sábado, 30 de janeiro de 2016

Uefs promove jornada de Psicologia

Começa na próxima segunda-feira (1) a 2ª Jornada de Psicologia da Universidade Estadual de Feira de Santana. O tema do encontro, que é gratuito, é “Processos psicológicos básicos”. Podem participar alunos, professores, profissionais da área e demais interessados.

 A palestra de abertura será às 9h com as professoras Guacyra Leal e Roberta Mascarenhas abordando o “Laboratório de Sentimentos”. Também serão temas de palestras a psicanálise, memórias, funções executivas, consciência e motivação e percepção.

 As atividades serão realizadas no auditório do módulo 7 e seguem até o dia 4 de fevereiro. As inscrições serão feitas no local do evento.

 Outras informações através do telefone (75) 3116-8169.

sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Combate ao Zika ajuda a ampliar investimentos em pesquisa e prevenção

A mobilização de outros países no combate ao vírus Zika ajuda não apenas a conter a disseminação do Aedes aegypti, mas também a ampliar os investimentos em atividades de pesquisa e prevenção. A avaliação é do diretor do departamento de Vigilância de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch.

 "Quanto mais gente, quanto mais países e investigadores, quanto mais governos e população houver envolvidos no combate à doença, maior a probabilidade de que nós tenhamos nova soluções e resultados positivos", destacou.

 Maierovitch lembrou que os avanços científicos mais rápidos já registrados em saúde ocorreram quando o mundo percebeu que havia uma ameaça importante e que eram necessários esforços conjuntos para enfrentá-la. Isso abre caminho, segundo ele, para mais recursos de diferentes partes e para que cientistas se unam em vez de competir.

 "Assim como o Brasil está preocupado com o Zika vírus e com a eliminação do mosquito, hoje, o mundo inteiro percebe esse perigo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) chama os países a se mobilizar para reunir recursos que possam combater o mosquito e que possam enfrentar a doença também."

 A OMS convocou ontem (28) um comitê de emergência para tratar do aumento de infecções pelo vírus Zika, bem como do registro de casos de anomalias congênitas em bebês e de síndromes possivelmente associadas à doença. O grupo se reúne na próxima segunda-feira (1º) e deve decidir se decreta situação de emergência em saúde pública de interesse internacional.

"Mais de 60% do investimento no Carnaval é para segurança", diz Rui

Ao som de samba com os cantores Riachão, Nelson Rufino, Cacau do Pandeiro, Ju Moraes e outros nomes do cenário artístico baiano, o Governo do Estado anuncia as ações e estruturas para a festa, durante evento na manhã desta quinta-feira (28), no Hotel Sheraton da Bahia, no Campo Grande, em Salvador. A coletiva de imprensa, que apresentou as iniciativas em turismo, saúde, transporte, cultura, comunicação e diversas outras áreas de atuação, mostrou que a folia deste ano terá um grande homenageado: o folião pipoca. Serão mais de 60 atrações sem cordas somente em Salvador, além de investimentos do governo estadual no Pelourinho e em 16 cidades do interior, com ações voltadas para a democratização da folia.

 Ao lado de artistas que participarão da festa com apresentações gratuitas, como Bell Marques, Gilmelândia, Magary Lord, além de secretários de Estado, o governador Rui Costa falou sobre a marca do povo da Bahia que é o Carnaval. "Conclamo a todos para que possamos cuidar do patrimônio da Bahia, a marca do povo baiano, que é a nossa diversidade cultural, de raça, de manifestações artísticas. É a arte e a cultura que representam um povo em todo o mundo e por isso acreditamos e investimos no Carnaval. A folia é uma marca do nosso estado, é um pouco do que temos aqui, reforçamos aquilo em que somos singulares, e por isso que vale muito o investimento". 

Ainda de acordo com Rui, foram investidos R$ 69 milhões para o Carnaval 2016 “e mais de 60% foram destinados para garantir a segurança de todos". Em resposta a questionamentos da imprensa, o governador afirmou que empresas privadas pagaram os cachês dos artistas que farão a festa do folião pipoca.

 Programação 

 Diversas atrações gratuitas serão realizadas em todos os circuitos da folia. A essência da festa de rua, democrática e para todo mundo, será resgatada com 63 atrações em trios sem cordas no Campo Grande e na Barra. Quem for ao Pelourinho, vai participar de uma grande homenagem ao Samba - com mais de 220 apresentações - e assistir a uma série de manifestações culturais que só a folia do Pelô pode oferecer na capital baiana.

 Na programação do Governo do Estado também estão nomes que garantem a preservação do tradicional Carnaval de Salvador - como Moraes Moreira, Baby do Brasil e Luiz Caldas -, aos novos sucessos da folia baiana - a exemplo da Vingadora e dos jovens da Oito7Nove4, passando pelas atrações que tem arrastado multidões ao longo dos últimos anos, como Saulo, Carlinhos Brown e Léo Santana. A programação completa está disponível no site www.carnaval.bahia.com.br e no Flickr do Governo da Bahia.

 O Carnaval também vai ser uma festa segura e com ações de responsabilidade social no que depender das iniciativas do Governo do Estado, que vai promover a folia na capital e em 16 cidades do interior: Juazeiro, Lapão, Maragojipe, Porto Seguro, Conde, Cairu, Rio de Contas, Barreiras, Ilhéus, Itacaré, Madre de Deus, Palmeiras, Prado, Salinas da Margarida, Uruçuca e Valença.

 Carnaval democrático 

 Durante a apresentação das ações, o secretário da Cultura, Jorge Portugal, destacou que o Governo do Estado está recuperando o carnaval inclusivo e anunciou o slogan da folia para este ano: ‘É pra todo mundo e todo mundo ama’. "Contaremos a história de cem anos do samba da Bahia, desde a origem, além do festejo de rua, com o folião pipoca, numa programação diversa e para todos os gostos".

 Ações sociais

 Mais uma vez vai funcionar no carnaval o Observatório de Violação de Direitos de Crianças e Adolescentes para atender vítimas de exploração pelo trabalho infantil, em iniciativa promovida pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS). Além disso, um plantão reunindo Conselho Tutelar, Ministério Público, Defensoria Pública, delegacias especializadas, equipes técnicas da SJDHDS, Cedeca e outros órgãos que compõem o Comitê de Proteção, funcionando 24 horas.

 As mulheres também receberão atenção especial, por meio da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM). As mulheres vítimas de violência terão espaço para denúncias e acolhimento na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), em Brotas, além de campanha de conscientização sobre violência contra as mulheres nos mais variados espaços da cidade, camarotes e circuitos oficiais do Carnaval. Além de Salvador, as cidades de Ilhéus, Barreiras, Vitória da Conquista e Porto Seguro contarão com a Campanha de Enfrentamento à Violência contra a Mulher – “Vá na moral ou vai se dar mal”, que terá como madrinha Maria da Penha.

 O racismo não terá vez no Carnaval da Bahia e, pensando nisso, entre quinta (4) e terça-feira (9) , das 14h às 22h, o Centro Nelson Mandela Itinerante funcionará na sede do Procon (Rua Carlos Gomes, 746, Centro), recepcionando denúncias e oferecendo orientação jurídica aos foliões, integrado aos órgãos da Rede de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa.

 Mobilização

 Todas as secretarias estaduais estão mobilizadas durante a festa em ações que garantem reforço nos atendimentos da saúde, segurança pública, turismo, entre outros.

Estudantes têm até hoje para se inscrever no Fies

Termina hoje (29) às 23h59 o prazo para inscrições no processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do primeiro semestre de 2016. As inscrições são feitas exclusivamente pela internet. O Fies financia cursos superiores não gratuitos com avaliação positiva. Nesta edição, são ofertadas 250.279 vagas. O resultado da pré-seleção na chamada única será divulgado no dia 1° de fevereiro. 


Pode se inscrever no processo seletivo do Fies o estudante que tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, obtido pelo menos 450 pontos na média das provas e não tenha tirado 0 na redação. O candidato precisa ter também renda familiar mensal bruta per capita de até 2,5 salários mínimos.


O candidato poderá se inscrever em um único curso e turno entre aqueles com vagas ofertadas. Durante o período de inscrição, poderá alterar sua opção de vaga, bem como fazer o cancelamento. Os estudantes serão classificados de acordo com as notas no Enem na edição em que tiver obtido a maior média.

 Do total de vagas ofertadas nesta edição, 47% vão para as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. A maior parte da vagas (63%) vai para os cursos considerados prioritários pelo Ministério da Educação nas áreas de saúde, engenharias e formação de professores. A divisão das vagas é a seguinte: 30,4% para cursos de saúde, 18,8% para formação de professores e 13,8% para as engenharias. Os outros 37% são para cursos das demais áreas.

 Lista de espera 

O processo terá chamada única e lista de espera. Os estudantes que não forem pré-selecionados na chamada única serão incluídos na lista de espera para o preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas. O resultado da pré-seleção na chamada única e a lista de espera serão divulgados no dia 1º de fevereiro.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

SAC Móvel atende população atingida pelas chuvas em Riachão do Jacuípe

Em ação emergencial determinada pelo governador Rui Costa, após visita ao município de Riachão do Jacuípe, no nordeste baiano, na terça-feira (26), a unidade da Rota 3 do SAC Móvel segue para o atendimento à população afetada pelas fortes chuvas dos últimos dias. A unidade itinerante de atendimento ao cidadão chega  à cidade nesta quinta (28), permanecendo até a próxima quarta (3). 

 O SAC Móvel será instalado na Praça Marcolino Mascarenhas, com atendimento a partir das 8 às 18h, e emitirá, gratuitamente, documentos como carteiras de identidade e do trabalho e CPF. A carreta estará equipada para emissão de 250 documentos por dia, disponibilizando 20 servidores capacitados para atender às demandas locais, sobretudo às famílias que tiveram os documentos perdidos na enchente dos rios Jacuípe e Verde. Desde a última sexta (22), moradores do município foram surpreendidos pelas fortes chuvas na região sisaleira, que invadiram casas e alagaram ruas, além de ter provocado o desabamento de parte da ponte sobre a BR-324 e o rompimento de uma adutora de água.

 Massaranduba Na mesma época de 2015, o serviço de atendimento móvel do SAC realizou mais de mil atendimentos em Massaranduba, bairro da capital baiana, atingido por um incêndio no dia 14 de janeiro. Todas as famílias vítimas do incidente foram atendidas pelo SAC Móvel e tiveram acesso aos novos documentos, sendo a emissão da carteira de identidade o serviço mais procurado, com 719 documentos entregues. O atendimento do SAC Móvel em Massaranduba aconteceu de 20 a 23 de janeiro.

 As carretas do SAC Móvel possuem tecnologia via satélite, integrada com a Rede Governo e conta com o apoio do Sistema Atende para gerenciamento de filas e controle de atendimento. Além disso, contam com infraestrutura completa, ar-condicionado, sistema de som, televisão e área de espera coberta com capacidade para 100 pessoas. Mais informações sobre a Rede SAC podem ser acessadas pelo site e pelos telefones fixo (0800 071 5353) e móvel (4020 5353).

 Fonte: Ascom/Secretaria da Administração do Estado (Saeb)

Registro profissional começa a ser feito pela internet

O Ministério do Trabalho e Previdência Social iniciou nesta quarta-feira (27) a expedição de registros profissionais pela internet. O cartão emitido pela internet substituirá o registro atual, que é anotado nas carteiras de trabalho.

 Segundo a assessoria do ministério, o objetivo da medida é oferecer um atendimento mais moderno e rápido aos profissionais que hoje têm de se dirigir às delegacias do Trabalho para solicitar o registro, além de aprimorar a segurança das informações. As mudanças no sistema de registro profissional para as 14 profissões que exigem o registro foram publicadas no Diário Oficial da União de hoje. 

Quem que já solicitou o registro e teve o pedido aceito pelo Ministério do Trabalho poderá acessar o site do Sistema Informatizado de Registro Profissional (Sirpweb) ou o portal do ministério para imprimir o cartão de registro. Com isso, o profissional não precisará mais voltar ao posto de atendimento para que o registro seja anotado na carteira de trabalho.

 De acordo com o ministério, o Sirpweb, criado para armazenar os dados de novos registros dos profissionais, tem o objetivo de dar transparência e agilidade aos processos de registro, adequando-se ao que dispõe a Lei de Acesso à Informação. A partir de agora, o profissional que busca o registro poderá fazê-lo por meio do sistema informatizado, apresentando a documentação exigida para cada caso, e acompanhar o andamento do processo até a impressão do cartão com o registro.

 Segundo a assessoria do ministério, das 86 categorias profissionais reconhecidas, o registro a ser concedido pelo Ministério do Trabalho destina-se a 14 que são regulamentadas por leis federais: agenciador de propaganda, arquivista, artista, atuário, guardador e lavador de veículos, jornalista, publicitário, radialista, secretário, sociólogo, técnico em arquivo, técnico em espetáculos de diversão, técnico de segurança do trabalho e técnico em secretariado.

Escola municipal do George Américo será reconstruída

A comunidade do George Américo, um dos bairros mais populosos de Feira de Santana, ganhará nos próximos meses uma escola pública que obedecerá ao novo padrão arquitetônico da Rede Municipal de Ensino. A Escola Municipal Norma Suely Mascarenhas será reconstruída e ganhará um novo edifício totalmente remodelado, além de novos mobiliários e equipamentos que serão disponibilizados pelo Projeto Reequipar. Na manhã desta terça-feira, 27, o prefeito José Ronaldo de Carvalho e a secretária de Educação, Jayana Ribeiro, visitaram a obra que já foi iniciada.

 O investimento é da ordem de R$ 795.000,00. A Escola Municipal Norma Suely Mascarenhas será a segunda da Rede Municipal a ser verticalizada, ganhando ampliação no primeiro piso. "Adotamos esta medida por que a escola precisa de novos espaços, mas não dispõe de terreno para construção. O projeto ficou bom e em alguns meses entregaremos uma nova escola totalmente remodelada à comunidade", comemora José Ronaldo.

 A escola ganhará mais duas salas de aula, totalizando dez, e novos espaços, além da melhor adequação de outros. No térreo ficarão salas de aula, sala de recursos, sala de informática, refeitório, biblioteca, sala de reunião, secretaria, diretoria e sanitários; no primeiro andar, ficarão sete salas de aula, um amplo auditório com dois camarins e outros sanitários.

 A unidade de ensino deve ficar pronta em aproximadamente dez meses. A Escola Municipal Norma Suely Mascarenhas atende a 300 alunos do Ensino Fundamental. Para viabilizar a reforma, os alunos e professores foram transferidos para um imóvel alugado, onde a escola funcionará provisoriamente. 

"O objetivo é não atrasar o andamento do ano letivo e consequentemente a aprendizagem das crianças, tendo em vista que uma obra como esta, de ampliação e remodelamento, dura mais de seis meses", explica a secretária Jayana Ribeiro. A diretora da unidade, professora Claudine de Lima Nunes Cordeiro, também acompanhou a visita.

Contribuintes têm só mais 10 dias para desconto de 10% no IPVA

Os motoristas baianos devem estar atentos ao prazo para pagar o Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) com desconto de 10%. Restam apenas mais 10 dias para aproveitar o abatimento, que é válido até o dia 5 de fevereiro para os pagamentos feitos em cota única. O pagamento é integrado, sendo necessário quitar ainda a taxa de licenciamento e eventuais multas relacionadas ao Renavan informado.

 Os valores podem ser consultados no site da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA) , canal Inspetoria Eletrônica=>IPVA=>Base de Cálculo dos Veículos Automotores. Para efetuar o pagamento, o proprietário de veículo deve comparecer a uma agência ou caixa eletrônico do Banco do Brasil, Bradesco ou Bancoob, com o número do Renavam. A Sefaz-BA ressalta que não encaminha boleto de pagamento do IPVA para os contribuintes. Em caso de dúvida, é preciso entrar em contato com o call center da secretaria, pelo 0800 071 0071.

 Outras opções de pagamento

 Além do desconto de 10% no IPVA para pagamento em cota única até 5 de fevereiro, existe ainda a opção de quitar com 5% de abatimento. Para isso, é só pagar o valor integral do imposto no dia do vencimento da primeira cota, data que varia de acordo com o número final da placa do veículo. Os proprietários de veículos podem optar também por parcelar o IPVA em três vezes, observando o vencimento da primeira cota na tabela. 

 Os débitos referentes à taxa de licenciamento e a multas de trânsito deverão ser pagos até a data de vencimento da terceira parcela, e os débitos anteriores do imposto também divididos em três vezes, juntamente com o IPVA 2016. O proprietário que perder o prazo da primeira cota deixa de ter o direito ao parcelamento. As datas de quitação das cotas podem ser conferidas no calendário do IPVA 2016, disponível também no site da Sefaz-BA.

 Fonte:Ascom/Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA)

Grupo A Tarde troca de donos


O centenário jornal A Tarde já não pertence à família Simões. A direção do jornal, fundado em 1912 por Ernesto Simões Filho, anunciou ontem  terça-feira (26), a venda para a holding Piatra SP Participações S/A, liderada pelos empresários Felício Rosa Valarelli Junior, sócio da WYX Holding, e Roberto Lázaro, sócio do Grupo DX Investimentos.

 Além do centenário periódico, o grupo adquiriu ainda outros produtos da rede, como o jornal popular Massa!, o portal A Tarde Online e a rádio A Tarde FM.

 Em cerimônia realizada na sede da empresa, no Caminho das Árvores, os funcionários foram formalmente comunicados da nova situação do jornal.

 A venda do controle acionário das empresas foi a solução encontrada para superar a crise financeira e editorial do jornal A Tarde, carro-chefe do grupo, e que até bem pouco tempo era o maior do Norte e Nordeste.

 Além de vir perdendo circulação, A Tarde enfrentava dificuldades até mesmo para pagar em dia os salários dos funcionários, apesar das demissões realizadas ao longo dos últimos anos.

 De acordo com a antiga direção, os novos proprietários terão agora a missão de resgatar a situação financeira

Fonte-  bahiatodahora.com.br

Projeto “Música das Ruas 2016” neste domingo (31), no Pelô


Para começar a primeira edição de 2016, o Projeto “Música das Ruas” apresentará o show do cantor Dionorina e da Banda Cativeiro. Promovendo assim uma prévia do Carnaval, com o encontro e o intercâmbio dos talentos do Interior da Bahia com os da capital e uma melhor fomentação da música Reggae junto ao público.

 O show será realizado no Largo Pedro Archanjo, Pelourinho, às 17hs do dia 31/01 – domingo.

 A cobrança de ingresso usada será na modalidade “Quanto Vale o Show?”. Ou seja, o público entra livremente no local do show e determina quanto vale a pena pagar.

 Dionorina já está com tudo pronto para participar do Carnaval, apresentando-se ao lado da Banda Cativeiro no Largo do Pelourinho domingo, a partir das 23 horas..


 SERVIÇO

 Projeto – MÚSICA DAS RUAS

Shows – DIONORINA, BANDA CATIVEIRO E NELMA MARKS;

Dia – 31/01 – domingo, às 17hs;

 Local – Largo Pedro Archanjo – Pelourinho;
 Valor – “Quanto vale o show?”. Ou seja, o público paga quanto quiser.

 Info – 71 – 3016-6788, 98823 - 8983

 Email - parceproducoes@gmail.com, cooperartebr@gmail.com

Ponte em Riachão do Jacuípe será liberada nos próximos dias

A ponte localizada na BR-324, em Riachão do Jacuípe, na região sisaleira, deve ser liberada até sexta-feira (29). As cabeceiras da ponte foram levadas pela correnteza do Rio Verde, conhecido como Boqueirão, durante as fortes chuvas que atingiram o município na semana passada. A reconstrução está sendo realizada por equipes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Durante os trabalhos, o acesso ao município é feito por meio de um desvio na lateral da rodovia. 

Além de destruir parte da ponte, o aumento do nível do rio provocou o rompimento de uma adutora de água, invadiu casas e alagou ruas. Cerca de mil famílias foram afetadas na cidade e 600 tiveram que deixar suas casas. Na terça-feira (26), o governador Rui Costa esteve  na cidade, onde visita as áreas que foram prejudicadas pelas chuvas.

terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Começam hoje as inscrições para o Fies

Começam hoje (26) as inscrições para o processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do primeiro semestre deste ano. As inscrições serão feitas exclusivamente pela internet, no site do Fies, até o dia 29.

 Pode se inscrever no processo seletivo o estudante que tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir de 2010, e obtido pelo menos 450 pontos na média das provas. O candidato não pode ter tirado 0 na redação do Enem. Além disso, precisa ter renda familiar mensal bruta per capita de até 2,5 salários mínimos (R$ 2.200).

 O interessado em obter o financiamento poderá se inscrever em um único curso e turno entre aqueles com vagas ofertadas. Durante o período de inscrição, ele poderá alterar sua opção de vaga, bem como fazer o cancelamento. Os estudantes serão classificados de acordo com as notas no Enem na edição em que tiver obtido a maior média.

 O Fies financia cursos superiores não gratuitos com avaliação positiva. O Ministério da Educação ainda não divulgou o número de financiamentos disponíveis para esta edição.

 Lista de espera 

 O processo seletivo do Fies referente ao primeiro semestre de 2016 terá chamada única e lista de espera. Os estudantes que não forem pré-selecionados na chamada única serão incluídos na lista de espera para o preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas. O resultado da pré-seleção na chamada única e a lista de espera serão divulgados no dia 1º de fevereiro. 

 O Fies oferece financiamento de cursos em instituições privadas de ensino a uma taxa efetiva de juros de 6,5% ao ano. O percentual de financiamento é definido de acordo com o comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita do estudante. Atualmente, mais de 2,1 milhões de estudantes participam do programa.

Agência  Brasil 

Selecionados no Sisu têm até hoje para fazer a matrícula

Hoje (26) é o último dia para que os estudantes que conseguiram uma vaga por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) façam a matrícula nas instituições públicas de ensino superior 

 Nesta etapa, cabe ao estudante selecionado verificar, na instituição de ensino em que foi aprovado, o local, horário e os procedimentos para a matrícula. Ao todo, 2.712.937 candidatos se inscreveram. A concorrência geral foi de 23,1 candidatos por vaga.

 Aqueles que não foram selecionados na chamada regular podem participar da lista de espera até o dia 29 de janeiro. Também pode participar da lista o candidato selecionado para o curso que escolheu como segunda opção. A adesão à lista de espera deve ser feita no portal do Sisu.

 Para aderir, o estudante acessa o sistema e, em seu boletim, precisa clicar no botão que corresponde à confirmação de interesse em participar da lista de espera. Ao finalizar, o sistema emite uma mensagem de confirmação.

 A convocação para matrícula dos candidatos em lista de espera começa no dia 4 de fevereiro. Na lista de espera, a convocação cabe às próprias instituições de ensino.

 O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação por meio do qual os estudantes participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) concorrem a vagas de ensino superior em instituições públicas. Nesta primeira edição de 2016 foram ofertadas 228 mil vagas em 131 instituições.

Agência Brasil 

Matrícula na rede estadual acontece até esta quarta-feira


A rede estadual de ensino continua realizando, desta segunda a quarta-feira (25 a 27), a matrícula para os alunos novos que vão estudar nas 1.369 escolas, dos 417 municípios da Bahia. Só para a Educação Profissional estão sendo oferecidas 44 mil novas vagas. Os estudantes dos colégios estaduais e os oriundos das redes municipais de Salvador e mais 30 cidades do interior também podem fazer a matrícula pela internet, por meio do Sistema de Matrícula Online, da Secretaria da Educação do Estado, no Portal da Educação, onde estão disponíveis mais informações. Dúvidas são esclarecidas pelo 0800-2858000.

 Matrícula - Até 27 de janeiro

 25 a 27 – Matrícula para estudantes novos 

 25 - Ensino Fundamental

 26 e 27 – Ensino Médio e Educação Profissional

 Documentos - Histórico Escolar/original e cópia da certidão de nascimento, RG, CPF e comprovante de residência. 

 Matrícula pela internet 

 Para estudantes da rede estadual

 Para estudantes das redes municipais de 31 municípios

 Obs - alunos oriundos das redes municipais de Salvador e Camaçari podem fazer a matrícula na escola municipal onde estudaram em 2015.

 Destaques

 Vagas para todos

 Rede estadual com capacidade instalada para atender a todos nas 1.369 escolas em todos os 417 municípios da Bahia 

 Vagas para Educação Integral - 19.000

Novas vagas para Educação Profissional - 44.253 novas

 Municípios que participam da matrícula via internet

 Barro Preto, Barrocas, Camacan, Camaçari, Cândido Sales, Caraíbas, Catu, Coronel João Sá, Dias d'Ávila, Euclides da Cunha, Feira de Santana, Glória, Itabuna, Itapitanga, Jussari, Lamarão, Lauro de Freitas, Madre de Deus, Nordestina, Paulo Afonso, Piripá, Queimadas, Retirolândia, Salvador, São Domingos, São José da Vitória, Simões Filho, Una, Uruçuca, Vera Cruz, Vitória da Conquista.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Bahia deve ganhar 264 novas creches ainda este ano

Duzentas e sessenta e quatro creches que estavam por iniciar ou com as obras paradas, em 152 municípios baianos, devem ser concluídas ainda este ano. A informação foi dada pelo presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Antônio Idilvan, na manhã desta quinta-feira (21), durante reunião com representantes do governo e de prefeituras, no prédio da União dos Municípios da Bahia (UPB), em Salvador. No local foi montado um escritório do Fundo, órgão do Ministério da Educação que financia programas educacionais, para que os gestores municipais resolvam pendências envolvendo prestação de contas e obras e esclareçam dúvidas em relação às ações desenvolvidas pelo FNDE. A estrutura ficará disponível para atendimento até a hoje sexta-feira (22).

 Iniciativa da Secretaria de Educação do Estado, por meio do programa Educar para Transformar, o encontro contou com a presença do governador Rui Costa, que destacou o efeito cumulativo da educação. "Os estímulos iniciais, chamados pelos especialistas de fase de desenvolvimento cognitivo da criança, são muito importantes e precisam ser conduzidos por pessoas capacitadas para isso. Investindo em creches estaremos formando uma nova geração de baianos, com uma capacidade criativa muito maior. São diversos os estímulos que as crianças recebem dentro da creche, com brinquedos, desenhos e músicas, por exemplo".

 Na ocasião, Antônio Idilvan disse ainda que as obras paradas não são um problema apenas na Bahia, destacando que a interrupção não foi motivada por irregularidades ou falta de iniciativa das prefeituras. "Os problemas se deram com as empresas contratadas, que não cumpriram os contratos. As obras demoraram mais do que o prazo previsto, o custo aumentou e não foi possível fazer o aditivo. Agora estamos aqui reunidos para orientar os gestores, para que todos os entraves sejam vencidos e as próprias prefeituras façam a licitação e possam concluir a sua obra".

 O governador ressaltou que em suas viagens pelo interior tem inaugurado algumas creches e visto outras com problemas de execução. "Tem uma empresa do Paraná, por exemplo, que ganhou um lote grande e não executou quase nada na Bahia. O tempo vai passando, o orçamento fica defasado e não se consegue concluir. O objetivo aqui hoje é resolver os problemas dessa natureza".

 A adesão dos prefeitos às ações do Estado voltadas para a educação também foi destacada por Rui. "Eu tenho orgulho de ter prefeitos e prefeitas que abraçaram a causa. Quase 400 gestores municipais estiveram afirmando seu compromisso com a educação e, hoje, esse auditório lotado é mais uma afirmação do compromisso deles com o item creche". Para Rui, o papel das creches é tão importante que os municípios que quiserem construir o equipamento terão o apoio do Estado com a doação de terrenos.

 A presidente da UPB, Maria Quitéria Macedo, destacou a parceria entre os entes federativos para a resolução de problemas que interessa a todos. “A obra parada é um prejuízo para a criança que não está na escola, para o erário e a sociedade como um todo. Quando buscamos soluções junto com o Estado e a União, fortalecemos a democracia, resolvendo um problema social. Vieram agora as alternativas e soluções para obras importantes que estavam paradas no meio do caminho”.

Secom


 Repórter: Raul Rodrigues

quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

INSS: espera por perícia médica subiu de 20 para 89 dias

O tempo médio de espera para o agendamento de perícia médica no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) passou de 20 dias, antes do início das greves no setor, para os atuais 89 dias. A informação foi divulgada pelo instituto pouco depois do anúncio do retorno ao trabalho dos médicos peritos na próxima semana.

 O INSS estima que 1,3 milhão de perícias não tenham sido feitas desde o início da paralisação, em setembro do ano passado. No mesmo período, 1,1 milhão de perícias médicas foram atendidas. Entre setembro e dezembro de 2015, foram concedidos quase 608 mil benefícios por incapacidade como auxílio-doença, aposentadoria por invalidez e benefício de prestação continuada.

 De acordo com a atualização do instituto, cerca de 830 mil pedidos de concessão de benefícios desse tipo estão represados. O INSS conta atualmente com 4.330 médicos peritos, cujo salário inicial para uma jornada de 40 horas é R$ 11.383,54 chegando a R$ 16.222,88.

 Após mais de quatro meses em greve, os peritos do INSS anunciaram que voltarão ao trabalho na próxima segunda-feira (25). O presidente da Associação Nacional dos Médicos Peritos, Francisco Eduardo Cardoso, informou que será mantido o estado de greve e que os profissionais farão apenas o atendimento àqueles que ainda não se submeteram à perícia médica inicial. Segundo Cardoso, não estão descartadas novas paralisações.

 Ontem (19), o ministro do Trabalho e Previdência Social, Miguel Rossetto, disse que espera colocar em dia o mais rápido possível o serviço de perícias do INSS. A paralisação foi a mais longa já registrada. “Estamos muito seguros de que, à medida que haja a finalização da greve e a volta ao trabalho, como está acontecendo, nós possamos rapidamente recuperar a normalidade operacional.” 

Agência  Brasil

Edição: Beto Coura

Cartão para passagem de ônibus a RS 3,10 começa a ser confeccionado segunda-feira

O cartão para os passageiros do transporte público de Feira de Santana, que garante o pagamento da tarifa de R$ 3,10, começará a ser feito a partir de segunda-feira, 25. Mas existe a possibilidade de antecipação para a próxima sexta, 22. A adesão é gratuita. 

 Inicialmente serão confeccionados no Terminal Central. Mas as empresas São João e Rosa estudam a possibilidade de estender o serviço a outros locais, que facilitarão sobremaneira o acesso ao cartão. 

Para fazê-lo, os interessados deverão apresentar a carteira de identidade e o CPF. A proposta é que a carga mínima será de cinco créditos e a máxima R$ 650. “São números que ainda estão sendo analisados”, afirmou o secretário de Transporte e Trânsito, Pedro Boaventura.

 Os créditos deverão ser gastos em até 90 dias, a contar da sua inserção. Outro ponto evidenciado pelo secretário é que este tipo de cartão não é de uso exclusivo do titular. “Qualquer pessoa pode usá-lo sem problemas”.

 O secretário também revelou que existe a possibilidade de que no futuro a recarga destes cartões seja descentralizada e feita em equipamentos instalados em pontos considerados estratégicos na cidade.

Governo investe na abertura de maternidade em Feira de Santana


O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesab), implantará uma maternidade para gestantes de alto risco no Hospital Estadual da Criança (HEC), no município de Feira de Santana, que será referência para todo o estado. O anúncio foi realizado pelo secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, nesta quarta-feira (20), durante visita à unidade hospitalar. Serão investidos R$ 500 mil em equipamentos e adequações estruturais. 

De acordo com o secretário, o projeto prevê 70 leitos, sendo 50 leitos de enfermaria, 10 leitos de UTI neonatal e 10 leitos de UTI adulto somente para gestantes. “Estamos ampliando e descentralizando a rede de atenção materno-infantil de alto risco em toda a Bahia, a exemplo da recente inauguração de 43 novos leitos de UTI neonatal e semi-intensiva pediátrica no Hospital Geral Roberto Santos”, afirma Fábio Vilas-Boas.

Conforme superintendente do HEC, Márcio Lima, a implantação de uma nova maternidade em Feira de Santana vai contribuir significativamente para melhorar os atendimentos no estado. “Considero uma tendência quando as unidades pediátricas tornam-se unidades materno-infantis. Fico feliz que o HEC tenha se enquadrado nesta tendência e parabenizo o secretário pela iniciativa”, declara.

O projeto prevê que a maternidade para gestantes de alto risco será 100% regulada, ou seja, atendimento das gestantes não ocorrerá a partir da demanda espontânea da população. A expectativa é que a maternidade comece a funcionar ainda no início do segundo semestre. 

Na área da saúde, outros investimentos estão previstos para 2016 na Bahia, como a duplicação da capacidade do Hospital João Batista Caribé, em Salvador, e a requalificação de 25 maternidades em todo o estado, com investimentos estimados em R$ 80 milhões.


Dados 

Feira de Santana possui três unidades hospitalares com atendimento obstétrico pelo SUS, que totalizam 163 leitos. O Hospital Geral Clériston Andrade dispõe de 28 leitos, o Hospital da Mulher Inácia Pinto possui 89 leitos e o Hospital Mater Dei tem 46 leitos. Atualmente, a principal referência para gestantes de alto risco é o Hospital Geral Clériston Andrade. 

Segundo o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), até 2015, em toda a Bahia existiam 314 leitos de UTI Neonatal, sendo 208 exclusivamente do Sistema Único de Saúde (SUS), além de 132 leitos pediátricos, dos quais 104 eram públicos.

Fonte: Ascom/Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab)






terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Caixa concede patrocínio de R$ 83 milhões a dez times de futebol

A Caixa Econômica Federal anunciou hoje (19) o patrocínio, no valor de R$ 83 milhões, a dez clubes brasileiros. Oito clubes tiveram os patrocínios renovados e dois contratos são novos: do Cruzeiro e do Atlético Mineiro. Os patrocínios foram publicados na edição desta terça-feira doDiário Oficial da União.

 O Flamengo recebe o maior valor: R$ 25 milhões. Em seguida, vêm o Cruzeiro e o Atlético Mineiro, com R$ 12,5 milhões cada. O Sport do Recife, o Coritiba, o Atlético Paranaense, o Vitória da Bahia recebem R$ 6 milhões cada. O Chapecoense e o Figueirense ficam com R$ 4 milhões cada e o CRB de Alagoas, R$ 1 milhão. Os contratos assinados têm vigência até 31 de dezembro deste ano. 

A presidenta Dilma Rousseff, que participou da cerimônia de assinatura dos contratos de patrocínio, disse que os dez clubes carregam a paixão de milhões de torcedores do país. “Com os recursos obtidos, tenho certeza de que vão trabalhar para garantir a qualidade do nosso futebol. Como mineira, vejo com satisfação que os dois maiores clubes de Minas Gerais entraram nesse grupo. Dou as boas-vindas ao Cruzeiro e ao meu querido Atlético, que passam a contar a partir deste ano com patrocínio da Caixa”.

 Segundo a presidenta, o apoio da Caixa ao futebol em 2016 irá além desses contratos. “Estão previstas ainda a renovação do contrato do Corinthians e as negociações com o Atlético de Goiás e o Vasco. Estão previstos também o patrocínio à Copa do Nordeste, à Copa Verde, às séries B e C do Campeonato Brasileiro, ao Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino e ao Torneio Internacional de Futebol Feminino”, afirmou Dilma.

Agência Brasil 

Divulgada nova lista de professores convocados na seleção Reda

O Governo do Estado divulgou, na edição desta terça-feira (19) do Diário Oficial, mais uma convocação de professores aprovados no Processo Seletivo Simplificado pelo Regime Especial de Direito Administrativo (Reda). São 268 convocados para a Educação Básica e Educação Profissional. Até agora, o Estado já convocou 6.707 aprovados na seleção e 3.891 professores já assinaram o contrato. A ação faz parte do programa Educar para Transformar, que visa melhorar a educação pública na Bahia. A relação com o nome dos novos convocados está disponível no Portal da Educação.

 A partir da convocação, o professor tem um prazo de dez dias para assumir, caso não o faça, abrirá precedente para a convocação de outros aprovados, de acordo com o número de vagas que foram disponibilizadas. Os professores irão fazer parte do sistema integrado de recursos humanos do Estado, tendo vantagens como o pagamento previsto em tabela publicada pela Secretaria da Fazenda do Estado, ao plano de saúde Planserv, e terão direito ao 13º salário e férias após um ano de trabalho.

Prefeituras e governo do Ceará decidem não usar verbas públicas no carnaval

A crise financeira nos municípios e a necessidade de investir em áreas prioritárias, como o enfrentamento aos efeitos da seca, levaram boa parte das prefeituras de cidades do Ceará e o próprio governo do estado a não destinar verbas públicas para festas de carnaval neste ano.

 A situação é acompanhada de perto por órgãos como o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e o Ministério Público do Ceará (MPCE). O TCM enviou ofício a todas as 184 prefeituras do estado recomendando que as administrações usem recursos públicos em atividades festivas de carnaval somente após quitarem todos os compromissos financeiros.

 “Em respeito à crise, a maioria dos prefeitos decidiu não fazer carnaval. Este é um momento de dificuldades e os gestores agem conforme suas consciências”, disse o presidente da Associação dos Prefeitos do Ceará (Aprece), Expedito José do Nascimento.

 A queda de arrecadação e atrasos nos repasses de verbas federais, a exemplo do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), são dois dos principais problemas enfrentados pelas prefeituras cearenses, de acordo com o presidente da associação. Somados a isso, estão os aumentos do salário mínimo e do piso do magistério, que provocam forte impacto nas finanças municipais.

 O MPCE também fez recomendações específicas a determinados municípios, a exemplo de Pacajus, na região metropolitana de Fortaleza. O órgão pediu que o Poder Público municipal não faça despesas durante o carnaval enquanto a prefeitura não sanar questões financeiras, como o pagamento dos salários dos servidores.

 O secretário de Governo e Planejamento de Pacajus, Carlos Alberto Brito Paixão, confirma que a prefeitura vai seguir a recomendação do MP. “Há uma incompatibilidade financeira e é impossível o município realizar eventos no carnaval com dinheiro público.” De acordo com ele, o município tenta manter a folha de pagamento em dia e está fazendo demissões para ajustar os gastos.

 Na recomendação, o TCM considera que os gastos públicos com o carnaval nos municípios só se justificam caso os eventos sejam de interesse público relevante ou incrementem receitas decorrentes de atividades turísticas

. Em Aquiraz (região metropolitana de Fortaleza), segundo o secretário de Cultura e Turismo, Rodolfo Forte, a solução para manter o carnaval sem mexer nos cofres públicos foi atrair recursos privados. “Para obter a permissão da prefeitura para realizar suas festas, as empresas privadas precisam fazer um termo de doação das atrações e da sua estrutura para o carnaval público. O município não tem condições nem deve gastar nada com o carnaval, pois a prioridade é para água, saúde, educação. Por isso trabalhamos com essa contrapartida.

” No âmbito estadual, o governador Camilo Santana assinou decreto proibindo que órgãos e entidades estaduais repassem recursos com finalidade de patrocínio ou apoio a eventos relacionados à folia de Momo, com exceção dos investimentos do Edital Carnaval do Ceará, previsto em lei e que apoia manifestações culturais populares, como maracatus e afoxés. Neste ano, o edital disponibiliza R$ 1,1 milhão.

Agência Brasil 

Candidatos podem aderir à lista de espera do Sisu até o dia 29 de janeiro

Os candidatos que não foram selecionados na chamada regular do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) podem participar da lista de espera até o dia 29 de janeiro. Também pode participar da lista o candidato que foi selecionado para o curso que escolheu como segunda opção ao fazer a inscrição. A adesão à lista de espera deve ser feita no portal do Sisu. 

Para aderir, o estudante acessa o sistema e, em seu boletim, precisa clicar no botão que corresponde à confirmação de interesse em participar da lista de espera do Sisu. Ao finalizar, o sistema emite uma mensagem de confirmação. 

A convocação para matrícula dos candidatos em lista de espera começa no dia 4 de fevereiro. Na lista de espera, a convocação cabe às próprias instituições de ensino.

 O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação por meio do qual os estudantes participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) concorrem a vagas de ensino superior em instituições públicas. Nesta primeira edição de 2016, foram ofertadas 228 mil vagas em 131 instituições públicas de educação superior.

Agência  Brasil 

Inscrições para o ProUni estão abertas

As inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni), no primeiro semestre de 2016, já estão abertas, exclusivamente na internet. Os estudantes têm até as 23h59 do dia 22 para se inscrever e concorrer a uma bolsa de estudo em cursos de instituições privadas de ensino superior. Nesta edição o ProUni vai ofertar 203.602 bolsas para 30.931 cursos.

 Para fazer a inscrição, o candidato deve ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015, obtido no mínimo 450 pontos na média das notas e não ter tirado nota 0 na redação. Apenas estudantes que não tenham diploma de curso superior podem concorrer às vagas. 

No momento da inscrição, será necessário informar o número da inscrição e a senha usados no Enem e o Cadastro de Pessoa Física (CPF). Ao se inscrever, o candidato pode fazer até duas opções de curso e instituição. Durante o período de inscrição, o candidato pode alterar as opções. Será considerada válida a última inscrição confirmada.

 O ProUni oferece a estudantes brasileiros de baixa renda bolsas de estudos integrais e parciais (50% da mensalidade). Podem concorrer às bolsas os alunos que cursaram o ensino médio em escolas públicas ou, na condição de bolsistas, em escolas particulares. Podem participar ainda pessoas com deficiência e os professores da rede pública que estejam exercendo a profissão. 

As bolsas integrais são para os candidatos com renda familiar bruta por pessoa de até 1,5 salário mínimo por mês e as bolsas parciais, para os participantes com renda familiar bruta por pessoa de até três salários mínimos. Estão dispensados dos requisitos de renda os professores em efetivo exercício do magistério da educação básica, integrantes de quadro de pessoal permanente de instituição pública. Eles concorrem exclusivamente a bolsas para cursos de licenciatura.

 O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 25 de janeiro e o da segunda chamada, em 12 de fevereiro. O prazo para quem não foi selecionado manifestar o interesse em lista de espera vai do dia 26 ao dia 29 de fevereiro.

Agência  Brasil 

segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Estado convoca mais 1.015 professores aprovados na seleção Reda

A Secretaria da Educação do Estado está convocando mais 1.015 professores aprovados no Processo Seletivo Simplificado pelo Regime Especial de Direito Administrativo (Reda), que irão atuar na Educação Básica. Até agora, 3.891 professores já foram convocados. A ação faz parte do programa Educar para Transformar, que visa melhorar a educação pública na Bahia. A relação com os nomes dos novos convocados está disponível na edição do dia 16 de janeiro do Diário Oficial, e também pode ser acessada no Portal da Educação

 O secretário estadual da Educação, Osvaldo Barreto, destacou que a contratação dos professores Reda vai trazer vários benefícios para os estudantes. “Com os professores, que passaram por uma seleção, estamos garantindo a segunda meta do programa Educar para Transformar, que busca garantir que todas as crianças e jovens tenham desempenho adequado às suas séries e sucesso na trajetória escolar”.

 Barreto ainda afirmou que “os professores irão fazer parte do sistema integrado de recursos humanos do Estado, tendo vantagens como o pagamento previsto em tabela publicada pela Secretaria da Fazenda do Estado, ao plano de saúde Planserv, e terão direito ao 13º salário e férias após um ano de trabalho”, afirmou.

 A partir da convocação, o professor tem um prazo de dez dias para assumir o cargo. Caso não o faça, abrirá o precedente para a convocação de outros aprovados, de acordo com o número de vagas que foram disponibilizadas. Das 6.145 vagas destinadas para esta seleção Reda, 4.616 são para a Educação Básica, 1.282 para a Educação Profissional e 247 para a Educação Indígena. Deste total, 30% das vagas foram reservadas aos candidatos negros e 5% às pessoas com deficiência.

Peritos do INSS voltam ao trabalho na segunda-feira, mas mantêm estado de greve

Após mais de quatro meses em greve, os médicos peritos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) devem voltar ao trabalho na próxima segunda-feira (25). A greve começou no dia 4 de setembro do ano passado.

 O presidente da Associação Nacional dos Médicos Peritos (ANMP), Francisco Eduardo Cardoso, informou que será mantido o estado de greve e que os profissionais farão apenas o atendimento àqueles que ainda não se submeteram à perícia médica inicial. Segundo Cardoso, não estão descartadas novas paralisações. A greve dos médicos peritos foi iniciada o dia 4 de setembro do ano passado. 

“Só vamos fazer atendimentos emergenciais dos que não passaram pelas perícias. As perícias já dadas, casos de acidente de trabalho, aposentadoria especial, aposentadoria por invalidez – qualquer um desses serviços vai continuar paralisado. O foco é o atendimento inicial do auxílio-doença. Quem tiver perícia de prorrogação, nem adianta aparecer porque não vai ser atendido”, disse o médico. Segundo Cardoso, o atendimento não será normalizado enquanto não houver avanço nas negociações com o governo. 

A decisão de retornar ao trabalho foi tomada em assembleia geral extraordinária da categoria no último dia 16, conforme registra nota da ANMP divulgada à imprensa. “Os peritos médicos do INSS irão retornar aos postos de trabalho, em estado de greve, para manter apenas o atendimento essencial, ou seja, aqueles que ainda não se submeteram à perícia médica inicial. Os segurados que já se encontram amparados pelo benefício previdenciário têm seus direitos mantidos e deverão continuar recebendo”, diz o texto.

 Em nota divulgada hoje, o instituto diz que o retorno dos peritos ao trabalho “permitirá ao INSS envidar esforços para uma rápida e completa regularização do atendimento à população, reduzindo o tempo de espera pela perícia médica e agilizando a conclusão dos processos represados”. Além disso, o INSS informa que os direitos dos segurados e os efeitos financeiros dos benefícios concedidos retroagem à primeira dada agendada, mesmo que a perícia médica tenha sido remarcada durante a paralisação. 

Conforme estimativa divulgada pelo INSS no início deste mês, mais de 1,3 milhão de perícias deixaram de ser feitas desde o começo da greve. 

Entre as reivindicações dos profissionais está o aumento salarial de 27,5%, em no máximo duas parcelas anuais, a efetivação em lei da redução da carga horária de 40 horas para 30 horas semanais, a recomposição do quadro de servidores e o fim da terceirização da perícia médica, com retorno da exclusividade da carreira médica pericial. 

Em nota divulgada no início do mês, o Ministério do Planejamento informou que o governo apresentou, em ofício enviado à Associação dos Médicos Peritos no dia 8 de dezembro, proposta que abrange a maioria dos pontos exigidos na mesa de negociação. De acordo com o ministério, os termos do acordo encaminhado aos peritos médicos incluem os mesmos itens oferecidos às demais categorias do funcionalismo, como reajuste de 10,8%, a ser pago em duas vezes, e reajuste dos benefícios sociais.

Agência  Brasil 

Matrícula na rede estadual começa na quarta-feira

A partir desta quarta-feira (20), alunos da rede estadual de ensino, pais e/ou responsáveis, já poderão realizar a matrícula para o ano letivo de 2016, acessando o Portal da Educação. O Sistema de Matrícula Online é mais uma ferramenta desenvolvida pela Secretaria da Educação da Bahia, com o objetivo de dar mais comodidade e agilidade ao processo de entrada dos estudantes à rede.

 Os alunos que não fizeram a renovação de matrícula ou que pretendem se transferir para outra unidade escolar devem utilizar o mesmo código contido na Carta de Renovação. Já os alunos concluintes do 5º e 9º ano da rede municipal (veja a relação dos municípios abaixo) têm os dias 21 e 22 deste mês (quinta e sexta-feira) para efetuar a matrícula. Estes estudantes podem se matricular de forma online, com o código entregue pela secretaria escolar. Caso necessite, o estudante ou responsável legal pode resgatar o código acessando o Portal da Educação, preenchendo os seguintes campos: nome da mãe, nome do aluno e data de nascimento.

 “A Secretaria disponibiliza esse sistema para dar mais conforto e evitar filas desnecessárias nas unidades. Ao invés de se deslocarem até a escola, a matrícula pode ser feita em casa, sem nenhuma dificuldade, por meio do sistema. Os alunos apenas devem ficar atentos ao cronograma de matrícula”, explicou a diretora de Planejamento e Atendimento da Rede Escolar, da Secretaria da Educação do Estado, Eliana Carvalho. 

 A diretora ainda ressalta que “para efetivar a matrícula online, o estudante deve utilizar o código contido na Carta de Matrícula disponibilizada pela escola e, posteriormente, confirmar sua matrícula na unidade escolar para a qual foi matriculado, por meio da entrega da documentação e captura da foto, obedecendo ao prazo estabelecido pelo Comprovante de Matrícula”.

 Os documentos necessários para a matrícula são: original do histórico escolar; original e cópia da certidão de nascimento ou RG, CPF e comprovante de residência.

 Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado

Detran apreende quadriciclos irregulares na praia de Cabuçu

Frequentadores da praia de Cabuçu, no município de Saubara, no Recôncavo baiano, foram surpreendidos pela presença da fiscalização do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), no último sábado (16). O órgão combateu o uso irregular do quadriciclo na região, a pedido de moradores que se manifestaram pelas redes sociais. 

 Em operação realizada com o apoio da Polícia Militar e do Ministério Público, o Detran apreendeu 13 quadriciclos. As principais infrações registradas foram falta de habilitação e de equipamentos obrigatórios, condução do veículo por menores de idade, e danos ao meio ambiente. "As denúncias feitas pela internet se confirmaram. Estavam circulando com quadriciclos pela areia da praia, cometendo uma série de infrações e colocando em risco os banhistas. A fiscalização será contínua em todos os locais de incidência do uso irregular do veículo", afirmou o coordenador da operação, major Luide Souza.

sábado, 16 de janeiro de 2016

Escola de Trânsito do Detran em Feira de Santana oferece três mil vagas

A Escola Pública do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) abre, na próxima terça-feira (19), às 8h, as inscrições destinadas ao preenchimento de três mil vagas do curso gratuito para a primeira habilitação, em Feira de Santana, no centro norte do estado.

 As inscrições serão feitas pelo site www.detran.ba.gov.br. O órgão chama a atenção para que os interessados não se dirijam à Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) da cidade, onde não será possível fazer a inscrição. 

 Para concorrer às vagas no curso, destinado a pessoas de baixa renda, o candidato deve residir em Feira de Santana, ser maior de 18 anos, ter renda de até um salário mínimo e estudado na rede de ensino pública ou privada com bolsa integral comprovada. Os alunos vão receber material didático e fardamento do Detran-BA para 45 horas de aulas teóricas e 25 horas de testes práticos.

 Fonte: Ascom/Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA)

Plantas da Caatinga podem ajudar a combater Aedes aegypti


Árvore de umburana, planta da Caatinga que pode ser usada no combate ao mosquito Aedes aegyptiDivulgação/Embrapa


Duas plantas comuns na Caatinga – a cutia e a umburana – estão sendo estudadas por um grupo de pesquisadores do Instituto Nacional do Semiárido por terem compostos que funcionam como biopesticidas no combate aoAedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, do vírus Zika e da chikungunya. Os testes mostraram que os compostos dessas plantas são capazes de exterminar até 50% das larvas dos mosquitos, valor de referência para que sejam classificados como eficazes. 

O coordenador da pesquisa, Alexandre Gomes, contou que desde 2011 um grupo de pesquisadores do Núcleo de Bioprospecção e Conservação da Caatinga vem estudando plantas desse bioma em busca de substâncias com propriedades larvicidas contra o mosquito. “Já sabíamos que os compostos aromáticos, ou terpenoides, reconhecidos a partir do cheiro forte de certas plantas, são inseticidas. Se eu pegar a folha da pitanga e amassar, por exemplo, vou sentir o cheiro da pitanga. O mesmo ocorre com o cravo da índia. Essas plantas têm uma quantidade boa desses compostos chamados terpenóides”, explicou. Os óleos essenciais da cutia e da umburana também são obtidos por meio do sumo da folha.

Os pesquisadores testaram os óleos essenciais de diversas plantas, seguindo o modelo definido pela Organização Mundial da Saúde (OMS). “A gente pega um recipiente, no caso, um copo descartável, faz uma solução do óleo essencial com água e, em cada copinho, coloca 50 ml de líquido e 10 larvas do mosquito. Após 24h, averiguamos quantas larvas morreram e se o resultado foi satisfatório.” 

Alexandre Gomes explicou que a grande vantagem de usar pesticidas vegetais, orgânicos, é que essas substâncias são mais seletivas e agem em pragas específicas. Os resultados dos testes mostraram que os óleos matam mais de 50% das larvas, número de referência na biologia para saber se um composto funciona. “Um produto é considerado eficaz quando mata 50%”, ressaltou.

 Testes 

Agora, para que esses óleos essenciais possam se tornar produtos comerciais, os pesquisadores estão investigando se só fazem mal aos mosquitos. “Apesar de ser um produto natural, precisamos saber até que dose podemos utilizar, até que ponto não fazem mal. Estamos em fase de teste de toxicidade para saber se não causam danos a células humanas e a outros organismos”, explicou. Segundo ele, os testes de toxicidade vão permitir que saibam a dose exata. “Ainda no primeiro semestre teremos os resultados”, acrescentou.

 A expectativa do pesquisador é que no segundo semestre a equipe comece a buscar parcerias com a iniciativa privada para que esses óleos possam chegar ao mercado. “Infelizmente, no Brasil, o pesquisador não é preparado para ser empreendedor. Esta é a grande limitação dos pesquisadores: conseguir transformar a pesquisa em produtos. A gente só vai conseguir fazer isso com a iniciativa privada.”

 As plantas usadas foram coletadas no Parque Nacional do Catimbau, em Pernambuco, e também podem ser encontradas em Sergipe e no Espírito Santo.

Agência Brasil 

Central Estadual de Regulação mantém funcionamento 24 horas por dia

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informa a população que a Central Estadual de Regulação (CER) está em funcionamento, com profissionais trabalhando 24 horas por dia, sete dias por semana. Isto significa que não há qualquer tipo de desassistência, e a regulação de pacientes é feita sem intercorrências.

 Segundo a Sesab, está em andamento o processo de negociação com a categoria de médicos reguladores, conduzido pela Secretaria da Administração (Saeb), porque o pleito principal é a retirada do adicional de insalubridade, ação correcional realizada por meio da Saeb e respaldada pela Procuradoria Geral do Estado (PGE) e da Auditoria Geral do Estado (AGE), que identificaram irregularidades na prática remuneratória do adicional. 

 De acordo com a Secretaria da Saúde, são realizadas reuniões periódicas com as entidades de classe. Os servidores que considerarem que executam atividades, ou operações insalubres, devem se dirigir ao setor de Recursos Humanos da sua unidade, a fim de que seja encaminhado o processo para a reavaliação da Junta Médica do Estado, órgão competente para a concessão, inclusive com efeito retroativo.

 Fonte: Ascom/Secretaria da Saúde do Estado (Sesab)

Sorteadas 2.201 vagas para os colégios e creche da PMBA

A Polícia Militar da Bahia (PMBA) realizou o sorteio eletrônico das 2.201 vagas para a Creche e Colégios da PM (CPMs) na manhã desta sexta-feira (15), no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador. Candidatos e representantes puderam acompanhar os sorteios presencialmente em um dos dois auditórios no IAT e por meio do site da PMBA.

 Com o objetivo de dar mais transparência ao processo, estiveram presentes o conselheiro da Ordem dos Advogados da Bahia (OAB), Antônio Valdir Santos, a promotora de Justiça Maria Pilar Menezes e a coordenadora de educação da Secretaria da Educação do Estado, Gabriela Silva Aragão.

 Segundo o coordenador dos Colégios da Polícia Militar e da Creche, major Copérnico, para a seleção deste ano houve 38.452 inscritos em toda Bahia. A creche ofereceu 36 vagas. Os CPMs de Dendezeiros, da Ribeira e de Feira de Santana lideraram a procura dos candidatos, com 13.570, 4.518 e 3.105 inscritos, respectivamente.

 A qualidade do ensino oferecido pelos CPMs é um dos principais motivos que provocam a grande procura pelas instituições militares de ensino. “Essa repercussão se dá tanto pela qualidade de um ensino gratuito, quanto pelos resultados positivos obtidos por nossos alunos quando se submetem às avaliações externas, como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)”, enfatizou o major Copérnico.

 Ao lado do pai e da avó no auditório do IAT, Mariana Nascimento, 12 anos, fez uma oração pedindo a Deus uma das disputadas vagas do CPM. “Sonho muito com a possibilidade de estudar no Colégio da PM, que é referência na qualidade de ensino, ordem e disciplina,” revelou. Os candidatos, interessados e representantes dos inscritos já podem consultar a lista de aprovados no processo seletivo no site da PMBA.

 Fonte: Ascom/Polícia Militar da Bahia (PMBA)

USF do Feira VI está pronta para ser inaugurada

Em breve o bairro do Feira VI irá ganhar uma nova Unidade de Saúde da Família (USF). Com um prédio modernizado, a obra já foi concluída, esperando apenas alguns ajustes para ser inaugurada. O prefeito José Ronaldo visitou o local na manhã desta sexta-feira, 15.

 “Já podemos inaugurar?”, indagou o prefeito ao responsável pela obra, recebendo o sinal de positivo. “Vou marcar o dia para entregar a unidade para a população. Ficou muito bonita e vai beneficiar essa população”, afirmou o prefeito.

 A unidade de saúde vai ser composta por duas equipes de profissionais, lideradas por dois médicos, cada um responsável por uma região do bairro. A estrutura física também é dobrada, com dois consultórios médicos, duas salas para odontologia e dois consultórios de enfermagem, além das demais dependências.

 Novo Horizonte 

Ainda visitando obras, o prefeito também conferiu o andamento da reforma e ampliação da USF Osvaldo Requião, no bairro Novo Horizonte. Os serviços estão na fase de conclusão.

 Com um investimento superior a R$ 160 mil o prédio ganhou novas dependências, estrutura modernizada, reparação nas redes elétrica e hidráulica e implantação do revestimento de cerâmica nas paredes.

Piso salarial dos professores sobe 11,36% e passa a ser de R$ 2.135

O piso salarial dos professores terá reajuste de 11,36%, anunciou hoje (14) o ministro da Educação, Aloizio Mercadante. Com isso, o valor passa de R$ R$ 1.917,78, em 2015, para R$ 2.135,64, em 2016. O índice representa um aumento real de 0,69%, considerando a inflação oficial de 10,67%. 

Ontem (14), o Ministério da Educação (MEC) recebeu dos estados e municípios pedido de adiamento do reajuste para agosto e que o índice fosse 7,41%. Ao anunciar o valor hoje, Mercadante ressaltou que a pasta apenas cumpre a lei vigente.

 "Muitos estados e municípios têm uma situação mais sensível, o que a gente pede é que haja disposição de diálogo, de busca de negociação entre sindicatos e governos, para que seja pactuado – onde não há condições –, com transparência, uma política de pagamento do piso que seja compatível [com a situação local]", disse Mercadante.

 Pela lei, o piso vale a partir de janeiro, mas o ministro destacou que isso pode ser negociado entre trabalhadores e governos.

 Lei do Piso 

O piso salarial dos docentes é reajustado anualmente, seguindo a Lei 11.738/2008, a Lei do Piso, que vincula o aumento à variação ocorrida no valor anual mínimo por aluno definido no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

 Desde de 2009, com o início da vigência da lei, até 2015, segundo Mercadante, o piso dos docentes teve aumento real, ou seja, acima da inflação no período, de 46,05%. Mercadante disse que o percentual de aumento foi um dos maiores entre todas as categorias, públicas ou privadas, mas reconheceu que há uma desvalorização histórica dos salários dos professores.

 "Herdamos uma situação de salários muito baixo dos professores. Apesar desse crescimento, ainda é um salário pouco atrativo".

 O piso é pago a profissionais em início de carreira, com formação de nível médio e carga horária de 40 horas semanais. Pela lei, os demais níveis da carreira não recebem necessariamente o mesmo aumento. Isso é negociado em cada ente federativo.

 Em um contexto de crise, estados e municípios alegam dificuldade em pagar o valor definido pela lei. Ontem, os estados pediram que o MEC complementasse o valor aos governos em situação mais delicada, o que também está previsto em lei. Mercadante disse que a complementação pode ser negociada, desde que haja uma proposta consensual entre estados e municípios. Quando receber a proposta, a pasta avaliará a viabilidade, segundo o ministro.

 Histórico 

Em 2009, quando a Lei do Piso entrou em vigor, o pagamento mínimo para professores passou de R$ 950 para R$ 1.024,67, em 2010, e chegou a R$ 1.187,14 em 2011. No ano seguinte, o piso passou a ser R$ 1.451. Em 2013, subiu para R$ 1.567 e, em 2014, foi reajustado para R$ 1.697. Em 2015, o valor era R$ R$ 1.917,78. Na série histórica, o maior reajuste do piso foi registrado em 2012, com 22,22%.

 Apesar dos aumentos, atualmente, os professores recebem cerca de 60% do salário das demais carreiras com escolaridade equivalente. A melhora do salário dos professores faz parte do Plano Nacional de Educação (PNE), lei que prevê metas para a melhoria da educação até 2024. Até 2020, os docentes terão que ter rendimento equiparado ao dos demais profissionais com escolaridade equivalente.

Agência  Brasil 

quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Matrícula para alunos novos será entre 25 e 29 de janeiro


Será realizada entre os dias 25 e 29 de janeiro a matrícula de alunos novos e transferidos para a Rede Municipal de Ensino. A matrícula acontece em cada uma das 210 escolas municipais.

 De acordo com a secretária municipal de Educação, Jayana Ribeiro, a Rede Municipal tem capacidade para atender a aproximadamente 50 mil alunos, mas a expectativa é de matricular 47 mil. "Nos últimos três anos trabalhamos no reordenamento da Rede, o que implicou na abertura até o momento de 15 novas escolas, distribuídas pelos bairros que apresentam uma significativa demanda e, em alguns casos, o fechamento de escolas pequenas com uma estrutura antiga e que muitas vezes não atendem comodamente aos alunos e professores", destaca Jayana.

 Este ano serão matriculados também alunos para quatro novas escolas, das quais três são creches situadas nos bairros Mangabeira, Feira VII e Santo Antonio dos Prazeres. A quarta escola, também situada no Muchila, vai atender a alunos do Ensino Fundamental. Os bairros que mais apresentam demanda por vaga são Mangabeira, Conceição, Tomba e Asa Branca, entre outros.

 A matrícula é descentralizada, mas os casos específicos são orientados pela própria Secretaria Municipal de Educação, na Divisão de Informações Educacionais. Os pais ou responsáveis, caso tenham dificuldade, devem dirigir-se pessoalmente ao setor a fim de obter orientações.

 Os documentos exigidos no ato da matrícula são: histórico escolar (original); cópia da certidão de nascimento ou carteira de identidade; 1 foto 3 x 4; das crianças beneficiárias do Bolsa Família, deve ser apresentada também cópia do cartão em nome do pai, mãe ou responsável; das crianças de Educação Infantil, deve ser apresentada cópia do cartão de vacinação atualizado; e finalmente cópia do comprovante de residência atualizado. De todos os documentos, com exceção da fotografia, devem ser apresentados no ato o documento original para fins de conferência.

Vigilância registra apenas um caso de chikungunya na 1ª semana do ano

Apenas um caso suspeito de chikungunya foi notificado pela Vigilância Epidemiológica de Feira de Santana na primeira semana deste ano. No ano passado, a média semanal chegou a 77.

 As notificações de dengue clássica em 2015 chegaram a 51 casos, por semana, em média. Na primeira semana deste ano, este número não passou de dez.

 A Viep também constatou redução nos casos de zika vírus, quando comparadas as médias de notificações semanais entre os dois anos. Neste, foram seis casos, contra 27 em 2015.

 Os números mostram que as medidas preventivas adotadas pela Secretaria de Saúde a proliferação do mosquito aedes aegypti, vetor das doenças, estão surtindo efeito. 

 A Secretaria de Saúde realiza ações com vistas ao controle da doença, bem como da reprodução do inseto, como acompanhamento e monitoramento dos casos dos casos notificados.

 Também estão sendo feitos tratamento focal e perifocal e bloqueios com bomba costal – pulverização dentro das casas onde mora a pessoa que está com a doença. 

 Se a pessoa contraiu chikungunya, são dois ciclos de bloqueio, e no caso de dengue, um. O tratamento com a bomba é feito no raio de 50 metros da residência. As equipes também realizam a distribuição de material informativo aos moradores dos bairros visitados.

Lavagem do Bonfim

Fotos/ Renivaldo Luz