segunda-feira, 8 de maio de 2017

Base Comunitária de Narandiba é a 18ª inaugurada pelo Governo

Foto: Manu Dias/GOVBA

Os moradores da região de Narandiba, em Salvador, passam a ter a segurança reforçada com a implantação da Base Comunitária de Segurança (BCS), inaugurada pelo governador Rui Costa nesta segunda-feira (8), na Rua 25 de Maio, atrás do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS). Com a nova BCS, o Governo do Estado totaliza a entrega à população de 18 unidades de segurança em todo o estado. São 13 unidades na capital e Região Metropolitana de Salvador (RMS) e cinco no interior baiano.

 Também foram entregues as obras de urbanização no entorno do hospital. "Estamos possibilitando a melhoria na qualidade de vida das pessoas. A base comunitária traz segurança para esta comunidade. É uma obra complementar à existência do hospital. A base funciona 24 horas por dia, durante sete dias da semana, garantindo segurança para quem mora na região", afirmou Rui.

 Realizadas pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder), as intervenções incluíram uma praça de lazer, com parque infantil, quadra poliesportiva e equipamentos de ginástica, a construção da sede da associação de moradores e a completa requalificação da via que contorna o hospital. As obras receberam um investimento total de R$ 8 milhões.

 A BCS Narandiba também atenderá as comunidades do Cabula VI, Doron e Saboeiro, alcançando 43 mil moradores da região, em uma área de 3 quilômetros quadrados. Com um efetivo de 56 policiais militares e seis viaturas, entre carros e motos, o comando da nova unidade fica a cargo do capitão Alã Carlos e tem como subcomandante a tenente Nogueira. A BCS ficará sob a coordenação da 23ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), responsável pelo policiamento da região.

 A unidade colocará em prática a filosofia do Pacto pela Vida (PPV) através da promoção de cursos, como informática e artes marciais, com o objetivo de resgatar crianças e adolescentes da comunidade, além de ampliar a sensação de segurança na região. Foram investidos cerca R$ 600 mil na construção da BCS.

 “A base comunitária de Narandiba é mais uma unidade de segurança que reforça o policiamento comunitário na Bahia. Uma estratégia de prevenção da violência através da assistência e inclusão social”, destacou o secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa. Resultado de parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (Secti), a unidade possui um Centro Digital de Cidadania com 12 computadores, possibilitando a capacitação gratuita de jovens da região.

 Urbanização

 De acordo com o diretor de Equipamentos e Qualificação Urbanística da Conder, Airton Maia, a extensão total de vias implantadas ou requalificadas é de 2.210 metros, totalizando uma área pavimentada de 14.292 metros quadrados, além dos serviços de implantação do muro que cerca o hospital (3.434 metros quadrados), de passeios (2.980 metros quadrados) e de paisagismo (1.978 metros quadrados), “garantindo a total acessibilidade e permitindo ainda o uso exclusivo da via de acesso para o hospital”.

 Para a comerciante Jane Conceição da Silva, moradora do bairro de Narandiba, “tudo ficou muito melhor do que antes. Adoro o meu bairro, mas ele precisava de melhorias. A base trouxe a sensação de segurança e as outras obras trouxeram mais opção de lazer e qualidade de vida”. Nesta segunda (8), Rui também inaugurou a reforma do setor de bioimagem e a nova UTI neurológica do Hospital Roberto Santos.

Nenhum comentário: