terça-feira, 18 de outubro de 2016

HGE 2 já está operando com 100% da capacidade

HGE 2 está operando com 100% operacional

Com 161 novos leitos e 11 salas cirúrgicas, o Hospital Geral do Estado 2 (HGE 2), inaugurado no mês de setembro, está operando com 100% da capacidade. O secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, esclarece que de forma similar à inauguração de outras unidades hospitalares, a ocupação dos leitos se dá de forma progressiva.

 “As Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) estão com 80% de ocupação e, nesta terça-feira (18), novos pacientes serão transferidos. Já a UTI pediátrica está aberta para ocupação plena, porém, felizmente, ainda não houve demanda”, explica Vilas-Boas, lembrando que após 25 anos de funcionamento ininterrupto, algumas alas do HGE 1 serão reformadas para aperfeiçoar a assistência à saúde dos pacientes. O complexo do HGE 1 e 2 é referência no atendimento de urgência e emergência de trauma na Bahia e, para atender os mais de 60 mil pacientes por ano, as unidades contam com um novo parque de imagem, com dois tomógrafos, raio-x e, em breve, uma ressonância magnética.

 De acordo com o diretor médico do programa de bioimagem do estado, Gustavo Balthazar, “o exame adequado para pacientes críticos é a tomografia, pois a captura da imagem se dá em menos de dez segundos no caso de um crânio. Já a ressonância é indicada para pacientes estáveis, pois em função dos princípios físicos utilizados pelo equipamento, a duração de um exame varia entre 20 e 60 minutos”, explica.

 Mesmo a ressonância não sendo um exame que faz parte das rotinas de urgência/ emergência, ainda mais de trauma, o HGE terá o equipamento no primeiro trimestre de 2017 para atender, sobretudo, pacientes vítimas de traumatismo raquimedular. “Dessa forma, eles não precisam ser removidos para outra unidade e a capacidade excedente de exames será ofertada à rede hospitalar do estado”, pontua o secretário.

 PPP de Imagem 

 A Parceria Público-Privada (PPP) entre o Governo do Estado e a Rede Brasileira de Diagnóstico (RBD), firmada em 2015 tem possibilitado, simultaneamente, ampliar a capacidade de atendimento à população, reduzir custos e promover melhorias nos serviços prestados, como maior precisão do diagnóstico e agilidade na entrega dos resultados.

 O investimento total para a implantação da PPP Diagnóstico por Imagem é de mais de R$ 80,2 milhões, o que inclui obras e a aquisição de novos equipamentos de ressonância, tomografia, mamógrafos e raio-x em todo o estado. As unidades contempladas são: Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), Hospital Geral do Estado (HGE), Centro Estadual de Oncologia (Cican), Hospital Especializado Octávio Mangabeira (HEOM) e Hospital Geral Ernesto Simões, Hospital Geral Menandro de Faria (Lauro de Freitas), Hospital Geral de Camaçari, Hospital Geral Luis Viana Filho (Ilhéus), Hospital Regional de Guanambi e Hospital Geral de Vitória da Conquista.

Nenhum comentário: