segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Bahia sedia maior evento de mountain bike das Américas

Governador Rui Costa se reúne com dirigentes da Brasil Ride

Municípios da Costa do Descobrimento, no extremo sul da Bahia, vão recepcionar mais de mil atletas de pelo 23 países para o maior evento de mountain bike das Américas, o Brasil Ride. Lançado oficialmente nesta segunda-feira (10), a maratona ciclística internacional acontece entre os dias 15 e 22 deste mês e vai passar por três cidades baianas, nas quais os ciclistas percorrerão mais de 500 quilômetros pelas belas paisagens e terrenos desafiadores da região. Esta é a sétima edição do evento, que era realizado anteriormente na Chapada Diamantina e em 2016, pela primeira vez, acontece no sul do estado. Lançado oficialmente em reunião realizada na Governadoria, nesta segunda (10), com a presença do governador Rui Costa e organizadores, o evento recebe apoio do Governo do Estado e investimentos da ordem de R$ 560 mil.

 Para a Bahia, sediar um evento que está entre as seis provas mais importantes do mundo na modalidade representa movimentação econômica e, sobretudo, estímulo ao esporte, acredita o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Álvaro Gomes. “Depois de repercutir mundialmente, essa prova passa a ser sediada na Costa do Descobrimento, principalmente pela capacidade e estrutura hoteleira, de receptivo, para receber esse número de pessoas, que cresce a cada ano. Isto aquece a economia, gera renda para o povo baiano, mas, principalmente, promove o esporte como fator de inclusão social”, explicou o secretário.

 Para o fundador do Brasil Ride, Mario Roma, a Bahia é um dos símbolos do País e, por isso, o resultado da parceria que já dura seis anos entre a organização e o Governo do Estado é um sucesso. “A Bahia tem o tempero mágico do Brasil, é o símbolo do País e as trilhas aqui são fantásticas, o clima é fantástico, sem contar com o calor do povo baiano. Com a mudança para a Costa do Descobrimento, é tudo novo, para nós, da organização, para os atletas, para as cidades. É tudo um desafio, como sempre. O prato é diferente, mas a pimenta é a mesma”, contou Mario.

 Provas 

 No Brasil Ride, 500 atletas percorrerão 538,8 quilômetros da ultramaratona que passam pelas cidades de Porto Seguro, no distrito de Arraial D’Ajuda, e Guaratinga. Serão percorridas sete etapas durante os sete dias de competição, e, ao final, sobem ao pódio os três times de atletas que completarem a prova com o menor tempo. A competição é realizada em equipes e disputada em seis categorias, passando por região litorânea e trecho de montanhas, numa variação altimétrica de mais de 10,5 mil metros. No último dia o número de ciclistas cresce participam 1.000 ciclistas da maratona que completa a semana de Brasil Ride no Extremo Sul do Estado.

 Para o atleta brasileiro Henrique Avancini, atual bicampeão brasileiro de mountain bike e 15º atleta do mundo na modalidade, as trilhas baianas prometem grandes desafios. “Numa competição como essa, não é a distância de mais de 100 quilômetros diariamente que cansa os atletas. É o acúmulo dessa quilometragem em dias seguidos, em terrenos muito bonitos, mas hostis para os ciclistas. O cenário é que sempre ajuda, a Bahia oferece terrenos muito diferentes, com dificuldades muito diversas. Serão entre cinco e seis horas pedalando e olhar para a paisagem baiana é sempre inspirador”, explicou o ciclista.

Nenhum comentário: