segunda-feira, 24 de abril de 2017

Curso técnico desperta estudantes para o empreendedorismo na área rural

Curso técnico desperta estudantes para o empreendedorismo na área rural

Os estudantes do curso técnico em Zootecnia do Centro Territorial de Educação Profissional do Médio Sudoeste da Bahia (Cetep), localizado em Itororó, já estão tendo contato com suas áreas de atuação no campo. Por meio de aulas práticas, eles aprendem sobre manejo de pastagem, contenção bovina, fabricação de queijo e iogurte.

 O grupo é estimulado ao empreendedorismo, tendo em vista que o curso foca no desenvolvimento territorial e na perspectiva de contribuir para que os futuros técnicos possam se beneficiar das demandas geradas pelas cadeiras produtivas locais, podendo permanecer nas suas cidades de origem.

 A família do aluno Thiago Alves Magalhães, 27 anos, é produtora de leite e o curso está o ajudando a agregar valor à pequena produção de queijos e iogurtes. “Eu já tinha o conhecimento bruto e agora estou adquirindo conhecimento técnico para ter uma noção completa de como é a produção. Estou gostando muito das aulas porque aprendemos sobre manuseio de utensílios, estocagem, normas de higiene e novas técnicas”, afirma.

 Já a estudante Paola Silva Santos, 15, está no primeiro ano do curso e teve o primeiro contato com animais nas aulas práticas. “Fiquei encantada com a possibilidade de me aproximar e poder tocar nos animais. Aprendi muito e tirei várias dúvidas com a professora que, por sinal, explica muito bem. Quero participar de muitas outras aulas como estas”.

 A professora Luana Pio ressalta a importância das aulas práticas para a formação dos estudantes. “As atividades práticas permitem que eles tenham contato com o campo e entendam as funções de um técnico em Zootecnia. Além disso, os estudantes conseguem assimilar os conteúdos de forma mais proveitosa”, destaca.

Nenhum comentário: