segunda-feira, 3 de abril de 2017

Estudantes de Feira de Santana participam do Campeonato Baiano de Orientação


Os estudantes do Centro Integrado de Educação Assis Chateaubriand, localizado em Feira de Santana, no centro norte da Bahia, estão participando do Campeonato Baiano de Orientação. Na segunda etapa do campeonato, neste domingo (2), na Associação Náutica de Feira de Santana, os jovens, que são atendidos pelo projeto social da equipe Caatinga Trekkers, percorreram uma trilha utilizando instrumentos de orientação como bússolas e mapas.

 A modalidade esportiva funciona como uma aventura de 'caça ao tesouro' e requer inteligência, concentração e agilidade dos participantes. Ganha quem percorrer os pontos previamente definidos em menor tempo. O campeonato é realizado por meio do sistema de pontos corridos, dividido em cinco etapas durante o ano. Cada etapa é de responsabilidade de uma equipe e ocorre em locais diferentes. Participam cerca de 450 atletas de toda a Bahia. O esporte é disputado por categorias levando em consideração idade, sexo e nível técnico.

 De acordo com a professora Erika Mineiro, do Centro Integrado de Educação Assis Chateaubriand, o esporte contribui para desenvolver uma série de competências e habilidades dos estudantes, facilitando o 'pensar eficiente'. “Os alunos aprendem noções de Cartografia com leituras de mapas temáticos, e de Matemática e de Física, através dos cálculos de deslocamentos. Além disso, são sensibilizados em relação à necessidade de preservação da natureza, além conhecer locais históricos e praticar nas comunidades que acontecem os torneios, os princípios da cidadania”, explica a educadora.

 Ramon Freitas, 17 anos, está no projeto desde 2015 e destaca a importância da experiência. “Gosto muito do campeonato porque aprendemos a nos orientar com bússolas e mapas, além do espírito de união, ao trabalharmos em equipe”, conta. Para Lucas Santos, 16, a atividade está servindo para ampliar os conhecimentos. “O esporte ajuda a desenvolver melhor o nosso raciocínio lógico, pois temos que ter muita atenção ao olhar os pontos nos mapas e pensar rápido para agir durante a corrida”, revela o estudante.

 Desde 2015, os alunos da unidade escolar estão inseridos no projeto social interdisciplinar de orientação. Neste ano, o esporte foi implantado na escola como conteúdo da grade curricular do 9° ano do Ensino Fundamental II. Com isso, os alunos passaram a ter aulas expositivas e práticas, o que levou à adesão de 85 estudantes no campeonato.

Nenhum comentário: