segunda-feira, 10 de abril de 2017

Centro Juvenil de Ciência e Cultura de Itabuna cria curso preparatório para o Enem

Centro Juvenil de Ciência e Cultura de Itabuna cria curso preparatório para o ENEM

Estudantes da rede estadual de ensino em Itabuna estão contando com um reforço a mais na preparação para o as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por meio do Explicaê. Trata-se de uma iniciativa do Centro Juvenil de Ciência e Cultura, que realiza cursos e oficinas voltados para alunos das escolas estaduais, no turno noturno e potencializa o aprendizado dos estudantes, abordando os assuntos da prova de forma lúdicas e divertida. As aulas interdisciplinares acontecem em formato de oficinas, envolvendo apresentação de arte circense, música, exposições, debates e até programação esportiva.

 “A proposta do Explicaê é gerar a formação básica, a partir das oficinas temáticas e assim desenvolver habilidades e competências para otimizar aprendizagem significativa”, conta a coordenadora pedagógica do Centro Juvenil, Amanda Nascimento Araújo. A coordenadora também explica que o trabalho é dividido em quatro ciclos temáticos e envolve as áreas de Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Produção Textual. “Nós resolvemos questões do Enem, produção de redações e os alunos têm atendimento individualizado e todo apoio pedagógico”, acrescenta.

 Para o estudante Gabriel Alves Cavalcante, 20 anos, 3º ano, o curso é uma oportunidade de conseguir boas notas e entrar para o curso de Direito. “Encontrei no Explicaê uma oportunidade de fixar melhor os assuntos, obter melhores resultados e entrar na universidade”, acredita. Sua colega Érica Ferreira da Silva, 16, 3º ano, pensa em fazer graduação em Letras e diz que o Explicaê está sendo uma experiência agregadora. “Tenho muita dificuldade com Matemática e Física. Então, quando estou no curso, procuro prestar mais atenção nas aulas destas disciplinas. A forma dinâmica que estudamos aqui, com brincadeiras, atividades e debates tem me ajudado a resolver várias questões”, conta.

 O diretor do Centro Juvenil de Ciência e Cultura de Itabuna, Denelísio Nobre Leite, diz que a metodologia adotada facilita o processo de ensino e aprendizagem. “No Explicaê são poucas as vezes que cadeira, mesa, lousa e piloto são utilizados. A concepção do Centro Juvenil é que o aluno aprenda as disciplinas do ensino regular com outro olhar. Toda aula é uma aula nova. Procuramos sempre fazer algo para prender a atenção deles e fixar os assuntos com mais leveza”, afirma.

Nenhum comentário: