segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Cortejo cultural marcou abertura oficial do 9º Fenatifs


A 9ª edição do Festival Nacional de Teatro Infantil de Feira de Santana, o Fenatifs, teve seu início oficialmente decretado na tarde desta segunda-feira, 3. Este ano, estarão juntos no evento, artistas de todos os cantos do Brasil para abordar o tema “Artistas de todo o país: Unidos Pela Arte” pelas ruas, teatros e distritos do município. Grupos e companhias teatrais de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Norte, Brasília, entre outros, farão mais de 50 apresentações até o próximo dia 12, Dia da Criança.

 A abertura do evento foi marcada por um cortejo pelo centro da cidade saindo do Centro de Cultura Amélio Amorim, seguindo em veículos e trenzinho pela Presidente Dutra, entrando na J.J. Seabra com destino a Getúlio Vargas. Apesar de o Fenatifs prometer entretenimento cultural voltado principalmente para as crianças, a comitiva atraiu olhares e risos durante todo o percurso, não só delas, como também dos adultos e até dos idosos.

 Chegando à Praça J. Pedreira, foram iniciadas a apresentações da Cia Arte e Riso (RN) e do Palhaço Tziu (BA). A interatividade dos artistas com o público marcou este momento. Os malabaristas da Cia fizeram brincadeiras acrobáticas com as crianças e o Palhaço Tziu também não as deixou de fora. Além deles, gigantes de perna de pau animaram o ambiente, artistas apresentaram um número com diabolô e uma artista cadeirante demostrou todo seu talento e força ao se equilibrar em sua cadeira.

 Elizete Destéffani, coordenadora geral do Festival, afirma que considera um marco histórico reunir tantos artistas em Feira de Santana, por conta de a Companhia Cuca de Teatro ter enfrentando muitas dificuldades este ano. “Poder proporcionar isso em 2016 chega a ser emocionante. Esse é o 9º Festival, e, mais do que tudo, representa a nossa resistência enquanto artistas, por que tudo pode acontecer, mas a arte nunca pode morrer”, completou.

 A solenidade foi finalizada no Mercado de Arte Popular (MAP) onde público e artistas presentes caíram no samba ao som do Grupo Quixabeira da Matinha. A programação do Fenatifs ainda apresenta intensa variedade. Dentre os vários espetáculos, estão o “Um sonho de Rabeca no Reino da Bicharada” às 9h e 15h no Teatro Margarida Ribeiro e o “Magia” no distrito de Matinha às 10h. Ambos acontecem nesta terça-feira, 4.

Nenhum comentário: