quarta-feira, 15 de março de 2017

Estado reconhece situação de emergência em Feira por 180 dias


O Decreto 17.499, do governo do estado, reconhece a situação de emergência, por estiagem, em Feira de Santana e em outros 105 municípios. O período é de seis meses. O secretário de Agricultura, Joedilson Freitas, disse que o próximo passo é o reconhecimento do problema enfrentado pelo município pelo governo federal. O decreto foi publicado no Diário Oficial desta quarta-feira, 15.

 Ele destaca que a baixa quantidade de chuvas na região acarretou em problemas, como o comprometimento do abastecimento de água potável e prejuízos aos agricultores devido a perda das roças, bem como a impossibilidade de se fazer o plantio no período correto.

 “Nos dois primeiros meses do ano o índice pluviométrico foi de apenas cinco milímetros, quando o esperado era dez vezes mais”, afirmou o secretário. Os resultados, continuou, são sentidos pelos agricultores, principalmente os pequenos continuou.

 O reconhecimento da situação de emergência, diz o secretário, abre espaços para que órgãos estaduais e federais se juntem aos esforços na busca do bem estar da comunidade rural – em Feira de Santana cerca de 60 mil pessoas moram nos distritos.

 Amplia-se, também, o acesso à garantia safra, compra de milho a preços menores dos estoques do governo federal, rebate em empréstimos rurais, frentes de trabalho e cestas básicas.

Nenhum comentário: