quarta-feira, 22 de março de 2017

Prêmio de Fotografia Pierre Verger divulga lista de habilitados

Fotógrafos de todo o Brasil puderam se inscrever na 6ª edição do Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger. As inscrições para a seleção e premiação de conjunto de trabalhos de três fotógrafos aconteceram até 8 de março. Após esta etapa, uma comissão verificou as propostas enviadas e concluiu que 261 delas estariam habilitadas à concorrência. O resultado foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (22).

 A lista dos habilitados também está publicada no site da Fundação Cultural do Estado (Funceb). Caberá recurso do resultado da habilitação, quanto a erros formais e de procedimento, no prazo de até cinco dias úteis a partir da publicação. O prêmio é realizado pela Coordenação de Artes Visuais/Dirart da Funceb, entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado (Secult), com o objetivo de incentivar, divulgar e valorizar a produção fotográfica brasileira.

 A etapa seguinte da premiação é a seleção, realizada por uma comissão externa, nomeada pela diretora-geral da Funceb, Fernanda Tourinho. A comissão será composta por cinco integrantes de reconhecida atuação na área de fotografia, sendo três da Bahia e dois de outros estados brasileiros, indicados a partir de consulta pública a fóruns representativos da área.

 Critérios 

 A avaliação dos trabalhos inscritos levará em conta os critérios de mérito artístico-cultural (item de maior relevância) e currículo do proponente. Serão premiados três fotógrafos nas categorias 'trabalhos de fotografia de livre temática e técnica'; 'trabalhos de inovação e experimentação na área de fotografia'; e 'trabalhos de fotografia documental'. Os vencedores vão receber, cada um, o valor de R$ 30 mil.

 A comissão de seleção vai indicar um fotógrafo a ser premiado para cada categoria. O resultado da seleção dos três fotógrafos será publicado no DOE e no site da Funceb, em até 60 dias após o encerramento das inscrições. A comissão de seleção é soberana, não cabendo veto ou recurso da decisão. Ela indicará ainda 12 artistas que, juntamente com os três premiados, participarão da Exposição Coletiva e do Catálogo do Prêmio Pierre Verger.

Nenhum comentário: