quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Começam comemorações a Santa Bárbara


Considerada padroeira dos feirantes do Centro de Abastecimento, Santa Bárbara já está sendo comemorada por alguns segmentos religiosos em Feira de Santana. As orações e celebrações religiosas em devoção à santa foram iniciadas com o tríduo pela Igreja Católica, no templo da Igreja Senhor dos Passos, na manhã desta quarta-feira, 30, e culmina com uma festa no entreposto comercial, na manhã do próximo sábado, 03, véspera da data oficial das homenagens no calendário religioso.

 A missa, celebrada pelo padre Wilson e o diácono Gilberto Santana, marca o início do tríduo que este ano tem como tema “Santa Bárbara: Mártir e Missionária”, o que, conforme o representante da Igreja Católica, significa que “todos nós ao sermos batizados somos missionários e missionárias, e devemos dar continuidade ao trabalho de Cristo, tornando Deus sempre conhecido”.

 As comemorações ganham corpo no sábado, 03, pela manhã, quando será celebrada missa e procissão no Centro de Abastecimento, com a imagem de Santa Bárbara saindo da Igreja Senhor dos Passos em direção ao entreposto comercial, onde será recebida com festa por católicos e umbandistas, já que no sincretismo religioso a santa também é considerada como Iansã, a deusa dos raios e trovões.

 Ainda durante as festividades, o banho de cheiro e homenagens de mães de santo, além da oferta do tradicional caruru de Santa Bárbara para os feirantes do entreposto comercial e visitantes.

Nenhum comentário: