segunda-feira, 10 de abril de 2017

Hemoba promove coleta externa para reforçar estoques da Semana Santa


A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) vai montar três pontos de coleta externa na capital baiana durante esta semana. As ações têm o objetivo de reforçar os estoques de sangue para as possíveis demandas transfusionais de emergência durante o período da Semana Santa e sensibilizar a população sobre a importância de realizar doações regulares.

 Nesta terça-feira (11), a Hemoba recebe os candidatos à doação em um posto de coleta itinerante, montado na sede do Conselho Regional de Medicina da Bahia (Cremeb). Já na quarta (12) e quinta (13), as unidades móveis (Hemóveis) atendem na entrada principal do piso G1 do Salvador Shopping e na entrada principal do Salvador Norte Shopping.

 Os interessados em fazer doação de sangue e/ou fazer o cadastro de medula óssea devem apresentar documento oficial com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional. O atendimento é realizado das 8h às 17h. Os Hemóveis precisam interromper as atividades por uma hora para alimentação da equipe - o horário da pausa pode variar de acordo com o fluxo de doadores. O cadastro de doadores será encerrado assim que completar a capacidade máxima de atendimento diário.

 Requisitos

 Para doar sangue, o voluntário precisa ter entre 16 e 69 anos de idade (menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal). É necessário estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 quilos e estar bem alimentado, tendo, preferencialmente, ingerido alimentos sem gordura. Candidatos à doação de sangue que tenham sido vacinados recentemente contra febre amarela ficam inaptos por quatro semanas, a contar da data da vacinação.

Nenhum comentário: