quarta-feira, 28 de março de 2012

Sem-tetos ocupam Prefeitura de Feira de Santana (BA)



Fotos/ Renivaldo Luz

Cerca de 200 familias, moradores da Ocupação Chico Pinto situada no Bairro Aviário, ocuparam a sede da Prefeitura de Feira de Santana por volta 9 horas desta quarta-feira (28). O grupo é liderado pelo coordenador Movimento de Lutas nos Bairros (MLB), Jader Dourado.
Os manifestantes reivindicam a liberação de um terreno por parte da administração municipal para centenas de trabalhadores Sem-teto.





As pessoas entraram no local com faixas, cartazes e tambores. Dez minutos após a ocupação houve confronto entre Guarda Municipal e os manifestantes. A situação é tensa neste momento e há relatos de agressões. Crianças foram vistas no local.





Três anos de espera

“Desde 2009 que lutamos pra conseguir essas casas. As pessoas moram há mais de três anos em barracos, enfrentando sol, chuva e toda espécie de dificuldade”, disse Jader Dourado,que alega que desde o dia 30 de fevereiro deste ano houve promessa de resolução, mas até o momento não há solução.


“Daqui a pouco acaba a atual gestão e o problema não é resolvido”, declarou Jader. Segundo ele, existe o “projeto todo pronto” e basta apeas a apreciação da Prefeitura.

O projeto de infraestrutura urbana e construção de imóveis na área da ocupação foi apresentado ao prefeito Tarcízio Pimenta pelo coordenador do MLB e segundo informação da prefeitura, estudos técnicos para a regularização fundiária foram solicitados.

O processo é requisito básico para a implantação do Programa Minha Casa, Minha Vida na localidade, beneficiando as famílias que já ocupam a área. A ocupação completou três anos no último dia sete de fevereiro. O pré-projeto já foi encaminhado à Procuradoria Geral do Município.

Segundo Jader Dourado, após a regularização da área, o MLB levará o projeto de construção das casas ao Ministério das Cidades para que seja executado através do Programa Minha Casa, Minha Vida, desenvolvido em parceria entre os governos Municipal, Estadual e Federal.
Por volta das 11h uma das manifestantes que esta gravida desmaiou e foi levada para o Hospital Cleriston Andrande







Nenhum comentário: