quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Feira quer silêncio apreendeu mais de 400 aparelhos de som neste ano

Apenas neste ano mais de 400 aparelhos e acessórios de som automotivos foram apreendidos durante as operações “Feira Quer Silêncio”. Em três anos, mais de 2,6 mil destes aparelhos foram apreendidos em blitzen realizadas semanalmente em bairros e distritos.

 As operações são realizadas aos finais de semana e delas participam a Secretaria de Meio Ambiente, Guarda Municipal e a Polícia Militar. Mais prepostos da Polícia Civil, MPE (Ministério Público Estadual), Justiça e a SMT (Superintendência Municipal de Trânsito).

 São apreendidos os aparelhos ligados e que emitem, no momento da verificação, mais de 70 decibéis, de dia, e acima de 60 decibéis, à noite. “Acima destes níveis sonoros as pessoas que moram próximas da origem do som ficam incomodadas, principalmente à noite”, disse o secretário Maurício Carvalho.

 Além dos automóveis, casas noturnas e bares também são notificados, quando constatados o problema. A medição é feita eletronicamente – é usado um decibelímetro. Na semana passada algumas aparelhagens foram apreendidas. Em um caso, o som estava mais de 40 pontos acima do limite permitido para o horário – à noite.

 O secretário afirmou que a equipe atende a denúncias feitas pelos telefones 156 e 3626.4401, mais aquelas que são feitas diretamente na Semmam. A Secretaria de Meio Ambiente fica à rua Leolinda Bacelar, 224, na Kalilândia.

 Ele explica que nem sempre da tempo para atender a demanda, principalmente quando há necessidade de se dirigir à delegacia para registrar a ocorrência. “E também deve-se ser levado em consideração o tempo de deslocamento da equipe, que não raro está a quilômetros entre uma ocorrência e outra”, comenta o secretário.

Nenhum comentário: