quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Encontro fortalece cadeia produtiva do mel da Bahia

Encontro fortalece cadeia produtiva do mel da Bahia

Representantes de empreendimentos, especialistas e agentes comunitários das cadeias produtivas da Apicultura e Meliponicultura estarão reunidos até esta quinta-feira (20), no Centro de Formação da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado (SDR), no bairro de Itapuã, em Salvador, para discutir ações e estratégias de fortalecimento da produção em toda a Bahia.

 O evento, iniciado na terça (18), é organizado pela Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e Superintendência de Agricultura Familiar (Suaf), órgãos vinculados à SDR, e tem ainda o objetivo de formalizar a Rede de Especialistas das cadeias produtivas Apicultura e Meliponicultura, construir uma agenda de trabalho, discutir o papel dos agentes comunitários de Apicultura (ACA’s) e apresentar as estratégias de assistência técnica e extensão rural (Ater).

 De acordo com o superintendente da Bahiater, Ivan Fontes, o encontro é um importante passo para continuar consolidando as cadeias da Apicultura e Meliponicultura no estado. “Queremos atrair ainda mais ações, fazendo parcerias com outros órgãos e instituições”. O agricultor familiar e apicultor, Francielio da Silva, afirmou que eventos como esse, organizados pelo Governo, valorizam o apicultor. “Essas capacitações alavancam a nossa produção e contribuem para que a gente consiga se organizar melhor”.

 O coordenador do Bahia Produtiva, projeto executado pela CAR, Fernando Cabral, informou que o encontro reúne Agentes Comunitários de Apicultura (ACA’s) das 55 entidades selecionadas pelo projeto. “Essa é também uma capacitação daqueles que darão suporte ao Bahia Produtiva, onde vamos uniformizar a metodologia aplicada e a forma de atuação”. Para o superintendente da Suaf, Marcelo Matos, esse é um momento importante que reúne pessoas altamente qualificadas no assunto. “A cadeia do mel é referência. Esse tipo de interação fortalece as organizações e ajuda a disseminar as informações”.

 Mel é destaque na agricultura familiar 

 O mel da Bahia vem se destacando entre os estados brasileiros. Segundo dados do Instituto Nacional de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados neste mês, o estado ocupa agora o primeiro lugar na produção de mel da região Nordeste. No ranking nacional, saltou do 7º lugar para 3º lugar, com uma produção de mais de 4,5 mil toneladas por ano. Atualmente possui 20 mil apicultores, sendo 99% da agricultura familiar. Mais informações estão disponíveis no site da SRD.

Nenhum comentário: