quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Forças da Segurança Pública expõem equipamentos em shopping


Entre trajes especiais, fardamento, motos, armas, e diversos equipamentos, quem passar pelo 3º piso do Shopping da Bahia pode conhecer como trabalham e os materiais utilizados pelas forças da segurança pública da Bahia. Na terceira edição, a Expo Segurança 2017 começou nesta quinta-feira (16) e segue, gratuitamente, até o próximo sábado (18). Em diferentes espaços, o público pode conversar com policiais civis, militares, peritos da Polícia Técnica e bombeiros, e conhecer mais sobre o trabalho destes profissionais. No sábado (18), veículos especiais, como helicópteros e viaturas, utilizados em operações também estarão do lado de fora do centro de compras. Todos estes equipamentos estarão à disposição da população durante o Carnaval 2017.

 Para o coordenador adjunto da Superintendência Integrada da Ação Policial (Siap), o major Arnaldo Neto, a ação aproxima o trabalho de segurança pública da população. “Estamos aqui expondo como as polícias e bombeiros se preparam para grandes eventos como o carnaval, atuando de maneira integrada para garantir a paz e a segurança dos foliões e de todos os baianos. Aqui queremos fazer com que as pessoas entendam como trabalhamos para zelar pela sociedade, e, temos tido uma reposta muito positiva. As pessoas ficam muito curiosas, fazem muitas perguntas e, para nós, é uma satisfação apresentar o nosso trabalho”, contou o major.

 Em diversos espaços do terceiro piso do shopping estão expostos equipamentos da equipe da Polícia Civil, incluindo a Coordenação de Operações Especiais, e equipes da Polícia Militar da Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (Copa), a Polícia de Choque, o Batalhão Rodoviário, além do Grupamento Aéreo (Graer) e do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope). Alunos do Colégio da Polícia Militar se integram às ações e também participam da exposição.

 Alguns equipamentos como o traje “nível A” do Corpo de Bombeiros Militar, são novos na exposição, e chamam a atenção por quem passa pela sua cor verde fluorescente. A roupa oferece proteção contra gases corrosivos, tóxicos e produtos químicos líquidos. Além deste, os bombeiros também exibem a câmara térmica contra incêndios, utilizada para localizar pessoas através da temperatura corporal, seja em incêndios ou em casos de deslizamentos e soterramentos. O equipamento ainda alerta aos bombeiros em caso de risco e necessidade de evacuação do local.

 Outra novidade da Expo Segurança 2017 foi a simulação de cena de crime, montada pelo Departamento de Polícia Técnica. A iniciativa integra uma campanha, em parceria com o Ministério Público, para a conscientização sobre a importância de se preservar o local do crime. Os visitantes passam pelo local e ainda conhecem tecnologias como a da luz ultravioleta, capaz de detectar vestígios de sangue e outros materiais biológicos, mesmo em superfícies que aparentemente estão limpas.

 Para o motorista Josenilson Ribeiro, que fez perguntas sobre os equipamentos do Choque, a exposição é muito interessante para conhecer de perto coisas que já viu pela televisão. “A gente consegue ter contato com esses materiais que às vezes estão distantes da realidade, e com a possibilidade de perguntar aos profissionais fica ainda melhor. Gostei muito”, comentou.

Nenhum comentário: