terça-feira, 18 de abril de 2017

Ministério da Agricultura reconhece ausência da praga do tipo cancro cítrico na Bahia

Após avaliação técnica, o Ministério da Agricultura reconheceu que a Bahia não possui praga do tipo Cancro Cítrico, de acordo com os termos da instrução normativa 37/2016, que estabelece os critérios e procedimentos para o estabelecimento e manutenção do status fitossanitário relativo à praga. A praga restringe o trânsito interestadual e internacional de frutos cítricos, e no Brasil é objeto de normatização e controle desde 1957.

 O reconhecimento por parte do Ministério é fruto de força tarefa realizada pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), vinculada à Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri). Durante a ação, finalizada em fevereiro deste ano, foi monitorada uma área superior a 8 mil hectares, com a inspeção de 345 pomares, além de hortos, viveiros e unidades de beneficiamento, distribuídos pelos principais polos citrícolas do Estado: Recôncavo Baiano, Litoral Norte, Chapada Diamantina e Oeste. "Compreendendo a relevância desta caracterização fitossanitária, autorizamos o início dos trabalhos em 27 de outubro de 2016, com a capacitação do nosso corpo técnico a partir da apresentação e ajuste da metodologia para o trabalho de campo" declarou Marco Vargas, diretor geral da Adab.

 De acordo com o secretário estadual da agricultura, Vítor Bonfim "a citricultura é de extrema importância para a economia baiana, por ser um cultura responsável pela movimentação de mercado e geração de 120 mil empregos diretos e indiretos. Em parceria com a Adab, temos desenvolvido um trabalho no sentido de fortalecer esta cadeia produtiva. O reconhecimento concedido pelo Ministério da Agricultura é a prova do comprometimento do governo do estado com a citricultura baiana".

 A Bahia é o 2º maior produtor nacional de citros, com área plantada de quase 64 mil hectares, produzindo cerca de 170 mil toneladas de frutos e gerando receita bruta de R$ 74,9 milhões.

Nenhum comentário: