quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Redes de abastecimento de água em Candeal e Ichu serão ampliadas

Secretário de Infraestrutura Hídrica, Cássio Peixoto, assina a autorização para início das obras e extensão de redes de distribuição de água e ligações domiciliares, no município de Ichu

Só quem vive nas cidades do semiárido sabe como é difícil a convivência com a escassez da água. Esta realidade se torna ainda mais difícil quando se vive distante das sedes. Para melhorar a qualidade de vida dos baianos que vivem na zona rural dos municípios de Candeal e Ichu, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), irá reforçar os sistemas de abastecimento de água nas duas cidades, além da extensão de redes para atender a sete povoados – Macaco, Quatro Estradas e Chapada, que pertencem a Candeal; e Canavial, Alto Alegre, Massapé e Consolo, em Ichu.

 Representando o governador Rui Costa, o titular da SIHS, Cássio Peixoto, esteve nos dois municípios, na manhã desta quinta-feira (25), para autorizar o início das obras. Na oportunidade, o secretário informou que o processo licitatório será realizado ainda neste mês de agosto e que o prazo de execução da obra é de um ano. "É uma obra importante para o semiárido baiano. A extensão das redes vai beneficiar mais de mil habitantes da zona rural, nas duas cidades. Um investimento da ordem de R$ 3,4 milhões, com recursos do Fundo de Combate à Pobreza, que levará água para quem mais precisa", destacou. As intervenções integram o conjunto de iniciativas do programa Água para Todos, coordenado pela SIHS, e serão executadas pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa).

 Além de pequenos produtores rurais, muitos estudantes dos povoados que serão beneficiados prestigiaram os eventos de autorização das obras, realizados nos dois municípios. Moradora do povoado de Macaco, Carla Fiais esteve entre as centenas de alunos da rede estadual de ensino, que estudam em Candeal e que acompanharam o evento. De acordo com ela, o anúncio da chegada da água já mexeu com a autoestima da população. "Nós buscamos água nos tanques. É muito difícil. A água lá está acabando. Depois da inauguração dessa rede de abastecimento vai ficar mais fácil para gente", ressaltou.

 A dona de casa, Maria Izabel Ferreira, 61 anos, mora na sede de Candeal, mas sabe o quanto a água é importante para quem vive no semiárido. "A gente tem que lavar roupa, lavar prato. Água é vida. Precisamos muito da água", afirmou. Nascido no distrito de Canavial, em Ichu, o pedreiro aposentado Antônio Carneiro, 58, tem muitos parentes e amigos na localidade. Por esta razão, visita o povoado com frequência. Ele lembra dos tempos difíceis em que precisou carregar baldes de água para o consumo da família e afirma que muita gente saiu de Canavial por conta da falta d'água. "Lá é um lugar alto. Então, a água é difícil. Os açudes não duram muito tempo. Com o sol, a água desaparece de repente. Eles estão esperando com muita alegria [a chegada da água encanada]. Vai mudar muito a vida deles”.

Nenhum comentário: