quarta-feira, 8 de março de 2017

Água de escavação de Tunnel Liner é inadequada para o consumo, explica engenheiro


O material que é misturado à água retirada durante a escavação dos PV (Ponto de Visita), parte estruturante do Tunnel Liner, torna o produto inadequado para o consumo humano, de animais, bem como ter outras destinações, como irrigar praças e jardins.

 O Tunnel Liner é uma rede subterrânea, não destrutiva, que está sendo construída pela Prefeitura de Feira de Santana para captar e escoar a água da chuva nas duas trincheiras. Terá cerca de 2,4 quilômetros de extensão.

 “Quando a água é bombeada, parte de material em suspensão vai junto, que deixa a sua utilização e consumo inadequados”, afirmou o engenheiro João Vianey, responsável, por parte da Prefeitura, pelo gerenciamento da construção do BRT.

 Material em suspensão são as partículas não dissolvidas, encontrado suspenso no corpo d`água, composto por substâncias inorgânicas e orgânicas, incluindo-se aí os organismos planctônicos. Sua principal influência é na diminuição na transparência da água, impedindo a penetração da luz.

 O material em suspensão impede o consumo de humanos e animais e, quando usado para molhar jardins, por criar um acamada nas folhas, interfere diretamente na fotossíntese das plantas, segundo João Vianey. “Daí a decisão de direcionar toda água para a rede de coleta”.

 O engenheiro ainda disse não haver desperdício de água, porque toda ela retirada do lençol daquela área é redirecionada para o rio Jacuípe. “A água permanece na Bacia do Jacuípe, mantendo o equilíbrio”.

 Para que o produto seja utilizado com segurança, disse ainda o engenheiro, ele deve estar estabilizado, limpo. Cita a irrigação da grama e árvores da praça onde fica o monumento de Maria Quitéria.

Nenhum comentário: