sexta-feira, 23 de março de 2012

A corrupção no Brasil



Por. Alberto Peixoto

Pode-se afirmar que o brasileiro, hoje, só tem direito à pagar impostos e, a ver o seu dinheiro escoar pelo “ralo da corrupção”. Dificilmente não se encontra nos telejornais uma matéria sobre um ato de corrupção, escândalos no mundo político, casos de dilapidação de recursos públicos e tantas outras mazelas. Este comportamento já se encontra fortemente arraigado à cultura do brasileiro que na maioria das vezes passa despercebida, mesmo sendo ela um problema que diz respeito a todos e compromete o desenvolvimento da nação.

Esta prática nefasta abrange, necessariamente, todos os setores públicos e privados e é bastante onerosa para o erário e o desenvolvimento da nação. A causa deste comportamento caliginoso está diretamente ligado ao “jeitinho brasileiro”, também conhecido como “a lei do Gerson”, ou seja: levar vantagem em todas as coisas, instalando-se desta maneira, a filosofia do lucro a qualquer custo. Infelizmente este mau hábito é praticado desde o período do Brasil colônia e sempre aliado a impunidade vigente no País.


Portanto, herdamos hospitais em péssimas condições de funcionamento – sem infra-estrutura – estradas em péssimas condições de trânsito, baixa qualidade na educação e má distribuição de renda. Em paralelo a tudo isso observamos, inertes, a sonegação de impostos, políticos desviando verbas enquanto outros traficam drogas ou as consomem, uso indevido da máquina administrativa, redes de clientelas, enquanto a cultura da impunidade serve de trincheira para estes.

Todos estes fatos têm a contribuição perniciosa na morosidade da justiça brasileira e a possibilidade de contratar bons advogados, facultando aos envolvidos em atos de corrupção, principalmente os políticos, a perspectiva de não ir para a cadeia ou mesmo ser punido, pois o simples fato de ser político lhe dá o direito ao foro privilegiado e julgamento de forma diferente daquela do cidadão comum.



Segundo o Economista Marcos Fernandes da Fundação Getulio Vargas: “um instrumento muito poderoso no combate a corrupção é a transparência. Para combater a corrupção, é preciso ter políticas de longo prazo, preventivas, é preciso fazer uma reforma administrativa(...). Disseminar a bolsa eletrônica de compras, informatizar os processos de gestão, permitir que o cidadão fiscalize a execução orçamentária on-line".

É fundamental combater este mal que assola a nação, pois do contrário esta situação vai perdurar até que a maioria se conscientize de que providencias devem ser tomadas, não só pelos principais gestores do país, mas pelo próprio cidadão comum. Do contrário o Brasil vai ser sempre conhecido nos quatro cantos deste planeta como “o País dos meliantes”.

Nenhum comentário: