sexta-feira, 7 de abril de 2017

Dia do Jornalista é comemorado com homenagens e palestra

Foto: Carol Garcia/GOVBA

Jornalistas, comunicadores, empresários do setor e estudantes se reuniram no auditório da Associação Bahiana da Imprensa (ABI- Bahia), no Centro Histórico de Salvador, em comemoração ao Dia do Jornalista, celebrado nesta sexta-feira (7). A manhã foi voltada para homenagear os colegas e refletir sobre o papel da profissão. No evento, 50 cronistas foram premiados pela atuação no jornalismo esportivo baiano. Já o presidente da Associação Brasileira de Jornalismo (ABI), Domingo Meirelles, apresentou palestra sobre 'as relações entre a mídia e o poder' e 'a censura sobre a imprensa e o poder judiciário'.

 Para Meirelles, vir a Salvador falar com esse público é motivo de comemoração, mas também um convite à reflexão. “Muitas pessoas me perguntaram se há motivos para festejar esse dia, mas eu acredito que enquanto houver vida nas redações, há razões para celebração. Essa é uma das profissões mais fascinantes que existem, porque permite que o profissional trate de diferentes assuntos e conheça diferentes pessoas. Sem falar da função social do jornalista, sendo o elo de comunicação entre o conhecimento, a informação e a sociedade, o cidadão comum”, afirmou o jornalista.

 Entre os cronistas homenageados, algumas mulheres fizeram história e foram pioneiras no jornalismo esportivo, como as jornalistas Isaura Maria e Heloísa Braga. “Quando comecei, era um grande desafio. Hoje reconheço o quanto isso foi importante para toda a minha trajetória como jornalista e radialista. Entrar nos vestiários, ter acesso aos campos, um universo que era muito masculino, sendo mulher, foi uma grande revolução naquela época. Ser homenageada por ter feito parte desse movimento de mulheres, abrindo o mercado de trabalho, é muito gratificante. Estou muito feliz por ser lembrada nesse dia tão especial”, contou Heloísa.

 Para Jorge San Martin, que também foi homenageado, o momento representou uma consagração dos 51 anos de profissão, completados em março deste ano. “Vivi em jornal, rádio e televisão. Participar desse encontro de grandes amigos, jornalistas, nomes que fizeram a história do jornalismo baiano, me deixa muito feliz. Rever companheiros e ser premiado ao lado deles é a certeza de que escolhi a profissão certa”, comemorou.

 Compromisso com a informação

 Realizada pela Central da Comunicação Serviços Ltda e Laboratório da Notícia, a ação teve o apoio das secretarias estaduais de Comunicação Social (Secom) e de Turismo (Setur) e instituições como o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Bahia (Sinjorba), Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Estado da Bahia (Asforc), Sindicato dos Trabalhadores Radialistas e Publicitários (Sinterp), Associação de Cronistas Desportivos da Bahia (ABCD) e W4 Propaganda.

 "Precisamos fazer uma reflexão sobre o jornalista no mundo contemporâneo, sobretudo o compromisso com a boa informação. Temos trabalhado nessa direção. Não apenas do estreitamento, mas também de aprimorar a relação dos profissionais da comunicação com o Estado e com a sociedade, dando ferramentas para que essa qualificação possa ser cada vez melhor”, comentou o coordenador de rádio da Secom, Edmundo Filho.

Nenhum comentário: