quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Startup do Parque Tecnológico contribui para redução da conta de energia


A vida dos agentes operadores do Projeto Vale Luz, que permite descontos na conta de energia, e de participantes da ação vai ficar mais fácil graças a um aplicativo desenvolvido pela Dossier Digital, uma das startups incubadas do Parque Tecnológico da Bahia. A ferramenta foi lançada para a população nesta terça-feira (7), juntamente com um ponto fixo de coleta, situado no Salvador Shopping.

 O Vale Luz integra o Programa de Eficiência Energética das distribuidoras do grupo Neoenergia (Coelba). A unidade móvel do Vale Luz visita bairros, recolhendo itens que podem ser reciclados. Para participar, o cliente vai ao caminhão do projeto e apresenta a última conta de energia paga, além do documento de identidade e o material reciclável, que é devidamente pesado. Após o cadastro, cada cidadão recebe um cartão Vale Luz para registrar os descontos na conta de energia.

 O aplicativo desenvolvido pela Dossier – empresa apoiada pela Áity, incubadora do Parque – já era utilizado pelos agentes operadores e agora ganhou uma versão para clientes. “Com o lançamento, o cliente passa a ter acesso ao extrato de descontos também pelo aplicativo, que permite ainda conferir o roteiro mensal da unidade móvel”, esclarece a diretora da Dossier Digital, Letícia Lisboa.

 Com o uso do aplicativo, destaca a diretora, “o cliente não precisa mais de um cartão físico, exigido quando o projeto era apenas itinerante, e nem de levar documentos para efetuar o cadastro”. Em relação aos agentes, a ferramenta atua, justamente, no processo de pesagem e controle dos descontos gerados na conta de energia dos clientes da Coelba.

 Por meio do aplicativo, o profissional seleciona o tipo de operação, valida o extrato das entregas, após as pesagens, e acompanha, ainda, a meta diária de coleta. O aplicativo está disponível para os sistemas Android, IOS e Windows Phone e o material coletado é destinado para cooperativas parceiras da Coelba. Além da Bahia, as companhias de energia de Pernambuco e Natal, que integram o Neoenergia, fazem uso da ferramenta.

Nenhum comentário: