quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Quem viajar para área de ocorrência da febre amarela deve ser vacinado, alerta SMS


Todas as unidades de saúde de Feira de Santana estão abastecidas com a vacina contra a febre amarela. O imunizante pode ser aplicado em crianças e adultos. Entretanto, a Vigilância Epidemiológica orienta que deve tomá-la apenas quem vai viajar para áreas onde há recomendação para vacinação.

 A imunização vale por dez anos. As crianças podem tomar a vacina a parti dos nove meses – neste caso, são duas doses. Mas os adultos precisam apenas de uma. Grávidas e pessoas alérgicas a ovo ou com o sistema imunológico debilitado não podem tomar a vacina contra a febre amarela.

 Outro ponto, é a janela de imunização. O organismo começa a produzir anticorpos a partir do 11º dia depois de a pessoa ter sido vacinado. Por isso, que estiver com viagem programada para áreas de ocorrência da doença deve tomar o imunizante vários dias antes do embarque.

 De acordo com Kátia Ferraz, coordenadora de Imunização da Secretaria de Saúde, Feira de Santana não fica numa área onde a imunização é recomendada. Autoridades sanitárias registraram 14 mortes que podem estar relacionadas à doença em dez municípios de Minas Gerais.

Nenhum comentário: