sexta-feira, 29 de maio de 2015

Trófeu Oscar Folia

Como a fraternidade deve estar cima de tudo não foi surpresa para nós o Troféu Solidariedade destinado ao Bloco Tracajá na Festa do Troféu Oscar Folia, que premiou aos melhores da micareta de Feira de Santana este ano. Foi um justo reconhecimento - e nos agradecemos -, pelo trabalho que o Bloco Tracajá realizou mais uma, vez durante a festa de momo, arrecadando junto aos seus foliões, fraldas geriátricas e vidros para recolhimento de leite materno que depois foram repassados para o Lar do Irmão Velho e banco de leite do Hospital da Mulher . Esse trabalho nós temos realizado nos últimos anos, como uma contribuição do Bloco Tracajá, que esperamos manter, enquanto forças tivermos, mostrado que a micareta não é apenas um momento de divertimento. Ademais, parabenizar o jornalista Girlanio Guirra que há 10 anos coloca em pratica a brilhante ideia de premiar os melhores da festa nas suas diversas categorias e modalidades. O Troféu Oscar Folia em 10 anos sé fez enriquecer a festa ,dando-lhe um brilho que não existia antes e criando, além de um grande expectativa no final, a responsabilidade de cada artista, de cada bloco, de cada trio, de cada participante da festa, em dar o melhor de si na busca pelo troféu. Ao companheiro Guirra, essa excelente cabeça, que também é o fundador e diretor da Revista Alternativa, a nossa saudação e sinceros agradecimentos. Parabéns ainda para os demais premiados com o Oscar Folia que são: melhor musica - “Tudo nosso e nada deles”, do cantor Igor Kannário que esteve presente no dia da votação no CCAmelio Amorim e cantou algumas músicas durante o evento. Alinne Rosa ,foi a melhor cantora da festa. Bell Marques foi eleito o melhor cantor. A melhor banda foi Harmonia do Samba, assim como o bloco Auê foi considerado o melhor bloco tradicional. Vagner Simão foi eleito o destaque da festa. O sucesso de Wesley Safadão garantiu o prêmio de melhor atração pipoca da Micareta, confirmando a escolha que o Governo Municipal fez em trazer a atração pela primeira vez na festa. As cantoras feirenses Maryzélia e Paula Sanfer receberam troféus como melhor performance feirense e melhor atração de palco, Outras premiações: melhor bloco da Quarta Universitária – Bloco dos amigos; melhor prévia – Feijoada Noite Dia; banda revelação – Luxúria; melhor camarote – Dicamarote. (RT)

Leilão da Prefeitura nesta sexta-feira

A Prefeitura de Feira de Santana realiza nesta sexta-feira, 29, o primeiro leilão público para a venda de bens inservíveis do município. Serão leiloados, a partir das 9h, no Ginásio Oyama Pinto, bairro Campo Limpo, um total de 108 lotes. São veículos, incluindo utilitários, carrros de passeio, caminhões e ambulâncias, equipamentos de escritório, aparelhos de ar condicionado, geladeiras, sucatas de ventilares e freezers, entre outros.

 Os lotes ficaram expostos em diversos locais. “O interesse demonstrado pelos visitantes nos deixa na expectativa de um grande sucesso”, acentua o secretário municipal de Administração, João Marinho Gomes Júnior.

 A comerciante Alaide Moreira pretende comprar alguns lotes. “A tentação é grande, pois os preços são bem convidativos”. João Marinho explica que vai ser muito bom também para a Prefeitura. “O leilão será importante para o setor de patrimônio, pois deverá diminuir a falta de espaço que tem sido constante”

 Para arrematar qualquer um dos lotes, vale o maior lance, desde que seja igual ou maior à avaliação mínima estabelecida. A Secretaria Municipal de Administração deve anunciar nos próximos dias a realização do segundo leilão do ano, que já está sendo organizado, falta apenas definir a data. “Devemos fazer o próximo leilão com o mesmo intuito de diminuir o grande volume de material que já não tem utilidade para o município”, pontuou João Marinho.

Frei Damião

Domingo dia 31, será o 18º de morte do Frei Damião de Bozzano, o pregador da paz no sertão do nordeste brasileiro. Aqui em Feira de Santana o jornalista Janio Rego ,quando da morte do bondoso frade italiano, prometeu que mandaria celebrar missa de ano pela alma do religioso, só que um ano passou e os ANOS foram passando. Na soma já são 18 ANOS e a missa não saiu. Agora como pré-candidato a prefeito de Feira de Santana (José Ronaldo que se cuide!) o jornalista do Rio Grande do Norte alardeou que mandaria celebrar a missa em um dos oito distritos de Feira de Santana e o celebrante seria dom Zanonne. Tivemos o cuidado de correr as igrejas e capelas dos oitos distritos, suas vilas e povoados e nada! Nem sinal de missa! Eis um dos motivos pelos quais a candidatura de Janio Rego não vai decolar: pecado! E um pecado terrível já que ele está brincando com o sentimento de um santo homem que mesmo doente, sem condições físicas, no lombo de um jegue ou a pé ele percorria o sertão, lutando pela salvação do sertanejo, orientando e pedindo para o homem não pecar. Em vão, parece que o senhor Rego não ouviu ou faz de conta que não! Como uma candidatura dessas pode dar certo? (RT)

quinta-feira, 28 de maio de 2015

MEC adia prazo de renovação de contratos do Fies até 30 de junho

O Ministério da Educação (MEC) publicou hoje (28) no Diário Oficial da União portaria que prorroga o prazo para renovação dos contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) até o dia 30 de junho. O prazo, que já foi prorrogado uma vez, terminaria amanhã (29). A nova data foi anunciada na última terça-feira (26).

 Em nota, o ministério afirmou que "o compromisso do governo federal é o de garantir que todos os estudantes façam o aditamento", por meio do portal do Fies. A pasta informou que 100 mil alunos ainda não tinham concluído o processo de aditamento até a última terça.

 O Fies oferece cobertura da mensalidade de cursos em instituições privadas de ensino superior, a juros de 3,4% ao ano. O estudante começa a quitar o financiamento 18 meses após a conclusão do curso. O programa acumula 1,9 milhão de contratos em mais de 1,6 mil instituições.

Agência Brasil 

Sérgio Carneiro nomeado secretário municipal de Relações Institucionais

Em ato realizado na tarde desta quinta-feira, 28, no Paço Municipal Maria Quitéria, o prefeito José Ronaldo anunciou a reativação da Secretaria Extraordinária de Relações Interinstitucionais. Para ocupar a pasta o prefeito apresentou o nome do ex-deputado Federal Sérgio Barradas Carneiro - a nomeação será publicada nesta sexta-feira, 29. 

 “Quero contar com a amizade e o conhecimento de Sérgio Carneiro no sentido de atrair para Feira de Santana novas conquistas junto às instituições e órgãos estaduais e federais”, pontuou o prefeito. 

Sérgio Carneiro disse que pretende trabalhar conforme a orientação do prefeito José Ronaldo, nas relações do poder municipal com as outras instâncias governamentais.

 Fazem parte das atribuições da Secretaria Municipal de Relações Interinstitucionais a captação de recursos, acompanhamento de projetos, prestação de contas e até representar o prefeito em alguns momentos, além de outras atividades.

 “Estou feliz de poder servir à minha terra e o prefeito José Ronaldo está nos integrando à sua equipe sem, no entanto, tirar o lugar de ninguém. Estou pronto para as atividades que me foram confiadas e pretendo dialogar com toda sociedade civil organizada”. Políticos e membros da administração municipal prestigiaram o ato.

Movimentos da agricultura familiar são recebidos pelo governador

Pequenos produtores da Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar da Bahia (Fetraf) e do movimento Luta Camponesa foram recebidos pelo governador Rui Costa, ontem  quarta-feira (27), quando aproximadamente 1.500 agricultores participaram de um ato em frente ao prédio da Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. A mobilização faz parte da programação da 5ª Jornada de Lutas da Fetraf, entidade sindical que representa mais de 100 municípios baianos. 

 Antes Rui se reuniu com uma comissão integrada por representantes dos trabalhadores e ouviu solicitações referentes a assentamento de produtores, inclusão produtiva e habitação rural. Também participaram do encontro os secretários estaduais de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, de Relações Institucionais, Josias Gomes, e de Infraestrutura Hídrica, Cássio Peixoto.

 O governador destacou a criação da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) como um avanço na reforma agrária pelo foco na agricultura familiar. “Vamos fazer com que os nossos assentamentos na Bahia possam ser referência e exemplo para o País inteiro. Queremos construir assentamentos produtivos, com qualidade de vida para as pessoas, que melhorem a renda do agricultor e estimulem o jovem a continuar aquilo que o pai [e] a mãe fizeram, que é produzir alimentos para o povo da Bahia”.

 Outras medidas, que contemplam a pauta prioritária dos trabalhadores são o programa Bahia Produtiva, voltado para geração de emprego e renda, e a implantação da Bahia ter para aperfeiçoar a assistência técnica rural e a universalização do programa Água para Todos. “Queremos universalizar a água em todos os assentamentos.. Até o final deste governo teremos todos os assentamentos e os distritos do estado com água potável para o povo beber”, disse Rui. 

 Segundo o coordenador-geral da Fetraf, Rosival Leite, a jornada anual é a oportunidade de ampliar o diálogo contínuo mantido com o executivo estadual. “Estamos em processo de discussão com o Governo do Estado [sobre] 13 temas, mas cinco deles são prioridades como reforma agrária, inclusão produtiva para jovens e mulheres, segurança, habitação rural e assistência técnica rural”.

Paróquia Senhor do Bonfim realiza V Forró Família

Evento realizado por fieis da Paróquia Senhor do Bonfim, terá renda revertida para obras de ampliação da igreja
Uma verdadeira confraternização entre famílias. Assim podemos definir o Forró Família, evento realizado anualmente por paroquianos da Paróquia Senhor do Bonfim, localizada no alto do Cruzeiro. Este ano, a festa acontecerá no próximo dia 30, no clube da AABB e contará com a animação e o autêntico forró das atrações Valdômio, Valério e Os Pés Quentes do Forró.

 O forró está em sua V edição e a renda será revertida para as obras de reforma e ampliação da igreja. “Estamos muito animados para a realização deste forró, que já se tornou um festa tradicional em nossa comunidade. Tudo está sendo preparado com muito afinco para termos uma festa tranquila e especial”, destacou Claudecy Cordeiro, que é membro da comissão organizadora do evento.

 Quem participar da festa poderá experimentar comidas típicas, compartilhar das brincadeiras juninas, além de dançar muito forró. Os ingressos são limitados e já estão sendo vendidos ao custo de R$ 15,00 (ingresso) e R$100,00 (Mesa). Quem desejar adquiri-los, ou obter maiores informações sobre o evento, deverá ligar para a secretaria paroquial cujo número é (75) 3221 4255, ou acessar a página da paróquia no facebook (www.facebook.com/paroquiasenhordobonfim).

Câmara aprova o fim da reeleição para cargos executivos

O plenário da Câmara aprovou há pouco por 452 votos a favor, 19 contra e 1 abstenção, o Artigo 3º do relatório do deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) à proposta de emenda à Constituição (PEC) que trata da reforma política. O dispositivo aprovado acaba com a releição para os cargos executivos. Todos os partidos orientaram pelo fim da reeleição

 Como a reforma política está sendo tratada em PEC, o fim da releição precisa ainda ser aprovado em segundo turno na Câmara para depois ser apreciado, também em duas votações, pelo Senado.

 A proposta aprovada não se aplica aos prefeitos eleitos pela primeira vez em 2012 e aos governadores também eleitos pela primeira vez em 2014, nem a quem os suceder nos seis meses anteriores ao pleito. Ela não cabe à presidente Dilma Rousseff, porque, já reeleita, não poderá se candidatar em 2018.

 Após a votação, o presidente da Câmara. Eduardo Cunha (PMDB-RJ) encenrrou a sessão. Nesta quinta-feira, a partir das 12 horas, os deputados continuam a votar a reforma política.


Agência Brasil 

Zé Neto conversa com o Ministro da Cultura Juca Ferreira sobre a recuperação do Carro de Boi e a Abóbora do Centro Cultural Amélio Amorim, em Brasília

Em encontro com o Ministro da Cultura, Juca Ferreira, o deputado estadual e líder do Governo na Assembleia Legislativa da Bahia, Zé Neto (PT) tratou sobre o Centro de Cultura Amélio Amorim, e a recuperação da Abóbora e do Carro de Boi. “Ainda esta semana estaremos retomando a conversa sobre o Amélio Amorim, com a interlocução direta do nosso Secretário de Cultura, Jorge Portugal”, disse Zé Neto.

 O Ministro se colocou a disposição com relação às necessidades apresentadas pelo deputado que esteve em Brasília ontem  quarta-feira (27) onde está acontecendo a XVIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que vai até esta quinta-feira (28) na capital Federal.

 Com o tema, “Pacto Federativo: Esperança aos Municípios”, o evento reuniu milhares de prefeitos que puderam conferir diversas palestras a exemplo das proferidas pelos ministros Arthur Chioro (Saúde) e Gilberto Occhi (Integração Nacional). Os ministros citaram dados com relação às ações executadas e propostas orçamentárias para 2016. 

O ministro da Saúde sobre o sucesso do Programa Mais Médicos, implantação do Programa Mais Especialidades, recursos para ampliação, reforma e construção de unidades de saúde, Atenção Básica, Emendas Impositivas e Proposta Orçamentária para 2016. O Ministro destacou que nos próximos dias será publicado o Decreto que regulamenta o piso salarial dos Agentes Comunitários de Saúde. NOVOS PROBLEMAS DA SAÚDE - Os novos problemas da Saúde no Brasil, conforme esclareceu o representante do governo, são obesidade, epidemia de cesáreas e acidentes de motociclistas.

 Já o Ministro da Integração fez uma apresentação referente ao funcionamento da Pasta. Na explicação, citou obras do governo em projetos desenvolvidos na Integração do Rio São Francisco, dando detalhes das etapas da construção. Occhi também abordou os objetivos de futuro da obra e algumas das medidas preventivas que estão integradas a Política de Irrigação.

 Durante toda esta quarta, aconteceram as Arenas Temáticas com os temas: Questões jurídicas de impacto nos Municípios; Previdência social; Judicialização da Saúde; Desafios na gestão municipal da Assistência Social e Oficina: compartilhando boas ideias para as receitas municipais.

Atletas da Bahia e de outros Estados confirmam presença na 2ª Corrida de Feira

O sucesso da 1ª Corrida de Feira, aliado a credibilidade na organização e planejamento, são elementos preponderantes para que atletas de outras cidades baianas e até mesmo de outros Estados, confirmem através de inscrições as suas participações na 2ª edição da Corrida de Feira que vai acontecer no próximo dia 31 de maio. A procura tem sido intensa e muitos competidores de fora vão estar presentes abrilhantando este evento esportivo.

 Corredores de 38 cidades da Bahia a exemplo de: Campo Formoso, Paulo Afonso, Barreiras, Itabuna, Serrinha, Capela do Alto Alegre também estarão presentes na competição, que ainda contará com participantes de Estados como Sergipe, Alagoas e até mesmo de São Paulo. Entre os competidores já confirmados está Ubirajara de Carvalho Macedo, da cidade de Aracaju/SE que sempre participa das principais corridas fora do seu estado. O corredor sergipano vive uma grande expectativa em participar pela primeira vez da 2ª Corrida de Feira. “Estou treinando forte para fazer uma boa prova, sei que a corrida reunirá grandes nomes do atletismo, mas irei procurar dar o meu melhor. Não participei da primeira edição, mas estou muito ansioso para correr nesta segunda. É uma prova que já faz parte do calendário baiano e vem crescendo a cada ano devido a sua organização fazendo com que o nosso estado marque presença em peso”, afirmou Ubirajara Macedo.

 Vale salientar que chega aos 20%, o número de inscritos de outras cidades. A 2ª Corrida de Feira terá uma premiação de 12 mil reais na prova de 10 km. As inscrições continuam abertas e podem ser realizadas na sede do Jornal Folha do Estado, na Praça da Matriz, nº 149, Centro- Balcão do Shopping Boulevard e através do site www.jornalfolhadoestado.com. Mais informações pelo telefone: (75) 3021-2772.

quarta-feira, 27 de maio de 2015

Exército na guerra contra dengue em Feira

A Secretaria Municipal de Saúde firmou parceria com o 35° BI para uma ação conjunta envolvendo militares do Exército e técnicos da Vigilância Epidemiológica no combate à dengue, febre chikungunya e zica vírus em Feira de Santana. O treinamento vai até a quinta-feira, 28.

 A partir de segunda-feira, 1, e durante todo o mês de junho, serão trabalhadas as áreas com maior registro de notificações de casos suspeitos das doenças. O foco das ações é a busca de casa em casa dos possíveis criadouros do vetor aedys aegypti e as orientações à comunidade sobre os procedimentos de prevenção.

 O trabalho de capacitação dos militares foi iniciado na terça-feira, 26, no auditório Capitão Arlindo, no 35º BI. As biólogas Juliana Andrade e Cintia Sacramento, da equipe da Secretaria Municipal de Saúde, traçaram o perfil epidemiológico de Feira de Santana, explicaram sobre as características das doenças e do mosquito transmissor.

 FICHAS

 Na segunda etapa do treinamento, a ser realizada nesta quarta-feira, 27, o coordenador de endemias da SMS, Edilson José Miranda Matos, vai orientar o grupo, composto por cerca de 30 militares, sobre o trabalho de campo e como preencher as fichas de notificações.

 “O Exército vai nos dar uma ajuda muito importante no esforço que estamos fazendo para o controle do aedys em nosso município”, frisa Francisca Oliveira, coordenadora da Vigilância.

FGTS investe R$ 5 bilhões no financiamento de casa própria de até R$ 400 mil

O Conselho Curador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) aprovou ontem  (26) a injeção de R$ 5 bilhões ao programa Pró-Cotista para financiamento de casa própria até o valor de R$ 400 mil para famílias com renda acima dos limites do Programa Minha Casa, Minha Vida.

 A medida autoriza o Ministério das Cidades a remanejar recursos do orçamento do FGTS, que este ano chega a R$ 63,9 bilhões, para financiamento da construção de imóveis cujo valor supere o teto atual de R$ 190 mil. 

 O conselho também autorizou que o Comitê de Investimento analise aporte de R$ 10 bilhões para operações do Fundo de Investimento do FGTS (FI-FGTS) em projetos financiados pelo Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O banco vai oferecer uma carteira de R$ 25 bilhões em projetos a serem avaliados pelo Comitê de Investimento do FGTS, que indicará onde os recursos serão aplicados. O investimento será feito em empreendimentos novos em todo o território nacional.

Agência  Brasil 

Detran-BA realiza Junta Médica Especial em Feira de Santana e Teixeira de Freitas

O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) realiza a avaliação médica para pessoas com deficiência, em Feira de Santana, no centro norte do estado, nos dias 30 e 31 de maio, e no município de Teixeira de Freitas, no sul da Bahia, nos dias 13 e 14 de junho. O trabalho será feito pela Coordenação de Saúde do órgão, conforme a Resolução Nº 425/12 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

 O objetivo da Junta Médica Especial é facilitar a vida de moradores de municípios do interior, que pretendem tirar ou renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), evitando o deslocamento para Salvador. No segundo semestre, o Detran também vai atender os interessados de Eunápolis, Ilhéus, Itamaraju, Porto Seguro e Medeiros Neto. No dia do atendimento, é necessário apresentar a carteira de identidade (RG) e os relatórios médicos atualizados com a identificação da patologia e informações detalhadas.

terça-feira, 26 de maio de 2015

Tudo nosso, nada deles vence a Micareta 2015

E a música que conquistou o folião da Micareta de Feira de Santana em 2015 foi “Tudo nosso e nada deles”, do cantor Igor Kannário. A escolha foi realizada por meio de votação do Trófeu Oscar Folia, que teve a premiação na noite de segunda-feira, 25, no Centro de Cultura Amélio Amorim.

 O cantor compareceu ao evento para receber o prêmio e aproveitou para cantar o hit que foi sucesso na festa momesca. Todos ficaram de pé, ao comando do Igor Kannário, para dançar o ritmo contagiante do pagode.

 “Eu sempre tive vontade de cantar na Micareta de Feira e principalmente ganhar esse prêmio. Aqui é a maior micareta do Brasil e vencer aqui é uma satisfação muito grande”, destacou o pagodeiro. Ele também cantou mais duas músicas durante o evento.

 Quem também conquistou o troféu foi Alinne Rosa, como a melhor cantora da festa. Bell Marques foi eleito o melhor cantor.A melhor banda foi Harmonia do Samba, assim como o bloco Auê foi considerado o melhor bloco tradicional. Vagner Simão foi eleito o destaque da festa.

 O sucesso de Wesley Safadão garantiu o prêmio de melhor atração pipoca da Micareta, confirmando a escolha que o Governo Municipal fez em trazer a atração pela primeira vez na festa. As cantoras feirenses Maryzélia e Paula Sanfer também receberam troféus como melhor performance feirense e melhor atração de palco, respectivamente.

 Outras premiações: melhor bloco da Quarta Universitária – Bloco dos amigos; melhor prévia – Feijoada Noite Dia; banda revelação – Luxúria; melhor camarote – Dicamarote.

Rui autoriza convocação de todos os aprovados no concurso da Polícia Civil de 2012

A edição desta terça-feira do programa Digaí, Governador! antecipa uma boa notícia para os aprovados no concurso da Polícia Civil de 2012. São mais de 900 candidatos classificados que aguardavam a autorização anunciada pelo governador Rui Costa para reforçar a segurança pública do Estado. Delegados, agentes e escrivães "farão treinamento ainda esse ano e, portanto, vão ingressar na polícia para ajudar no trabalho de investigação", comentou o governador ao fazer referência à autorização dada aos secretários da Segurança Pública, Maurício Barbosa, e da Administração, Edelvino Góes, para dar continuidade ao processo.

 Rui comentou ainda a inauguração de mais um Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep) como uma das estratégias de sua gestão para aprimorar o serviço prestado à população e avançar nas metas definidas como prioritárias de redução dos índices de violência na Bahia. “Usando um equipamento novo, instalações novas e elementos novos do trabalho em conjunto nós vamos, a cada dia, melhorar a segurança pública em nosso Estado”, pontuou sobre a nova unidade que vai ser entregue na próxima sexta-feira, dia 29, em Iguaí.

 Educação e ações governo

 Ao fazer um comparativo do conjunto das ações de segurança pública, o governador destacou a importância da educação, da família e da formação profissional, principalmente para os jovens, como elementos complementares ao trabalho Estado: “Educação e família são os dois pilares fundamentais que vão sustentar também a melhoria dos indicadores de segurança pública”

 A justificativa do governador soma-se a sua visita às instalações do Senai-Cimatec, na próxima quarta-feira, para conhecer mais de perto o funcionamento da unidade escolar de pesquisa e de ciência, que é referência no Brasil inteiro. “Quero melhorar a integração do Governo do Estado com este equipamento para que possamos desdobrar, trazer para dentro das políticas públicas tudo que está se produzindo de conhecimento, de tecnologia para aplicar em benefício do povo baiano”, frisou Rui.

 Para fechar a edição do Digaí, Rui Costa ressalta a importância de levar obras e serviços para o interior do estado. Na próxima quinta-feira (28), em Iguaí, o governador inaugura um novo sistema de abastecimento de Água, um investimento de quase R$ 4 milhões. “Com isso nós estamos ajudando também a saúde, porque água significa vida e significa saúde melhor para as pessoas”, enfatiza.

Bahia apoia e articula retomada das obras do Estaleiro Enseada

Os desafios para a conclusão das obras do Estaleiro Enseada Indústria Naval levaram a bancada federal baiana – senadores e deputados de vários partidos –, representantes do Estado e de municípios, empresários e trabalhadores a se unirem num debate realizado, nesta segunda-feira (25), na sede da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb). O projeto tem apoio do Governo do Estado e, no pico das atividades, chegou a gerar mais de sete mil empregos na região, formada pelos municípios de Maragogipe, Salinas da Margarida, Saubara, Santo Antônio de Jesus e Nazaré, no Recôncavo. baiano. 

 No final da tarde desta segunda, o presidente do Estaleiro, Fernando Barbosa, foi recebido pelo governador Rui Costa para tratar do assunto. Barbosa afirma que o empreendimento sempre teve o apoio do Governo do Estado. “Em nenhum momento houve mudança nesse parâmetro. Desde que os acionistas resolveram investir na Bahia, na gestão de Jaques Wagner, o Estado deu um apoio extremo, e agora, com o governador Rui Costa, a nossa parceria é muito estreita”. 

 O novo secretário do Desenvolvimento Econômico, Jorge Hereda, também destacou o apoio do governo como articulador para que as obras sejam retomadas. “A questão é continuar articulando, colocar o peso político do Estado da Bahia, como tem sido feito desde o começo”.

 A prefeita de Maragogipe, Vera Lúcia dos Santos, afirmou que a região estava se desenvolvendo com o andamento das obras. “Com o estaleiro, estava todo mundo abrindo as portas do seu comércio, construindo hotéis, pousadas, bares, restaurantes, cada um com sua independência e também com os empregos gerados, que foram mais de sete mil. Com o fechamento do estaleiro, toda a região sofre”.

Hospital da Mulher

Agradecemos à direção do Hospital da Mulher por nos ter concedido o Título de Amigo do Hospital no dia 19 deste mês no auditório da casa de saúde. Na oportunidade houve a entrega do Título em solenidade simples, mas revestida de grande valor, principalmente para nós, do Bloco Tracajá. A meta é continuar participando da micareta oferecendo diversão e contribuindo com instituições que exercem papeis tão relevantes na comunidade como o Lar do Irmão Velho e o Hospital da Mulher. (RT)

Lar do Irmão Velho& Hospital da Mulher

Cumprido o compromisso assumido há seis anos, no dia 13 deste mês membros da diretoria do Bloco Tracajá entregaram à direção do Hospital da Mulher os vasilhames para armazenamento de leite materno arrecadados junto aos foliões que participaram do bloco durante a micareta deste ano. A entrega foi feita à diretoria do HM com a presença de Gilbert Lucas, presidente da Fundação Hospital de Feira de Santana e Camila Cruz Martins , responsável pelo banco de leite do Hospital. No sábado, dia 16, a diretoria do Bloco Tracajá esteve no Lar do Irmão Velho para efetuar a entrega de fraldas geriátricas que também foram obtidas de foliões. Como já é tradicional, anualmente, em vez de vender camisas, o bloco troco-as por fraldas geriátricas e este ano, instituiu uma nova forma de ação social que foi a arrecadação de vasilhames para a coleta de leite materno. Não é necessário dizer que a campanha foi muito bem recebida pelas duas instituições, merecendo elogios e aplausos. Conforme a direção do Bloco Tracajá essa é uma forma de brincar pensando também em fazer a felicidade de outras pessoas. Pelo registro fotográfico é possível se perceber o bom volume de fraldas geriátricas doadas ao Lar do Irmão Velho.(RT)

segunda-feira, 25 de maio de 2015

Descarte irregular de lixo provoca o entupimento de bueiros e galerias

Sacos de pipoca, copos descartáveis, pedaços de tecidos, plástico. São vários os produtos que são encontrados e retirados de bueiros e galerias pluviais em Feira de Santana. E são eles os co-responsáveis pelo alagamento de ruas e de casas. “Os responsáveis diretos são as pessoas que fazem esta modalidade de descarte irregular”, lamenta o secretário de Desenvolvimento Urbano, José Pinheiro.

 Quando chove, as águas levam estes resíduos para as bocas de lobo. Se prendem às grades ou vão se acumulando ao longo da encanação. Entopem os canos completamente ou parcialmente, causando assim o acúmulo, mesmo que temporário.

 Os trabalhadores da Prefeitura também encontram areia que é levada pelas águas e outros tipos de materiais de construção. O problema se repete ao longo dos anos. O comportamento inadequado é o mesmo e as enchentes aparecem. “O ideal seria que as pessoas mantivessem estes resíduos até que encontrassem um local adequado para o seu descarte”, afirma o secretário.

 A limpeza dos bueiros e bocas de lobo é feita periodicamente. E o tempo entre uma ação e outra diminui à medida que o período chuvoso se aproxima. Os trabalhadores fazem uma verdadeira corrida contra o tempo, dando prioridade aos locais onde o problema de alagamento, devido ao entupimento dos bueiros, são maiores.

AS FORTES CHUVAS EM FEIRA DE SANTANA


Por  Alberto Peixoto

As fortes chuvas que vem caindo nos últimos dias em Feira de Santana, tem trazido diversas complicações para a cidade, causando prejuízos materiais, principalmente para os que habitam nas áreas mais periféricas, onde a grande maioria das ruas não possui saneamento básico e pavimentação de qualidade.

 Diversas famílias ficaram desabrigadas devido às inundações por falta de drenagem pluviométrica. Nos locais onde existem serviços de infra-estrutura, não foi o suficiente para o escoamento das águas devido a grande quantidade, ou por estarem as “bocas de lobo” – bueiros - entupidas. 

 Mesmo no centro da cidade em alguns momentos o trânsito, que já não flui facilmente em dias normais, se tornou insuportável. Nas ruas não pavimentadas ou com calçamento malfeito, abriram-se crateras "engolindo" veículos. O deslocamento dos pedestres nestas artérias era, em certos momentos, impossível.

 Claro que não se pode controlar a chuva, mas os estragos causados por ela, são em grande parte por falta de investimentos em infra-instrutora pelo poder público, e parte pela população que joga o seu lixo em terrenos baldios, ou mesmo nas ruas, onde são arrastados pelas águas pluviais, vindo a entupir os bueiros, causando alagamentos, com as conseqüentes deslizamentos de terras.

 Urgente e necessário que se busquem melhorias na infra-estrutura, tanto na área urbana como na zona rural, com reparos e aperfeiçoamentos nas redes de abastecimento de água, esgotamento sanitário, energia elétrica, sistema viário e de comunicações, de modo a melhorar qualidade de vida dos cidadãos, uma vez, provado, ser altamente deficitário.

Vereadores vão discutir condições do presídio de Feira de Santana

A Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Feira de Santana, na Bahia, se reunirá amanhã (26) para discutir as condições do Conjunto Penal de Feira de Santana e apresentar as recomendações necessárias ao governo do estado. Mas, segundo o presidente da comissão, vereador Pablo Roberto, ao contrário do que informa a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) em seu site, o presídio não está superlotado.

 “Tivemos uma reunião com o secretário [da Seap, Nestor Duarte] e ele nos disse que o presídio foi reinaugurado e dobrou o número de vagas. A informação é que ampliou para 1.400 vagas e ele abriga 1.396 detentos”, disse

Pablo  Roberto participou das negociações para o fim da rebelião no Pavilhão 10 do Conjunto Penal, que terminou na manhã de hoje (25). A Seap informou que existiam 384 detentos no presídio. Oito presos foram mortos e cinco ficaram feridos, nenhum corre risco de morte. O motim começou por volta das 13h deste domingo (24) durante a hora de visita. 

O motivo foi a disputa de poder entre duas facções. “Esse presídio não tem histórico de rebeliões. Por ser o segundo maior do estado, é considerado tranquilo”, disse o vereador Roberto, explicando que, para o fim da rebelião, ficou acordado a troca de pavilhão para alguns detentos. Segundo a Seap, foram 16 horas de negociação.

 A secretaria confirmou ainda que 49 pessoas foram feitas reféns, dos quais 41 mulheres, sendo três gestantes, além de sete crianças e um homem. Todos foram liberados sem ferimentos.

Agência  Brasil 

Feira vai sediar II Conferência Municipal de Segurança Alimentar

Feira de Santana vai sediar, no dia 2 de junho, a II Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. O tema central da conferência será “Comidas de verdade, no campo e na cidade”.

 O evento vai ser realizado sob a coordenação do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Feira de Santana. A abertura oficial acontecerá no Centro de Cultura Amélio Amorim, as 8h.

 De acordo com edital publicado em jornal de circulação local, na sexta-feira passada, 22, as despesas decorrentes da realização do evento correrão por conta de recursos do orçamento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.

sexta-feira, 22 de maio de 2015

Governo prorroga prazo de grupo que discute reajustes em instituições com Fies

O grupo de trabalho do Ministério da Educação (MEC) e Ministério da Justiça criado para analisar os reajustes de mensalidades das instituições participantes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) terá mais 60 dias de atuação. A decisão está em portaria publicada hoje (21) no Diário Oficial da União. O grupo foi criado no dia 23 de março, com o prazo inicial de 60 dias para os trabalhos, que se encerra esta semana.

 O grupo vai analisar os casos de renovação do financiamento em instituições que tiveram um reajuste da mensalidade acima de 6,4%, limite fixado pelo MEC, que equivale à inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em 2014. Os estudantes que estão renovando os contratos com essas instituições estão recebendo um aviso de que a instituição ainda terá de explicar o reajuste.

 O limite do reajuste faz parte das mudanças feitas pelo MEC no programa, que incluem a exigência de uma nota mínima no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e a prioridade aos cursos com as maiores notas nas avaliações do MEC.

 Apesar das restrições, a pasta comprometeu-se com a renovação de todos os contratosvigentes. O prazo para as renovações vai até o dia 29 de maio. De acordo com o último balanço do MEC, faltam ser renovados cerca de 140 mil contratos.

 Fazem parte do grupo membros da Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça, além do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), órgão do MEC que gerencia o Fies. Além de analisar a evolução dos preços das mensalidades, os participantes vão propor iniciativas e ações que contribuam para o avanço do programa.

 O Fies oferece cobertura da mensalidade de cursos em instituições privadas de ensino superior a juros de 3,4% ao ano. O estudante começa a quitar o financiamento 18 meses após a conclusão do curso. O programa acumula 1,9 milhão de contratos e abrange mais de 1,6 mil instituições.

Agência  Brasil 

TERCEIRIZAR A FAMÍLIA



Empresas modernas  estão cheias de novas  nomenclaturas. Alguns nomes designam funções e  realidades já conhecidas.  Outras referem-se a novos métodos de gestão empresarial. Reengenharia é um destes termos. Quer significar que, muitas vezes, é preciso recomeçar tudo de outra maneira. Outro termo: terceirizar. Trata-se da iniciativa de contratar outra empresa para realizar funções anteriormente realizadas por seus empregados.


 PARECE agora, que estes termos chegaram à família e à educação. Não há dúvida nenhuma que a família de hoje sofreu uma reengenharia. Em vez da família tradicional – pai, mãe, filhos – surgem novos tipos de família. Por vezes é mãe sozinha com os filhos, outras vezes é o pai que fica sozinho ou uma mãe que não é deles.

 A TERCEIRIZAÇÃO é um fenômeno comum na família moderna. Terceiriza-se a paternidade, a maternidade e a educação dos filhos. É o motorista da perua que leva o filho ao colégio, a empregada que serve as refeições. A televisão e a internet assumem funções importantes nesta educação sem interferência dos pais. Até mesmo os sagrados nove meses que a criança fica dentro da mãe começam a ser ameaçados. Está ali a barriga de aluguel. Meninos e meninas também apelam para a terceirização: deixam o lar e escolhem viver na rua. De alguma maneira, na rua, sentem maior carinho e ternura.

 O LAR não é uma empresa qualquer. É possível fabricar parafusos, sem amor, mas não é possível educar sem amor. A faxineira pode fazer limpeza de uma maneira mais eficaz e rápida do que a mãe. A televisão e a internet têm recursos que nenhuma mãe possui. No entanto, educação de verdade se faz com amor. E amor exige tempo.

 É POSSÍVEL ficar pouco tempo em casa e tornar este tempo precioso. Um tempo de brincadeira, de canções de ninar, de diálogo, de confidências profundas. E só uma vez a criança terá dois, cinco, oito, onze anos. Quando estas ocasiões são perdidas, são perdidas para sempre.

 NÃO É POSSÍVEL exigir que as mulheres sejam apenas mães e os homens sejam apenas pais. Eles têm o direito da realização profissional. Mesmo assim, é bom lembrar que ser mãe ou ser pai, não é apenas ter um filho. É cuidar dele, amá-lo, partilhar com ele os caminhos de vida, viver com ele as dimensões da afetividade e da fé.

                                                             + Itamar Vian 
                                                      Arcebispo Metropolitano
                                                             di.vianfs@ig.com.br

Embaixador da Bélgica no CEPA

Hoje, 21 de maio, sexta-feira, a partir das 14 horas, visitará o CEPA- Círculo de Estudo Pensamento e Ação - Movimento Educativo Cultural com 64 anos o Senhor Jozef Smets - Embaixador da Bélgica no Brasil, o fotógrafo Cristophe Degrauwe e o Senhor Bernard Quintin – Cônsul Geral da Bélgica no Rio de Janeiro para conhecer o Memorial do CEPA, a Biblioteca com livros raros e conhecer um pouco da história dessa entidade através do seu Presidente / Fundador Germano Machado.

 CEPA – SEDE : Rua Souto Dalva, nº 98, Barbalho ( um ponto depois do IFBA- antiga Escola Técnica, última casa à direita com o desenho da palavra CEPA) Salvador - BA.

 Contato : (71) 3037-5548

quinta-feira, 21 de maio de 2015

Saúde prorroga campanha contra a gripe

A Campanha Nacional contra a Influenza foi prorrogada. Em Feira de Santana, 40.451 pessoas foram vacinadas contra a gripe, sendo que a meta é vacinar 101 mil pessoas, o que correspondem a 80% do público alvo. A campanha estava prevista para terminar nesta sexta-feira, 22.

 Devem tomar a vacina grupos considerados prioritários que apresentam maior risco de desenvolver as complicações causadas pela doença. Já tomaram a vacina 15.525 idosos, 12.621 crianças de seis meses a menores de cinco anos, 5.930 portadores de doenças crônicas, 3.443 trabalhadores da saúde, 2.299 gestantes, 422 puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), 136 funcionários do sistema prisional e 72 indígenas.

 Para atingir a meta, a Secretaria Municipal de Saúde, através da Rede de Frio, disponibilizou a vacina em todas as unidades de saúde. Para receber o imunizante é necessário levar um documento pessoal e a caderneta de vacinação.

 A vacina garantirá a proteção contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B), o que vai reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.

 A gripe é uma doença respiratória aguda e sua transmissão ocorre de pessoa para pessoa, principalmente por meio da tosse, espirro ou contato com as secreções respiratórias de pessoas infectadas.

Prorrogadas inscrições para o pré-vestibular Universidade para Todos

As inscrições para o pré-vestibular gratuito Universidade para Todos foram prorrogadas até o dia 26 de maio. Podem se inscrever estudantes que concluíram o ensino médio na rede pública de ensino municipal e/ou estadual, na Bahia, ou vão concluir em 2015. Os interessados devem se inscrever exclusivamente no Portal da Educação. A oferta é de 22.600 vagas.

 Desenvolvido em parceria com a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Universidade Estadual da Bahia (Uneb) e com a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), o projeto beneficia estudantes na capital e em outras 186 localidades baianas, em 26 territórios de identidade. Na página virtual, os candidatos conferem os municípios que serão atendidos pela ação com os locais de funcionamento, o turno, número de vagas e os documentos necessários.

 Com aulas preparatórias para o vestibular e para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nas disciplinas Português, Redação, Matemática, Física, Química, Biologia, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), História e Geografia, o cursinho oferece aulas regulares de segunda a sexta-feira, além de atividades complementares como seminários, oficinas, revisão para o Enem, aulões, simulados e orientação vocacional. O projeto oferece material didático, fardamento e isenção da taxa de inscrição, em processo seletivo das universidades estaduais, aos alunos que apresentarem frequência igual ou superior a 75% das aulas ministradas.

 Além de estar aberto para o estudante egresso da rede pública de ensino estadual e/ou municipal, o curso é oferecido para o aluno regularmente matriculado em 2015, no 3º ano do ensino médio regular seriado ou no 4º ano da Educação Profissional Integrado ao ensino médio da rede pública de ensino estadual e/ou municipal. O candidato poderá esclarecer as dúvidas referentes à sua inscrição pelo telefone 0800 285 8000, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h, ou pelo email upt@educacao.ba.gov.br.

Sesp orienta sobre coleta seletiva de lixo

Quantas vezes você já viu sacos plásticos, garrafas pet, copos descartáveis jogados indevidamente nas vias públicas? Essa situação pode gerar sérios problemas durante a temporada de chuvas, favorecendo a lentidão do escoamento da água, obstruindo galerias e bueiros e provocando alagamentos de ruas e residências. 

 Visando deixar a cidade mais limpa e agradável, a Prefeitura de Feira de Santana realiza um trabalho permanente de orientação aos moradores para incrementar o projeto de coleta seletiva. Inicialmente foram definidos como locais da coleta especial os conjuntos residenciais Milton Gomes e Centenário, além do Condomínio José Falcão da Silva. 

 Os moradores separam o lixo seco do lixo orgânico e além da coleta regular, às terças-feiras é feita a coleta seletiva, quando são recolhidos os materiais recicláveis que incluem, entre outros, plásticos, metais, vidros, papel e papelão, embalagens longa vida e isopor.

 O material é encaminhado para a associação de catadores, onde ocorre a triagem. Para agregar valor, ali mesmo são feitas a pesagem e a comercialização, gerando emprego e renda num projeto paralelo de inclusão social.

 “A coleta seletiva também aumenta a vida útil do aterro sanitário para onde são destinados somente os resíduos que não têm nenhum aproveitamento”, salienta Deibson de Souza Cavalcanti, chefe de Gabinete da Sesp.

 UNIVERSIDADES

 A expectativa é aumentar a adesão à coleta seletiva por parte da população e, com isso, permitir a expansão do serviço para outros locais. A partir dos condomínios a Prefeitura pretende avançar por todo o bairro. 

 “Independente de existir ou não coleta seletiva, o morador pode separar o material reciclável. Até mesmo o catador avulso pode recolher sem espalhar o lixo e assim facilitar a coleta regular”, orienta. 

Ao lado de Secretaria Municipal de Serviços Públicos, participam do projeto as Secretarias Municipais de Meio Ambiente e de Desenvolvimento Social, com o apoio das Universidades Estadual de Feira de Santana e Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

quarta-feira, 20 de maio de 2015

Governo busca recursos para contenção de encostas e novas casas

O governador Rui Costa, acompanhado do prefeito de Salvador, ACM Neto, apresentou mais um pedido urgente ao ministro das Cidades, Gilberto Kassab, em reunião nesta quarta-feira (20), em Brasília. Diante das chuvas que atingem a cidade de Salvador há semanas, foram solicitadas obras de contenção emergencial de encostas em 36 áreas, por parte do Estado, e a construção de moradias seguras para cerca de cinco mil famílias, dentro do programa Minha Casa, Minha Vida.

 O governo baiano e a prefeitura têm identificado locais onde serão construídas essas casas. Hoje, as famílias estão em locais de risco ou foram encaminhadas para o aluguel social. As cinco mil unidades do Minha Casa, Minha Vida estão divididas entre pleitos do Estado e da Prefeitura. Rui Costa alertou sobre a necessidade de garantir e propiciar um lugar adequado para que esses pais possam viver com seus filhos. "Temos que levar essas pessoas para um lugar seguro. As famílias precisam da garantia de um bom lugar para morar", disse o governador ao ministro.

 Kassab respondeu, prontamente, que o trabalho conjunto entre governo federal, Estado e Prefeitura vai seguir com urgência. Ele reafirmou que este compromisso é de todos e que a presidente Dilma Rousseff acompanha a situação desde os primeiros deslizamentos. "Recebi ligações da presidente Dilma e do vice-presidente, Michel Temer, antes dessa agenda e posso assegurá-los que existe a determinação para este apoio".

 De acordo com o prefeito ACM Neto, o pedido é resultado de levantamentos sobre as principais áreas de riscos e os imóveis que precisam ser evacuados. Também foi realizado um mapeamento das famílias que precisarão ser contempladas com as novas residências.

 Os secretários da Casa Civil do Estado, Bruno Dauster, e da Prefeitura, Luiz Carreira, também participaram da audiência, além dos representantes do governo baiano, Jonas Paulo, e da gestão municipal, Rafael Ferreira. Nesta tarde, Rui Costa segue para o Ministério da Integração Nacional, acompanhado do prefeito de Salvador, para buscar também nesta pasta recursos emergenciais que serão aplicados em obras de contenção.

Prefeitura vai desapropriar áreas para enlarguecer a Ayrton Senna

A Prefeitura de Feira de Santana declarou de utilidade pública, para fins de desapropriação em regime de urgência, seis áreas de terra localizadas na Ayrton Senna. Com as áreas a avenida ficará mais larga, em alguns trechos. Ao todo serão 184,5 metros quadrados.

 A urgência permite, nos processos de desapropriação por utilidade pública imissão provisória na posse de imóvel, sem avaliação prévia, mediante depósito de quantia arbitrada pelo juiz competente, independentemente da citação do dono do imóvel.

 Por se localizar numa área densamente povoada, a Ayrton Senna, localizada entre a avenida Eduardo Fróes da Motta e o Alto do Papagaio, será o mais importante corredor de tráfego naquela região da cidade, principalmente quando da implantação do BRT.

Governo apresenta nova proposta para professores das universidades

Por meio das secretarias da Educação, Administração e Relações Institucionais, o Governo do Estado apresentou, nesta quarta-feira (20), ao Fórum das Associações de Docentes das universidades estaduais (Fórum das ADs), em reunião na sede Secretaria da Educação do Estado da Bahia, em Salvador, a minuta do projeto de lei que garante maior autonomia às universidades e revoga a Lei no 7176/1997. 

 “A minuta do [projeto] tem por orientação garantir a organização autônoma das universidades”, afirmou a diretora de Modelos Institucionais da Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb), Danielle Cintra, ressaltando que a regulamentação estará condicionada à alteração do estatuto das universidades.

 Segundo o coordenador da entidade, Elson Moura, a proposta será apresentada para discussão nas assembleias dos docentes. “Nós temos um documento que vai precisar de leitura mais densa, que é o projeto de lei para substituição da Lei 7176. Isso demanda um certo tempo e precisa de discussão”.

 O governo também apresentou a proposta de alteração da estrutura de cargo para assegurar o fluxo e maior número de promoções. “Esta proposta implica na criação de um novo projeto de lei e deverá envolver também os reitores na discussão”, afirmou o superintendente de Recursos Humanos da Saeb, Adriano Tambone.

 Quanto às demais reivindicações, o governo apresentou, no dia 4 deste mês, documento assegurando atendimento às promoções e progressos que estavam na Secretaria da Administração. “Também autorizou a contratação de professores substitutos, [com] base no cronograma apresentado pelas universidades”, como explicou o chefe de gabinete da Secretaria da Educação, Wilton Cunha. Ele ressaltou que, “mesmo com o cenário econômico desfavorável, o Governo da Bahia garante o orçamento das universidades estaduais para 2015, com aumento de 10,3%, totalizando R$ 1.126.500 bilhão”.

 Ao final da reunião, ficou acordado novo encontro entre representantes do governo e das associações docentes, no próximo dia 26, às 9h, também na sede da Secretaria da Educação, no Centro Administrativo da Bahia (CAB).

IPVA com 5% de desconto para carros com placas de final 5 vale até dia 28

Os proprietários de veículos com placas de final 5 têm até o próximo dia 28 para aproveitar o desconto de 5% no pagamento do Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA). O benefício é válido somente para pagamento à vista. Para quem preferir, é possível também parcelar o imposto em três vezes. Neste caso, o vencimento da primeira cota será na mesma data. Outra opção é quitar o valor integral do tributo, sem desconto, até 31 de julho.

 Neste mês também ocorre o vencimento de cotas mensais para quem optou pelo parcelamento nos meses anteriores. Para os carros com placas de final 2 a quitação da terceira parcela deve ser feita até o dia 29. Para as placas de final 3, o prazo para quitar a segunda parcela termina no dia 27. Para as placas de final 4, o pagamento da segunda parcela deve ser efetuado até o dia 28.

 As datas de pagamento das demais cotas e placas podem ser conferidas no calendário do IPVA 2015 disponível no site da Sefaz-BAno link => Inspetoria Eletrônica => IPVA => Calendário. Para efetuar o pagamento, basta comparecer a uma agência ou caixa eletrônico do Banco do Brasil, Bradesco ou Bancoob, com o número do Renavam em mãos. Em caso de dúvida, o contribuinte pode entrar em contato com o call center da Sefaz pelo número 0800 071 0071.

Consultório na Rua amplia acesso atendendo em locais fixos

Welson Teixeira, 25 anos, vive nas ruas de Feira de Santana. Pai de três filhos, o jovem não chegou a conhecer a mãe. Foi criado com a avó até o dia em que ela faleceu – há pouco mais de cinco anos. Sentindo uma forte dor no dente, que de tão inflamado deixou um dos lados da face inchado, ele aguardava pela equipe do Consultório na Rua, que presta o atendimento no Centro Pop Rua.

 É no equipamento mantido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social que Welson encontra apoio. Lá ele faz a primeira refeição do dia, toma banho e ouve algum tipo de orientação, geralmente, de assistentes sociais – os mesmos profissionais que o abordaram nas ruas e lhe encaminharam para o Centro Pop.

 No dia programado – o mais breve - lá estava o médico do projeto Consultório na Rua, da Secretaria Municipal de Saúde, para levar a assistência para Welson e encaminhá-lo a alguma unidade, conforme a necessidade apresentada. Além do médico, a equipe do projeto é composta de enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistente social e psicólogo.

 “Os atendimentos do Consultório na Rua passaram a ser feitos também em locais fixos, como o Centro Pop e no Centro de Abastecimento, porque é mais uma forma de garantir e ampliar o acesso de pessoas que vivem na vulnerabilidade social aos serviços de saúde”, afirma a coordenadora do projeto, Iani Araújo.

 Para cada local desse há dia e turno específico para atendimento. “Se a equipe não encontrar o morador onde costuma ficar, ele saberá buscar o serviço de saúde", explica, reforçando que, independente disso, é feita a busca ativa.

OUTRAS DOENÇAS

 Atualmente existem 131 pessoas cadastradas no projeto implantado em fevereiro deste ano pela Prefeitura Municipal. Algumas delas não estão sendo mais acompanhadas, porque mudaram de cidade, passaram a frequentar outros locais, vieram a óbito, entre outros motivos.

 Os moradores de rua são encontrados, principalmente, na região do Centro de Abastecimento, na Praça da Matriz, próximo à Estação Rodoviária, nas imediações do Feira Tênis Clube, além dos bairros Tomba, Rua Nova e Cidade Nova. “Começamos o trabalho às 8h, quando eles ainda estão dormindo. Neste horário não estão mais sob o efeito do álcool ou outras drogas”, diz.

 De acordo com Iani Araújo, nos três meses de implantação do projeto já foram diagnosticados casos de hanseníase, tuberculose e, agora, portadores da Aids. Todos foram encaminhados para o programa de referência municipal para receber o acompanhamento especializado.

 Contudo, diz a coordenadora do Consultório na Rua, nem todos aderem ao tratamento. “Fazemos o acompanhamento semanal dessa pessoa, quando entregamos o medicamento e identificamos se estão seguindo corretamente as orientações médicas”, pontua.

Estudantes ampliam pesquisa sobre comunidades quilombolas de Antonio Cardoso

O reconhecimento do projeto ‘Fortalecimento da identidade negra e quilombola em Antonio Cardoso – Bahia’ pela Organização dos Estados Americanos (OEA), durante o International Science and Engineering Fair (Intel ISEF), nos Estados Unidos, motivou a continuidade da pesquisa realizada pelas estudantes do Colégio Estadual Antonio Carlos Magalhães, Beatriz Pereira e Thayná Almeida, e a professora/orientadora do projeto, Patrícia Peixoto.

 As alunas, que representaram o Brasil no evento, estão desenvolvendo um videodocumentário sobre as comunidades quilombolas do município de Antonio Cardoso, no centro norte da Bahia. “A fase seguinte da pesquisa é justamente ampliar os contatos com as outras comunidades quilombolas e registrar, de maneira que não se perca toda essa história da ancestralidade das comunidades quilombolas do município de Antonio Cardoso, com a produção de um videodocumentário”, explicou a professora Patrícia Peixoto.

 Distinção

 O projeto foi um dos 50 finalistas da feira Intel ISEF e um dos seis a receber a distinção durante o evento, realizado de 10 a 15 de maio, na cidade de Pittsburh, na Pennsylvania, Estados Unidos. A OEA considerou que o estudo das estudantes contribui para o desenvolvimento regional dos seus locais de origem. Beatriz e Thayná receberam a distinção durante cerimônia com a participação de autoridades, professores e alunos.

 “Fico contente em perceber que o trabalho, que tinha apenas a pretensão de ser utilizado em sala de aula, ampliou e chegou a uma escala internacional. O reconhecimento do projeto é fruto da dedicação e do compromisso que tivemos e da importância dessa temática”, ressalta a professora.

 A viagem foi conquistada pelas estudantes a partir da premiação máxima obtida na Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (Febrace), realizada em março, em São Paulo. Na Febrace, as alunas representaram a rede estadual de ensino por meio dos programas ‘Ciência na Escola’ e ‘Feira de Ciências e Matemática da Bahia’, desenvolvidos pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia.

terça-feira, 19 de maio de 2015

ALUNOS DE DIREITO PROMOVEM CICLO DE DEBATES

Os alunos do nono semestre do curso de direito da Faculdade Nobre promovem, no próximo dia 27, o VIII Cidefan – Ciclo de Debates da Faculdade Nobre de Feira de Santana. O evento será realizado no salão de convenções do Íbis Hotel, e tem como público alvo alunos e profissionais do direito e também de outros cursos.

 “O evento abordará temas da atualidade, de interesse não só das pessoas ligadas ao direito, mas também de outras áreas”, afirma Gabriela Mascarenhas, uma das coordenadoras do Cidefan. Dentre os temas que serão abordados, está o “Projeto de Lei 4.330/94, que trata da Terceirização” e será debatido pelo juiz do Trabalho Adriano Bezerra Costa. Já o juiz Armando Duarte Mesquita Júnior, da área criminal, abordará o tema “Redução da Imputabilidade Penal”.

 O professor Igor Nunes Costa, doutor em Ciências Jurídica e especialista em Direito do Trabalho, ministrará palestra sobre o “Redirecionamento da Execução Fiscal, numa análise do artigo 135 do CNT e sua aplicação”. O último tema a ser abordado será “Os Reflexos do Novo CPC no Direito Empresarial”, que estará a cargo do professor de direito da UFBA, João Glicério de Oliveira Filho. 


INSCRIÇÃO O VIII 

Cidefan terá carga horária de oito horas, com entrega de certificado. As inscrições poderão ser feitas com os alunos do nono semestre do curso de direito da FAN, na própria faculdade e também em pontos em outras instituições de ensino superior da cidade, além do e-mail direitofan2015.2@gmail.com. O valor da inscrição para estudantes é R$ 50,00 e R$ 70,00 para profissionais. O evento conta com o apoio da Formandus Eventos e Formaturas.

Bahia inaugura 1º laticínio livre de tuberculose e brucelose do País

A nova usina de beneficiamento de leite do município de Uibaí, no centro norte da Bahia, é a primeira unidade desse tipo no País a produzir com matéria-prima vinda exclusivamente de propriedades livres de brucelose e tuberculose. Instalada no povoado de Caldeirão, a unidade foi inaugurada pelo governador Rui Costa, nesta terça-feira (19), para fortalecer a cadeia produtiva do leite no estado e elevar a qualidade dos produtos já fabricados na região.

 Além de beneficiar cerca de 400 famílias, que vivem da agropecuária, o objetivo do Governo do Estado é fortalecer as atividades do campo, criar infraestrutura e promover o desenvolvimento econômico da população que vive da terra na Bahia. Durante a inauguração, acompanhado de autoridades e produtores da região, o governador destacou a importância do fortalecimento da economia voltada para agricultura familiar na Bahia, que possui a maior população rural do Brasil - cerca de quatro milhões pessoas.

 "Não existe, na minha opinião, solução para o semiárido nordestino se não for através da agricultura familiar. Com esse equipamento simples e sofisticado, que eu acompanhei o funcionamento hoje, a produção vai aumentar de três mil para dez mil. Eu peço apoio das prefeituras locais para garantir que os derivados de leite, produzidos aqui, possam ser utilizados na merenda escolar porque é importante que a renda fique aqui na região", disse Rui Costa. Para ele, as cidades devem se ajudar e fazer a riqueza circular entre os produtores da região, que, unidos, podem ampliar a produção.

 Administrada pela Cooperativa Mista Agropecuária de Uibaí (Comagru), a usina de beneficiamento ficou pronta depois de receber investimento do governo estadual de aproximadamente R$ 700 mil, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Produtos certificados

 A estrutura do Laticínio de Uibaí, como é chamada a usina, tem capacidade para receber dez mil litros diariamente para o processamento de leite pasteurizado, manteiga, iogurte, bebida láctea e queijos. Os produtos lácteos fabricados na unidade vão receber o Selo de Inspeção Estadual, que garante a segurança do alimento ao consumidor e é fornecido pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), órgão da Secretaria da Agricultura (Seagri).

 Durante a cerimônia de inauguração, Rui Costa também entregou o certificado de registro no Serviço de Inspeção Estadual (SIE), que atesta a qualidade dos produtos fabricados a partir de matéria-prima de propriedades com rebanhos livres de brucelose e tuberculose, doenças que são empecilhos para a entrada de produtos de alguns estados brasileiros no mercado exterior.

Prefeito descarta reajuste em tarifa de ônibus

O prefeito José Ronaldo descarta a possibilidade de reajuste do preço da tarifa do transporte urbano do município. A autorização para aumentar o valor da passagem seria uma das condicionantes para que os donos das empresas que operam o sistema concedam aumento salarial a seus funcionários que, assim, suspenderiam a greve marcada para ser iniciada nesta quarta-feira, 19.

 José Ronaldo argumenta que o reajuste no valor da passagem já foi autorizado neste ano – em meados de janeiro - e afirma que a qualidade do serviço está aquém das necessidades. “Não é de qualidade e deixa a desejar”, acentua. O prefeito pediu, também, que empresas e funcionários reflitam porque são graves os efeitos de uma greve sobre as pessoas que precisam do transporte público. “Estas pessoas não devem ser penalizadas”. Ele diz que vai oferecer alternativas para que as pessoas não sejam totalmente prejudicadas com a paralisação.

 Ele disse ainda que o município não pode tomar medidas administrativas para evitar a greve, mas que vai trilhar os meios legais para garantir os direitos dos cidadãos ao transporte público. De acordo com o prefeito, a Procuradoria Geral do Município estuda o assunto. “Vamos agir de acordo o que a lei nos facultar”, avisa. Ele lembrou que o país vem atravessando uma grave e crise econômica.

ANS suspende comercialização de 87 planos de saúde por queixas dos clientes

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) determinou hoje (18) a suspensão da venda de87 planos de saúde de 22 operadoras por não cumprirem prazos máximos de atendimento e por outras queixas, como negativa de cobertura obrigatória.

 A medida, que faz parte do 13º ciclo do Programa de Monitoramento da Garantia de Atendimento, vale por três meses e começa a partir de quarta-feira (20). O monitoramento também reativou a venda de 34 planos que, depois da suspensão da venda, tiveram melhoria nos serviços prestados.

 Das 22 operadoras com planos suspensos neste novo ciclo, oito já tinham planos sob suspensão no período anterior e 11 terão a comercialização de planos suspensa pela primeira vez. A medida é preventiva e perdura até a divulgação do 14º ciclo.

 Os planos de saúde com contratação suspensa atendem a aproximadamente 3,2 milhões de beneficiários. Segundo a ANS, as operadoras terão que resolver os problemas assistenciais para que possam receber novos beneficiários. Hoje, existem no país 50,8 milhões de consumidores com planos de assistência médica e 21,4 milhões com planos exclusivamente odontológicos.

 Segundo levantamento da agência reguladora, desde o início do programa, 1.099 planos de 154 operadoras tiveram as vendas suspensas. Outros 924 planos voltaram ao mercado após comprovar melhorias no atendimento.

 Para aplicar a punição, a ANS considerou 11.007 reclamações feitas entre 19/12/2014 a 18/03/2015 à agência por consumidores e que não foram resolvidas com conciliação. Neste período, agência recebeu 21.294 reclamações de beneficiários de planos de saúde

 A ANS ressalta que, além de ter a comercialização suspensa, as operadoras que negaram indevidamente cobertura podem receber multa que varia de R$ 80 mil a R$ 100 mil.

Reunião com administradores discute festejos juninos nos distritos

Melhorar a estrutura, sem aumentar os custos. Este é o desafio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer para a realização dos festejos juninos em cinco dos oito distritos de Feira de Santana. A organização da festa foi o tema da reunião realizada na tarde de segunda-feira, 18, entre o secretário Rafael Cordeiro, o diretor de Eventos Naron Vasconcelos e os administradores distritais. 

Durante o encontro, o secretário lembrou que a Micareta este ano teve patrocínio da iniciativa privada, mas informou que até o momento não há essa possibilidade para o São João e o São Pedro, devido à proximidade das datas. No entanto, ele garantiu que não haverá prejuízos para a estrutura dos espaços, com relação aos anos anteriores. “Vamos moldar para o ano que vem”, sinalizou.

 Os principais aspectos destacados pelos administradores foram segurança, acesso, transporte e distribuição dos sanitários químicos. Eles reivindicaram ainda prioridade para os artistas das localidades. Participaram da reunião Cirilo Pereira de Oliveira (Bira), Maria Quitéria; Liliano dos Santos Alves (Bido), Humildes; Gilson Reis Bastos da Conceição, Bonfim de Feira; Antônio Carlos Daltro de Azevêdo, Jaíba; e Joilson Bispo Santana, Tiquaruçu.

 No São João serão realizadas as festas nos distritos de Maria Quitéria (o tradicional São João de São José), de 21 a 23 de junho; e Tiquaruçu, dias 22 e 23. O São Pedro de Humildes está programado para o período de 26 a 28. Já Bonfim de Feira e Jaíba inicialmente tiveram definidas as datas de 26 e 27 para os festejos no São Pedro, mas está sendo avaliada a possibilidade de mudança para os dias 27 e 28.