quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Colégio estadual é um dos 18 melhores do mundo em gestão democrática

Colégio estadual é um dos 18 melhores do mundo em gestão democrática

O Colégio Democrático Rômulo Galvão, no município baiano de Elísio Medrado, é uma das 18 unidades escolares de várias partes do mundo, como Espanha, Itália, Argentina e Índia, escolhida como experiência exitosa de gestão democrática e protagonismo estudantil. A seleção foi realizada pelo Centro de Referências em Educação Integral, ligado à ONG Associação Cidade Escola Aprendiz, com o apoio da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

 O maior benefício da implementação de uma gestão democrática, garantem os próprios estudantes, é o engajamento de toda a comunidade escolar e, consequentemente, a melhoria no processo de ensino e aprendizagem. “Aqui, realmente, a gestão é democrática. Todos têm poder de decisão. Nós, alunos, temos voz, somos chamados a opinar o tempo inteiro sobre qualquer projeto. O maior ganho é que a gente se sente mais integrado ao ambiente escolar e com mais interesse em aprender os conteúdos do currículo”, relata o líder de classe e membro do Colegiado Escolar, Gustavo Lousado, de 17 anos, do 3º ano.

 A estudante e líder de classe Mileide Santos, 16, 2º ano, compartilha a mesma opinião do colega: “Os alunos do Rômulo se sentem livres para opinar no que deve ser feito para melhorar a infraestrutura da escola ou a qualidade do ensino. Os gestores estão sempre atentos às nossas reivindicações e, com isso, nos sentimos mais estimulados e importantes. Isto acaba influenciando no nosso rendimento escolar porque nos sentimos mais envolvidos, fazendo parte da construção de um processo de ensino e aprendizagem que envolve toda a comunidade”.

 Gestão democrática

 No Colégio Estadual Democrático Rômulo Galvão, a direção, coordenação e todas as pessoas que participam da gestão escolar são escolhidas por meio de votação, com a participação de professores, estudantes e funcionários, conforme o diretor Ivanildo Silva. No dia a dia, destaca, a gestão democrática é consolidada com a integração da comunidade escolar na tomada de decisão de todas as ações e projetos desenvolvidos na escola, visando contribuir para a formulação, implementação e aprimoramento de políticas públicas de Educação Integral.

 O gestor reforça que a autonomia dos estudantes no processo de ensino e aprendizagem e no cotidiano da vida escolar fortalecem a educação. “No nosso colégio, os estudantes e os professores são avaliados igualmente a partir de um formulário que aplicamos. Isto ajuda a melhorar a relação das duas partes em sala de aula, dentro da nossa proposta de gestão democrática. E termos sido reconhecidos, entre outras tantas escolas de diferentes localidades do país e de outros continentes, pela gestão democrática e pelo protagonismo juvenil, é a prova de que o trabalho coletivo e democrático que fazemos está no caminho certo”, relata.

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