quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Estudantes desenvolvem sistema para desligamento automático de lâmpadas e ventiladores

Estudantes desenvolvem sistema para desligamento automático de lâmpadas e ventiladores

Três estudantes do curso técnico em Informática do Centro Territorial de Educação Profissional da Bacia do Rio Corrente (Cetep), localizado em Santa Maria da Vitória, no oeste da Bahia, desenvolveram um sistema para programar o desligamento de lâmpadas e ventiladores. O projeto Sistema de Interrupção para Lâmpadas e Ventiladores foi selecionado para participar da Feira Nordestina de Ciência e Tecnologia (Fenecit), que acontece entre os dias 27 de setembro e 1º de outubro, em Recife.

 De acordo com o professor de Informática, Thiago Santos Souza, a ideia do projeto partiu dos próprios estudantes, ao refletirem sobre os gastos de energia elétrica com lâmpadas e ventiladores ligados nos momentos em que as salas de aula estão desocupadas, a exemplo dos intervalos de funcionamento entre cada turno. “A partir dos métodos aplicados nas disciplinas do curso, eles buscaram uma solução inovadora através da construção de um protótipo e que será compartilhado com outros estudantes durante a Fenecit”, explica o educador.

 Lucas Gean Rocha, 16 anos, está animado para apresentar o projeto que ajudou a desenvolver juntamente com os colegas Enzo Matos e José Carlos da Silva. “O protótipo do sistema foi instalado em uma maquete e conta com um temporizador, onde programamos as horas e minutos que as lâmpadas e ventiladores ficam ligados”, afirma o estudante.

 José Carlos, 16, também está se preparando para participar da feira. “É uma oportunidade muito interessante, porque vamos mostrar nosso trabalho em outro estado e que vai nos ajudar a pensar em novas ideias”, comenta.

 A Fenecit visa despertar nos estudantes o interesse pela produção e saber científico, através da construção de projetos de pesquisas desenvolvidos no cotidiano escolar. A edição deste ano será realizada no Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau), em Recife.

Nenhum comentário: