terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Detran capacita servidores para vistoria de trios elétricos

vistoria

A pouco mais de duas semanas do carnaval, a preparação para a grande festa já movimenta a capital baiana. O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran) promoveu uma capacitação para vistoriadores de trios elétricos, nesta terça-feira (7), com objetivo de melhorar o desempenho dos servidores no período de festividades. Além de aulas práticas, eles aprenderam sobre ética e cidadania na atividade profissional, legislação de trânsito, gestão de riscos, transporte de passageiros, segurança e saúde física e mental.

 De acordo com o perito Domingos Lemos, o aperfeiçoamento, que acontece anualmente na capital e no interior, auxilia na segurança durante os dias de evento. “Preparamos melhor estes funcionários para a realização da vistoria, onde componentes importantes de segurança serão analisados, assim como as condições mecânicas e operacionais dos veículos. Outros itens avaliados são pneus, equipamentos de prevenção e combate a incêndios, protetores de rodas, sistemas de freio, documentação do veículo e do condutor”.

 A vistoria oficial está prevista para começar a partir do dia 14 de fevereiro. Os equipamentos examinados e liberados receberão um adesivo de regularização. Além disto, os condutores deverão portar a cartilha com o visto do Detran e de outros órgãos participantes do serviço, como o Departamento de Policia Técnica, o Corpo de Bombeiros e a Secretaria da Fazenda do Estado. Após a inspeção, os veículos passarão por avaliação antes de entrar no circuito, para verificar se houve alguma mudança após a fiscalização preliminar.

 Para o vistoriador Valdemir da Silva, a grande importância da capacitação é o fato de acrescentar mais experiência. “Com esse conhecimento adquirido vamos conseguir lidar melhor com situações diversas e aprimorar o exercício de nossa atividade. Outro fator importante para passarmos pela reciclagem é que os veículos são atualizados com frequência. As montadoras renovam seus veículos e nós não podemos ficar fora destas atualizações”, afirma.

 Carnaval 

 Além das fiscalizações, o órgão preparou a campanha "O Detran não deixa você na mão" para o Carnaval de 2017, que chama a atenção para os serviços que serão oferecidos aos foliões e o risco da mistura álcool, direção e uso de telefone celular no trânsito. Neste ano, o órgão optou também pela comodidade para quem tiver o veículo removido em blitz durante a folia. O proprietário poderá retirar o veículo ainda no período da festa, mediante o pagamento das devidas taxas. Nos carnavais anteriores, a liberação só acontecia após a quarta-feira de cinzas. O serviço estará disponível no pátio do órgão, no bairro de Mussurunga, das 8h às 16h, entre os dias 23 e 28.

Nenhum comentário: