terça-feira, 11 de abril de 2017

Confirmada dose única para vacinação contra febre amarela

Foto: Carol Garcia/GOVBA

Atendendo determinação do Ministério da Saúde, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) passa a indicar dose única para a vacinação contra a febre amarela nas áreas com recomendação de vacinação na Bahia, a partir de abril. A recomendação do Ministério da Saúde atende à orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS).

 A partir de agora, a dose de reforço não é mais recomendada, por se considerar que a imunidade protetora se desenvolve dentro de 30 dias para 99% das pessoas que recebem apenas uma dose da vacina contra a febre amarela. A população alvo a ser vacinada são as crianças de 9 meses até as pessoas com 59 anos, tendo como meta a ser atingida 95% nas áreas de recomendação vacinal e também nas temporárias.

 A recomendação para pessoas acima de 60 anos é de que apenas se vacinem se residirem ou forem se deslocar para áreas com transmissão ativa da febre amarela. É necessário que o serviço de saúde faça uma avaliação, perguntando se a pessoa não se enquadra nas contraindicações. Pessoas que fazem tratamentos médicos e estão com a imunidade baixa não podem receber a vacina, por ser de vírus vivo.

 Gestantes (em qualquer período gestacional) e mulheres em fase de amamentação somente deverão ser vacinadas se residirem em local próximo onde ocorreu a confirmação de circulação de vírus (epizootias, casos humanos). Com relação às mulheres que estão amamentando, ao serem vacinadas, devem suspender a amamentação por 10 dias após a vacinação. Esse período também foi alterado de 30 para 10 dias. Nesses casos, a mulher deve conversar com o serviço de saúde para orientação e acompanhamento.

Nenhum comentário: