária Eleitoral da Bahia, Adriana Passos, que foi responsável por orientar os estudantes, ressalta que “o projeto trabalha com a educação para a cidadania de uma forma transversal, levando informação para os estudantes, sobretudo, sobre os direitos e deveres do cidadão, democracia representativa e a finalidade do exercício do voto”. Segundo Adriana, a ação continuará até novembro. Além do alistamento eleitoral dos estudantes da 3º ano do Ensino Médio para a retirada do título no TRE-BA, a ação também envolve palestras nas escolas com estudantes do Ensino Fundamental.

Nenhum comentário: